Oleksandr Zinchenko: Um génio à solta na Basquíria russa

Cabeçalho Futebol Internacional

Foi na cidade de Ufa, capital da República do Bascortostão, que esta temporada deu nas vistas um jovem jogador, porventura um dos melhores a actuar na Liga Russa, de seu nome Oleksandr Zinchenko, que estará, segundo os últimos relatos vindos da encosta ocidental dos Montes Urais, a caminho de um grande do futebol europeu.

Com apenas 19 anos de idade, Zinchenko foi um dos principais responsáveis por o FC Ufa ter conseguido manter-se na primeira divisão esta temporada e nem a saída do lendário goleador russo Igor Kolyvanov do comando técnico da formação da Basquíria,   ainda numa fase inicial da temporada, colocou entraves à afirmação do jovem Oleksandr.

Natural da cidade histórica de Radomyshl, no Oblast de Zhytomyr na Ucrânia, Zinchenko cresceu para o futebol nas academias do FC Shakhtar Donetsk, onde permaneceu durante um longo período que durou de 2009 a 2014. Tudo parecia correr de feição na carreira do jovem que era internacional absoluto pelo seu país em todos os escalões, quando de repente, fazendo fé nas palavras do director desportivo da formação de Donestk Sergey Palkin, Zinchenko decidiu terminar o seu contrato unilateralmente com os Mineiros e mais tarde assinar pelo FC Ufa da liga russa. Esta rescisão fez e ainda faz correr muita tinta dentro e fora da Ucrânia, estando Sergey Palkin apostado em levar o caso até às últimas consequências de forma a que não só o FC Shakhtar Donetsk seja indemnizado, como também existam medidas punitivas quer para Zinchenko, quer para o seu clube actual, o FC Ufa.

Oleksandr Zinchenko, o menino de ouro do FC Ufa Fonte: sport.img.com.ua/
Oleksandr Zinchenko, o menino de ouro do FC Ufa
Fonte: sport.img.com.ua/

Todo este diz-que-disse e trapalhada burocrática que continua a pairar sobre a carreira do jovem atleta não tem impedido porém, que Zinchenko vá dando boa conta de si quer ao serviço do FC Ufa, quer na selecção ucraniana, onde, após muita controvérsia, entrou para fazer parte dos eleitos de Mykhaylo Fomenko para o Euro 2016.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica fecha reforço para a próxima temporada

Rafael Obrador vai ser reforço do Benfica. O lateral esquerdo chega do Real Madrid incluído no negócio por Álvaro Carreras.

Moreirense oficializa contratação de Mateja Stjepanovic 

Mateja Stjepanovic foi oficializado como novo jogador do Moreirense. O médio sérvio chega a Portugal proveniente do Partizan. 

Rodrigo Mora observado por dois gigantes da Premier League

Rodrigo Mora continua a ser analisado por várias equipas. O avançado do FC Porto está a ser observado pelo Arsenal e pelo Manchester City.

Otávio pode deixar Al Nassr mas continuar na Arábia Saudita

Otávio pode estar perto de deixar o Al Nassr. O médio internacional português é pretendido pelo Al Qadisiyah.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto fecha acordo para contratar Lucho González: treinador já tem data de chegada ao Olival

Lucho González vai mesmo ser treinador-adjunto do FC Porto. O técnico vai fazer parte da equipa técnica de Francesco Farioli.

Luis Suárez só pensa no Sporting e deve ser o sucessor de Viktor Gyokeres

Luis Suárez é o eleito para suceder a Viktor Gyokeres na frente do Sporting. O avançado pertence aos quadros do Almería.

Iván Fresneda sem dúvidas sobre o Sporting: «Nunca encontrei uma equipa tão boa»

Iván Fresneda está a realizar a pré-temporada com o Sporting. O jogador é um dos laterais direitos do plantel principal.