Os europeus do Norte de África

internacional cabeçalho

Uma das tendências que se tem vindo a acentuar nos últimos anos é o facto de os jogadores oriundos do Norte de África optarem por representar as selecções europeias. A escolha é legítima, já que muitos deles nascem no Velho Continente e completam a sua formação futebolística em países como França, Holanda ou Bélgica, mas deixa os países do Magrebe – que têm, como é natural, muito menor capacidade de persuadir estes jogadores – com equipas bastante debilitadas em comparação com aquilo que poderia ser a sua realidade se não houvesse tantos “fugitivos”.

O exemplo mais mediático de magrebinos que preferiram jogar por selecções europeias é Munir El Haddadi, jogador de que falei no início da temporada e que recentemente se tornou internacional AA pela Espanha. Del Bosque, percebendo o potencial do avançado descendente de marroquinos, fez aquilo que promete tornar-se uma prática bastante comum: deu minutos ao jovem do Barça para assegurar que este não terá hipóteses de representar outra selecção. E assim os espanhóis garantem um jogador que pode vir a estar entre os melhores do mundo.

O Norte de África é uma região onde o futebol é vivido de uma forma muito intensa e onde os jogadores parecem nascer com um talento inato. Madjer ou Zidane são nomes que deixaram a sua marca no desporto rei, mas actualmente há inúmeros jogadores magrebinos que vão brilhando por essa Europa fora. Um desses casos é Wissam Ben Yedder, uma das principais figuras da Ligue 1 até ao momento. O craque do Toulouse, que há poucos dias rejeitou a selecção da Tunísia por tencionar representar a França, já leva 6 golos marcados e tem dado continuidade à veia goleadora que mostrou na última temporada (16 golos no campeonato). O avançado de 24 anos tem grande mobilidade, é bastante oportuno e destaca-se pela qualidade técnica, poder de desmarcação e agressividade em zonas de finalização. Está a pedir outros voos.

Ben Yedder já representou as selecções francesas de sub-21 e de... futsal!
Ben Yedder já representou as selecções francesas de sub-21 e de… futsal!
Fonte: L’Equipe

Na Holanda, há dois jogadores oriundos do Norte de África que têm dado nas vistas. Curiosamente, ambos vão defrontar Portugal no play-off de apuramento para o Euro Sub-21: Hakim Ziyech e Anwar El Ghazi, ambos descendentes de marroquinos (no futuro ainda poderão optar pela selecção africana). Depois de ter brilhado ao serviço do Heerenveen, clube habituado a revelar grandes talentos, o médio ofensivo esquerdino deu o salto para o Twente e tem sido um dos melhores jogadores do campeonato. Com apenas 21 anos, Ziyech tem muito perfume no seu futebol; é um criativo, capaz de fazer a diferença a qualquer instante. Tem uma qualidade técnica extraordinária, uma excelente visão de jogo, uma capacidade finalizadora bastante interessante e é forte na marcação de bolas paradas. Um jogador muito completo e ainda com grande margem de progressão.

O mesmo se pode dizer de El Ghazi, talvez a maior revelação do Ajax nesta temporada. Ainda com poucos jogos na equipa principal (já foi titular algumas vezes mas nos últimos encontros tem sido apenas suplente utilizado), o extremo tem impressionado pela sua potência. Para um jogador de 1,88m é muito ágil e sobretudo muito dotado tecnicamente, tendo capacidade de desequilibrar no 1×1. A facilidade de remate é outra das suas principais qualidades e uma séria ameaça para Portugal, embora seja provável que El Ghazi fique no banco, bem como Ziyech (o que mostra a quantidade absurda de talento às ordens do técnico holandês).

Nos países escandinavos também se nota a forte influência dos futebolistas norte-africanos. Tarik Elyonoussi, marroquino que representa a selecção da Noruega, está em grande forma no sensacional Hoffenheim (joga descaído sobre o lado esquerdo do ataque) e já leva 4 golos no campeonato. Nabil Bahoui, originário do mesmo país, é internacional AA pela Suécia e um dos jogadores mais interessantes a actuar no campeonato local. O avançado do AIK é muito versátil (pode actuar como extremo ou como referência ofensiva) e, apesar de ter 1,88m, é rápido e bastante forte no 1×1. Tem muita espontaneidade no remate e é especialista em lances de bola parada. Aos 23 anos, já merece dar o salto e tem condições para se afirmar numa liga mais competitiva.

Nabil Bahoui já fez companhia a Zlatan no ataque sueco  Fonte: fotbolltransfers.com
Nabil Bahoui já fez companhia a Zlatan no ataque sueco
Fonte: fotbolltransfers.com

A prospecção ao nível das selecções é cada vez maior, o que significa que esta tendência deve continuar nos próximos tempos. É certo que há e haverá excepções (uma delas é Brahimi, que foi internacional jovem pela França), mas parece claro que grande parte dos jogadores preferirá representar os países onde evoluíram futebolisticamente e não os países de onde são originários, sendo certo que a concorrência é muito mais apertada e que isso pode levar a que caiam no esquecimento.

Munir e Bakkali (escolheu a Bélgica em detrimento de Marrocos) são os nomes mais sonantes da nova geração de futebolistas magrebinos. Como Benzema, Nasri, Khedira, Ben Arfa, Chadli, Affelay, Maher, Fellaini e muitos outros, também não vão jogar por selecções do Norte de África, que está a tornar-se num “mercado” muito apetecível para os países europeus se “reforçarem”.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.