📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Zigic: a queda de um bom gigante

- Advertisement -

Os bons momentos que viveu aquando da sua primeira passagem pelo Sardinero, fizeram de Zigic um alvo prioritário para alguns dos grandes emblemas do futebol espanhol e também europeu. Foi sem surpresa que em Agosto de 2007, o Valencia CF assegurou a sua contratação por uma cifra que terá rondado os 20 milhões de euros, mas aquilo que parecia um conto de fadas na carreira do avançado sérvio, cedo se tornou num pesadelo, com Zigic a nunca ser capaz de conseguir exibições ao nível daquelas que havia alcançado quer com o Racing Santander, quer durante as épocas que jogou no seu país.

O gigante goleador simplesmente desapareceu ao serviço do conjunto Che e só voltou a dar boa conta de si, quando em 2008-09 regressou à Cantábria para representar o Racing Santander pela última vez.

O seu próximo destino foi o Birmingham City FC de Inglaterra, mas a verdade é que o “velho” Zigic marcador de golos nunca mais apareceu. Cinco épocas ao serviço do Blues não chegaram para que o avançado sérvio apontasse mais de 36 golos e em 2015, após o final do seu contrato com o emblema inglês, tudo fazia indicar que Zigic iria colocar um ponto final na sua carreira. Foi assim durante um ano, ainda que carecesse de confirmação oficial, mas na passada semana, o gigante sérvio de 36 anos, voltou a ser notícia após ter começado a treinar com o modesto CF Torre Levante.

Apresentação de Nikola Zigico como jogador do Racing Santander Fonte:  Caebceras
Apresentação de Nikola Zigico como jogador do Racing Santander
Fonte: Caebceras

O futebol foi ingrato com Zigic, um sucesso repentino foi travado por constantes lesões nas costas, que provocaram inconstância nas suas exibições e uma redução considerável no fluxo de golos marcados. O gigante sérvio parece ter sofrido da mesma “maldição” que padeceram outros avançados do leste da Europa que passaram com sucesso pelo Sardinero, como foi o caso do russo Dmitri Radchenko, que também perdeu o “norte” da sua carreira após ter trocado o Racing Santander pelo outrora poderoso Deportivo de La Coruña em 1995.

O que quer que o futuro reserve a Zigic, nunca apagará certamente os mais de 250 golos que apontou na sua carreira, o seu fantástico sentido tático e assombrosa presença na área, que lhe valeram, entre outros, rasgados elogios de Pep Guardiola, quando o seu FC Barcelona mediu forças com o Racing Santander em 2009.

Foto de capa: Birmingham Mail

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.