A seleção do homem rico

- Advertisement -

cab seleçao nacional portugal

Aqui na localidade onde vivo houve um homem rico que quis criar uma equipa de futebol. Não por diversão, não porque gostava de futebol, mas porque via neste desporto uma forma de enriquecer ainda mais.

A fórmula era bastante simples – escolhia alguns jogadores e dizia-lhes: “eu deixo-te jogar na minha equipa. Para tal, tens de assinar um contrato que diz que os teus direitos desportivos passam a ser meus. Na prática, podes jogar, podes marcar golos, podes desfrutar deste fantástico desporto… mas se alguém estiver interessado em ti, terá de me pagar a mim. E se ninguém estiver interessado e eu já não te quiser na minha equipa, eu próprio escolho a tua próxima equipa, para a qual serás obrigado a ir.”

Como é óbvio, nem todos os miúdos da minha localidade se sujeitaram a este esquema. Alguns continuaram a achar que deviam ser donos do seu próprio destino. Alguns continuaram a achar que nesta nova equipa deveriam jogar os melhores da localidade e não aqueles que tinham contrato com o homem rico. Apesar disso, mantiveram-se sempre disponíveis para jogar naquela equipa, desde que noutras condições.

O homem rico não aceitou. Começou então a escolher jogadores mais fracos. Fez escolhas tão ridículas e irrisórias que as pessoas da localidade se começaram a aperceber do esquema. Miúdos que nunca tinham jogado, que não tinham experiência e que eram claramente mais fracos que outros preteridos, eram chamados. O contrato que fizeram com o homem rico dava-lhes a segurança de estarem presentes na equipa.

Algumas pessoas – as que não tinham amigos ou conhecidos na equipa da localidade – revoltaram-se. Chegaram mesmo a dizer que nunca apoiariam aquela equipa enquanto o processo de escolha fosse aquele. Na segunda-feira, quando a bola começou a rolar, muitos se esqueceram da sua revolta. Afinal, futebol também é isto. O que num dia é verdade, no outro é mentira. E para esta competição que agora começou pedem-nos para apoiar a equipa da nossa localidade, porque quem não a apoiar “é contra a localidade”.

Eu não a apoiarei de certeza. Ainda não me esqueci do homem rico nem dos miúdos que ficaram de fora por falta de “inteligência burocrática”. Mas que não se confundam as coisas: Amo a minha localidade. Não a sua seleção de amigos do homem rico.

Diogo Bernardo
Diogo Bernardohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é verde até ao tutano e adora futebol. Gosta de ver e analisar jogos, mas, muito mais do que isso, gosta do seu Sporting. Fala sempre no seu clube do coração, bem e mal das outras equipas e sempre mal da arbitragem.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jamal Musiala colapsa novamente em pleno relvado e explica diagnóstico: «Quero acabar com as preocupações»

Jamal Musiala colapsou novamente ao serviço do Bayern Munique, mas emitiu um comunicado a explicar que sofre de uma disfunção neurológica tratável.

Nega por Santiago Giménez? FC Porto já olha para outros alvos

O FC Porto mudou de alvo no mercado após o AC Milan rejeitar a proposta de empréstimo com opção de compra por Santiago Giménez.

Diogo Dalot define objetivo para o Manchester United: «O mínimo para este clube é pensar que se pode vencer todas as competições»

Diogo Dalot falou sobre as expectativas para a nova época do Manchester United, relembrou a passagem pelo AC Milan e analisou a prestação de Portugal no Mundial 2026.

Bayern Munique aposta nos jovens e supera o Heidenheim no último teste da pré-temporada

No último jogo de preparação para a época 2026/27, o Bayern Munique venceu por 4-2 no terreno do Heidenheim.

PUB

Mais Artigos Populares

Conrad Harder de saída do Leipzig: Eis o encaixe financeiro que o Sporting pode fazer

O Galatasaray está em negociações com o RB Leipzig para a contratação de Conrad Harder. Sporting ficou com o direito a 15% de uma futura venda.

AC Milan rejeita primeira proposta oficial do FC Porto por Santiago Giménez

Gianluca Di Marzio avança que a proposta inicial do FC Porto por Santiago Giménez ficou muito longe das exigências do AC Milan.

À Prova de Bola #35: Goleadas, um susto e os três grandes a vencer

A segunda jornada trouxe goleadas em Arouca e Rio Maior, um susto para o Sporting de Rui Borges e vários destaques individuais