📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vitor Pereira, de flop para campeão na China

- Advertisement -

Há um ditado popular português que diz: “o que é nacional é bom” é pelo ditado que começamos hoje. Numa altura em que temos vários treinadores portugueses a treinar no estrangeiro e muitos deles com grande sucesso, eis que tivemos mais uma prova de que realmente o português nunca desilude.

Vítor Pereira, técnico de 48 anos, sagrou-se ontem campeão na China. O Shanghai SIPG conquista pela primeira vez o título de campeão chinês, e logo com um técnico português no comando. Juntamente com Hulk e companhia (chinesa), o português fez história na Superliga Chinesa ao quebrar a hegemonia do Guangzhou Evergrande.

Mas recuemos até 2008, ano em que Vítor Pereira é contratado pelo CD Santa Clara para desempenhar, pela primeira vez, funções como treinador principal de uma equipa sénior.

Época 2008/09 CD Santa Clara termina em terceiro lugar da Liga de Honra (na altura 2ª divisão nacional) e o técnico fica apenas a dois pontos de subir ao principal escalão do futebol português.

Época 2009/10 O treinador, natural de Espinho, leva o clube açoriano aos oitavos de final da Taça de Portugal e termina no quarto lugar da Liga de Honra. Mais uma vez fica muito perto de colocar o CD Santa Clara na Primeira Liga.

Época 2010/11 Vítor Pereira assume as tarefas de treinador adjunto de André Villas-Boas no FC Porto. Nessa temporada vence novamente o Campeonato Nacional, juntamente com a Supertaça e Taça de Portugal. O FC Porto conquista ainda a Liga Europa.

21/06/2011 O técnico português assina contrato de duas temporadas como treinador principal do FC Porto, depois da transferência de Villas-Boas para o Chelsea FC.

07/08/2012 Conquista o primeiro título oficial da carreira, ao vencer a Supertaça Cândido de Oliveira.

29/04/2012 Vítor Pereira sagra-se pela primeira vez campeão nacional como treinador principal no FC Porto.

11/08/2012 O técnico vence a segunda Supertaça de Portugal, novamente no comando dos azuis e brancos.

19/05/2012 O FC Porto conquista o tricampeonato e Vítor Pereira o segundo título nacional consecutivo.

Estes foram sem dúvida os melhores anos da carreira de Vítor Pereira enquanto treinador de futebol profissional. O pior veio depois…

Depois de ser bicampeão no FC Porto, Vítor Pereira decide partir numa aventura pelo estrangeiro
Fonte: FC Porto

08/06/2013 – Vítor Pereira é anunciado como o novo técnico do Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita.

05/05/2015 – O treinador português rescinde com o clube saudita, depois de ter perdido a final da taça e de não ter conquistado o campeonato nacional da Arábia Saudita.

07/01/2015 – Vítor Pereira substitui Míchel no comando técnico do Olympiacos, o atual campeão grego.

14/04/2015 –
O técnico conquista o campeonato grego e o Olympiacos sagra-se pentacampeão. O feito histórico para o clube e para o próprio Vítor Pereira.

11/06/2015 – Depois da curta passagem pela Grécia, Vítor é oficializado como novo treinador do Fenerbache, da Turquia.

15/08/2016 – O Fenerbache rescinde de forma unilateral o contrato com Vítor Pereira e afirma fazer queixa à FIFA, por falta de respeito e conduta do técnico português.

18/12/2016 – Vítor Pereira é contratado pelos alemães do TSV 1860 Munich, que disputa a segunda divisão alemã.

30/05/2017 – O TSV 1860 Munich perde o playoff de manutenção e desce para a terceira divisão alemã. Vítor Pereira não conseguia “vingar”, uma vez que o objetivo do clube era ascender ao principal escalão, a Bundesliga.

12/12/2017 – Vítor Pereira sucede a Villas-Boas no comando técnico dos chineses do Shanghai SIPG.

07/11/2018 – Vítor Pereira, sagra-se campeão nacional na China. O técnico português juntamente com Hulk (já tinha sido seu jogador no FC Porto) e o restante plantel quebrou a grande hegemonia do rival Guangzhou, que venceu o título chinês nos últimos sete anos consecutivos. O Shanghai fez história no futebol chinês, porque não só se sagrou pela primeira vez campeão, como também deitou por terra o domínio dos rivais. E como foi dito no início, conquistaram-no logo com um português no banco.

Depois de altos e baixos, Vítor Pereira é um técnico bastante experiente, e com apenas 48 anos ainda pode vir a ter muito sucesso quer no estrangeiro, quer num possível regresso ao futebol português. Uma coisa é certa: o técnico natural de Espinho já se sagrou campeão em três países diferentes e o resto é conversa.

Foto de Capa: Shanghai SIPG

Artigo revisto por: Jorge Neves

Diogo Grácio
Diogo Gráciohttp://www.bolanarede.pt
Desde os 6 anos que é um amante de futebol e praticante do mesmo, pelo que o conhece dentro e fora das quatro linhas. Não se considera um louco, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei e tem como referências desportivas, Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. Está a tirar licenciatura em Jornalismo.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.

FC Porto: foi comprado pelos dragões em janeiro e soma 0 minutos pela equipa A em 2025/26

Tomás Pérez foi um grande desejo de Martín Anselmi no FC Porto, mas o jogador não tem entrado nos planos de Francesco Farioli.