A seleção do homem rico

- Advertisement -

cab seleçao nacional portugal

Aqui na localidade onde vivo houve um homem rico que quis criar uma equipa de futebol. Não por diversão, não porque gostava de futebol, mas porque via neste desporto uma forma de enriquecer ainda mais.

A fórmula era bastante simples – escolhia alguns jogadores e dizia-lhes: “eu deixo-te jogar na minha equipa. Para tal, tens de assinar um contrato que diz que os teus direitos desportivos passam a ser meus. Na prática, podes jogar, podes marcar golos, podes desfrutar deste fantástico desporto… mas se alguém estiver interessado em ti, terá de me pagar a mim. E se ninguém estiver interessado e eu já não te quiser na minha equipa, eu próprio escolho a tua próxima equipa, para a qual serás obrigado a ir.”

Como é óbvio, nem todos os miúdos da minha localidade se sujeitaram a este esquema. Alguns continuaram a achar que deviam ser donos do seu próprio destino. Alguns continuaram a achar que nesta nova equipa deveriam jogar os melhores da localidade e não aqueles que tinham contrato com o homem rico. Apesar disso, mantiveram-se sempre disponíveis para jogar naquela equipa, desde que noutras condições.

O homem rico não aceitou. Começou então a escolher jogadores mais fracos. Fez escolhas tão ridículas e irrisórias que as pessoas da localidade se começaram a aperceber do esquema. Miúdos que nunca tinham jogado, que não tinham experiência e que eram claramente mais fracos que outros preteridos, eram chamados. O contrato que fizeram com o homem rico dava-lhes a segurança de estarem presentes na equipa.

Algumas pessoas – as que não tinham amigos ou conhecidos na equipa da localidade – revoltaram-se. Chegaram mesmo a dizer que nunca apoiariam aquela equipa enquanto o processo de escolha fosse aquele. Na segunda-feira, quando a bola começou a rolar, muitos se esqueceram da sua revolta. Afinal, futebol também é isto. O que num dia é verdade, no outro é mentira. E para esta competição que agora começou pedem-nos para apoiar a equipa da nossa localidade, porque quem não a apoiar “é contra a localidade”.

Eu não a apoiarei de certeza. Ainda não me esqueci do homem rico nem dos miúdos que ficaram de fora por falta de “inteligência burocrática”. Mas que não se confundam as coisas: Amo a minha localidade. Não a sua seleção de amigos do homem rico.

Diogo Bernardo
Diogo Bernardohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é verde até ao tutano e adora futebol. Gosta de ver e analisar jogos, mas, muito mais do que isso, gosta do seu Sporting. Fala sempre no seu clube do coração, bem e mal das outras equipas e sempre mal da arbitragem.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Tuchel após Inglaterra eliminar o México: «Estou muito orgulhoso dos meus jogadores»

A Inglaterra venceu o México por 3-2 e avançou no Mundial 2026. Selecionador Thomas Tuchel reagiu ao encontro e à passagem.

Oliver Glasner sucede a Vítor Pereira e é o novo treinador do Nottingham Forest

O Nottingham Forest oficializou a contratação de Oliver Glasner. Técnico austríaco é o sucessor de Vítor Pereira.

Javier Aguirre diz adeus à Seleção do México: «Este foi o meu último jogo»

Javier Aguirre está de saída da Seleção do México. Seleção mexicana perdeu com a Inglaterra por 3-2 e foi eliminada do Mundial 2026.

Erling Haaland após bis contra Brasil e passagem no Mundial 2026: «É um dos dias mais loucos da história da Noruega»

A Noruega venceu o Brasil por 2-1 e apurou-se para os quartos de final do Mundial 2026. Erling Haaland marcou dois golos e reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu anuncia a saída de 4 jogadores

Académico de Viseu anuncia a saída de quatro jogadores. Domen Gril, Bruno Brígido, Lucas Gabriel e Rodrigo Guedes vão deixar o clube.

Torreense anuncia mais 2 reforços para a próxima temporada

Torreense anuncia Nuha Jatta e Bryan Meyo como reforços. A equipa de Torres Vedras já contratou dez jogadores para a nova temporada.

Carlo Ancelotti após Brasil eliminado do Mundial 2026: «Acho que merecíamos ganhar»

Carlo Ancelotti analisou o Brasil x Noruega e lamentou a eliminação. Seleção Brasileira perdeu por 2-1 nos oitavos de final do Mundial 2026.