Será feita história na SuperLiga Chinesa

- Advertisement -

Futebol na China? Há quem não ligue ao futebol para os lados asiáticos ou mesmo quem não saiba que este existe na China. Mas existe desde 1994. No entanto, só a partir de 2002 é que a CFA (Associação Chinesa de Futebol) estabeleceu a Super Liga Chinesa, a primeira liga de futebol profissional no país, que continua em vigor até aos dias de hoje.
A primeira edição da Siemens Mobile Chinese Super League, na altura devido ao patrocínio assinado com a empresa alemã, começou em 2004 e contou com a participação de 12 equipas. O primeiro vencedor foi o Shenzhen FC, equipa que atua na China League One, segundo escalão do futebol chinês.

Depois de alguns anos entre casos de corrupção, de manipulação de resultados e de envolvimento de profissionais em apostas desportivas, eis que em 2011 a Super Liga Chinesa ganhou um novo estatuto com o movimento anti-corrupção. A partir deste ano o futebol chinês atingiu um novo patamar. Um dos grandes contributos foi o investimento feito por alguns clubes em estrelas internacionais, como Didier Drogba, Seydou Keitá ou Nicolas Anelka. Esta política de transferências não só tornou a competição mais atrativa, como também conduziu mais adeptos aos estádios chineses.

E foi precisamente nesse mesmo ano – em 2011 – que começou o reinado do Guangzhou Evergrande no futebol chinês. Primeiro com o sul coreano, Lee Jang-Soo, à frente da equipa e depois com Marcello Lippi e mais tarde Luiz Felipe Scolari a tomar as rédeas do clube, o Guangzhou venceu por sete vezes consecutivas a primeira liga. Poucos foram aqueles que tentaram fazer frente ao clube de Paulinho, Talisca e Fabio Cannavaro, técnico dos Tigres do Sul da China. Ainda assim, nos últimos anos o grande rival tem sido o Shangai SIPG, clube orientado pelo técnico português Vítor Pereira.

Oscar, Hulk e Elkeson constituem o trio de ataque do Shanghai SIPG, atual 1º classificado da CSL
Fonte: Globo

E é entre estes dois rivais que se disputa o título chinês esta temporada. Quando faltam três jornadas para o término do campeonato, Shanghai e Guangzhou encontram-se separados por apenas 2 pontos. Esta tem sido a edição mais equilibrada dos últimos anos e podemos ver história a ser feita na China. Por um lado, o Shanghai SIPG pode sagrar-se pela primeira vez campeão chinês, e logo com um português no comando técnico. Seria também uma estreia incrível para o Vítor Pereira no continente asiático. Do outro lado, podemos ver o Guangzhou a sagrar-se campeão pela oitava vez consecutiva, e com quatro treinadores diferentes.

Apesar de estar no segundo lugar, com menos dois pontos que o Shanghai SIPG, acredito que o Guangzhou Evergrande tem mais capacidade para vencer o campeonato. Para além der ser o atual campeão chinês, o clube com mais títulos e manter o melhor registo de vitórias consecutivas na Super Liga Chinesa, na próxima jornada recebe, no Tianhe Stadium, os rivais do Shanghai SIPG, naquele que será o jogo do título. De recordar que em casa e junto dos seus adeptos, o Guangzhou ainda não sabe o que é perder, daí estar mais do que preparado para levar a melhor sobre o atual primeiro classificado, o Shanghai. Mas se forem os visitantes a vencer o grande jogo, o título já não deve fugir aos Red Eagles, que fazem assim história no futebol chinês.

Foto de capa: Guangzhou Evergrande F.C

Artigo revisto por: Jorge Neves 

Diogo Grácio
Diogo Gráciohttp://www.bolanarede.pt
Desde os 6 anos que é um amante de futebol e praticante do mesmo, pelo que o conhece dentro e fora das quatro linhas. Não se considera um louco, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei e tem como referências desportivas, Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. Está a tirar licenciatura em Jornalismo.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Fontes e o Tondela x Benfica: «Temos de olhar para o que fizemos hoje e seguir»

Bernardo Fontes analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

Vitória larga dos Boston Celtics sobre os Milwaukee Bucks com a ajuda de Neemias Queta

Este domingo, Neemias Queta apontou 14 pontos e 8 ressaltos na vitória confortável dos Boston Celtics por 107-79 frente aos Milwaukee Bucks.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Fresneda tem o cheiro de atacar a área muito bom»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Tiago Margarido responde ao Bola na Rede: «Os jogadores estão de parabéns pelo trabalho que fizeram»

Tiago Margarido analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica rejeitou comprar Romário e Ronaldo Fenómeno

Numa entrevista ao podcast Jogouaonde, Carlos Mozer revelou que o Benfica não quis contratar Romário nem Ronaldo Fenómeno no início das suas carreiras.

José Mourinho e o empate contra o Tondela: «O Benfica jogou para ganhar, fez tudo para ganhar, merecia ganhar»

José Mourinho analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

António Silva reage ao empate do Benfica: «O facto de o homem do jogo ser o Bernardo [Fontes] dita muito o que foi o...

António Silva analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.