O futebol sob o ponto de vista de um Feiticeiro

Cabeçalho Futebol InternacionalQuaresma é daqueles que integram o restrito lote de fantasistas que conseguem transformar um retângulo verde num romance em movimento.

Aquando da sua aparição na equipa principal do Sporting, o então treinador Laszlo Boloni instado a falar sobre o craque português foi claro: “É um pouco especial. Será sempre um jogador que tentará seguir o seu caminho, vai continuar sempre com os seus princípios”.

A caminhada deste predestinado começara em Israel. Corria a temporada de 1999/2000. Quaresma levou a sua varinha de condão na mala, e foi figura de proa da seleção portuguesa que conquistou o Campeonato Europeu de Sub-16, tendo marcado o golo solitário com que Portugal bateu a República Checa na final. Foi eleito o melhor jogador desse torneio!

Rapidamente ascendeu à equipa principal do Sporting, e em tão tenra idade o seu talento era tema de conversa um pouco por todo o lado. Este não enganava. Dono de uma personalidade muito forte, o Mustang – alcunha dada por Boloni numa clara alusão ao seu espírito indomável em campo – enfrentava os “graúdos”, fintando-os, um, dois, e mais viessem, sempre com a postura “provocador”, e “arrogante” próprias de um talento invulgar.

A verdade é que o Sporting era demasiado pequeno para o seu talento e acabaria por rumar a Barcelona, onde recebeu a alcunha de Harry Potter. Depois de uma pré-época prometedora nos Estados Unidos, a verdade é que não conseguiu singrar na cidade Condal, tendo regressado a Portugal, para representar o FC Porto, num negócio que envolveu a saída de Deco para o Barça.

Herdou a camisola “10” do mágico, e recuperou a alegria na Invicta. O mundo do futebol voltou a poder disfrutar da sua magia. Conquistou a Taça Intercontinental, e três títulos de campeão nacional, tendo finalmente correspondido em campo com todo o talento que tinha.

Quaresma Intercontinental
Conquista da Taça Intercontinental, em 2004, contra o Once Caldas (8-7 após g.p.). Quaresma marcou o 3º penalti
Fonte: EPA

Antes de abandonar os azuis e brancos, Jesualdo Ferreira deu o mote para que qualquer treinador pudesse retirar o máximo rendimento de Quaresma, apesar de ninguém parecer estar interessado em tão sábias palavras: “Não quero que ele mude a sua personalidade e características individuais, caso contrário transforma-se num jogador mediano em vez do génio que é.”

Nem a propósito, à semelhança do que tinha sucedido em Barcelona, também não foi feliz em Milão, pese embora tenha conquistado a Liga dos Campeões. Depois da falta de paciência que evidenciou em Barcelona por acreditar que o seu talento era garante de um lugar no 11, as exigências táticas impostas por Mourinho não eram do seu agrado. Chegava a casa, revia os jogos, e não se identificava com o que via. Não se reconhecia em campo. Aquele não era Quaresma. Aquele era um jogador mediano. Voltou a sair, por empréstimo para outro gigante do futebol mundial: o Chelsea! E voltou a não correr bem. A sua varinha andava perdida algures num baú, longe dos grandes palcos.

Muitos foram aqueles que nesta altura vaticinaram o fim de Quaresma, e que não raras as vezes foram impiedosos no tom das críticas que lhe eram dirigidas. Mas o craque “Será sempre um jogador que tentará seguir o seu caminho, vai continuar sempre com os seus princípios”.

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes prováveis de Portugal e Bélgica para o jogo decisivo das Navegadoras no Euro 2025 Feminino

Portugal joga esta noite a passagem à próxima fase do Euro 2025 Feminino. Navegadoras precisam de vencer a Bélgica.

Alverca confirma contratações de André Gomes e de Tomás Mendes

O Alverca confirmou duas contratações para a nova temporada. André Gomes e Tomás Mendes assinaram pela equipa.

Hellas Verona de olho em craque do Famalicão

O Hellas Verona pode avançar para a contratação de Óscar Aranda. O jogador pertence aos quadros do Famalicão, onde é um dos destaques.

Pedro Russiano assume o Penafiel e Ricardo Pessoa confirmado no Lusitano de Évora

Pedro Russiano deixou o Lusitano de Évora e assinou pelo Penafiel. Já Ricardo Pessoa assumiu o clube alentejano.

PUB

Mais Artigos Populares

Anna Wellmann confirmada como reforço do Sporting

O Sporting confirmou a contratação de Anna Wellmann. A guarda-redes alemã deixou o Bayern Munique.

Futuro de André Onana no Manchester United de Ruben Amorim perto de ficar resolvido

O Manchester United deve mesmo continuar com André Onana na baliza na próxima época. Guarda-redes inclinado a ficar.

Pany Varela a um passo de assinar com o Benfica

Pany Varela deverá ser reforço do Benfica na próxima temporada. O jogador pertence aos quadros do Al Nassr, que vai acabar com o futsal.