Zigic: a queda de um bom gigante

Os bons momentos que viveu aquando da sua primeira passagem pelo Sardinero, fizeram de Zigic um alvo prioritário para alguns dos grandes emblemas do futebol espanhol e também europeu. Foi sem surpresa que em Agosto de 2007, o Valencia CF assegurou a sua contratação por uma cifra que terá rondado os 20 milhões de euros, mas aquilo que parecia um conto de fadas na carreira do avançado sérvio, cedo se tornou num pesadelo, com Zigic a nunca ser capaz de conseguir exibições ao nível daquelas que havia alcançado quer com o Racing Santander, quer durante as épocas que jogou no seu país.

O gigante goleador simplesmente desapareceu ao serviço do conjunto Che e só voltou a dar boa conta de si, quando em 2008-09 regressou à Cantábria para representar o Racing Santander pela última vez.

O seu próximo destino foi o Birmingham City FC de Inglaterra, mas a verdade é que o “velho” Zigic marcador de golos nunca mais apareceu. Cinco épocas ao serviço do Blues não chegaram para que o avançado sérvio apontasse mais de 36 golos e em 2015, após o final do seu contrato com o emblema inglês, tudo fazia indicar que Zigic iria colocar um ponto final na sua carreira. Foi assim durante um ano, ainda que carecesse de confirmação oficial, mas na passada semana, o gigante sérvio de 36 anos, voltou a ser notícia após ter começado a treinar com o modesto CF Torre Levante.

Apresentação de Nikola Zigico como jogador do Racing Santander Fonte:  Caebceras
Apresentação de Nikola Zigico como jogador do Racing Santander
Fonte: Caebceras

O futebol foi ingrato com Zigic, um sucesso repentino foi travado por constantes lesões nas costas, que provocaram inconstância nas suas exibições e uma redução considerável no fluxo de golos marcados. O gigante sérvio parece ter sofrido da mesma “maldição” que padeceram outros avançados do leste da Europa que passaram com sucesso pelo Sardinero, como foi o caso do russo Dmitri Radchenko, que também perdeu o “norte” da sua carreira após ter trocado o Racing Santander pelo outrora poderoso Deportivo de La Coruña em 1995.

O que quer que o futuro reserve a Zigic, nunca apagará certamente os mais de 250 golos que apontou na sua carreira, o seu fantástico sentido tático e assombrosa presença na área, que lhe valeram, entre outros, rasgados elogios de Pep Guardiola, quando o seu FC Barcelona mediu forças com o Racing Santander em 2009.

Foto de capa: Birmingham Mail

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

Valores de mercado: quem é o jogador português com maior avaliação?

Vitinha e João Neves são os dois jogadores portugueses com o maior valor de mercado, avaliados em 80 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.

Portugal é bicampeão europeu de Futsal Sub-19 | Portugal 3-2 Espanha

O Portugal dos pequenitos tornou-se novamente o Portugal dos Gigantes. Numa final de arrepiar, a seleção das quinas conquistou o bicampeonato europeu de futsal