Missão: Mudar a formação, mas manter a forma | Bósnia e Herzegovina x Portugal

    Apuramento para o EURO 2024, 8.ª jornada: segunda-feira, 19h45. 16 de outubro de 2023

    A ANTEVISÃO: A NECESSIDADE DE VENCER DIFERE, MAS A VONTADE É A MESMA

    Uns não precisam de ganhar, os outros não podem perder. Portugal está já apurado para o Euro 2024, a Bósnia e Herzegovina pode ficar já fora dessas contas, se perder frente a Portugal e a Eslováquia triunfar no Luxemburgo. O fator motivacional pode, então, estar do lado bósnio da contenda. O fator casa também, naturalmente. No entanto, o fator histórico está claramente do lado português.

    Além disso, e apesar de se esperarem várias alterações no onze português, Portugal chega a esta partida imbatível, com o melhor ataque da fase de qualificação e a segunda melhor defesa. Certamente não haverá vontade alguma dentro do grupo de trabalho de facilitar ou encarar de forma menos séria esta partida. Portugal entra, assim, como favorito, mas a partida tem os condimentos necessários para ser muito equilibrada.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Portugal nunca perdeu frente à Bósnia e Herzegovina – soma quatro triunfos e um empate a zero.
    2.  Os bósnios nunca marcaram em casa frente a Portugal (derrota por 0-1 e empate a zero). Nos cinco encontros com os lusitanos, a Bósnia e Herzegovina apontou apenas dois golos, na derrota por 6-2 na Luz em 2011.
    3.  Portugal apontou 11 golos nos cinco jogos frente aos bósnios, nove deles nos últimos dois encontros.
    4. A Bósnia e Herzegovina soma três vitórias nos sete jogos de qualificação realizados até ao momento. Duas dessas três vitórias foram alcançadas em casa.
    5. Portugal soma 27 golos e é o ataque mais produtivo de toda a fase de apuramento.
    6. Dividindo o tempo de jogo em períodos de 15 minutos mais os períodos de desconto, Portugal é a única seleção a ter marcado em todos os períodos do jogo até ao momento. 
    7.  O período mais produtivo da turma lusa é o último quarto de hora da segunda parte (sete golos). A Bósnia marcou seis dos seus sete golos nas primeiras partes e o os primeiros 15 minutos da partida são os mais prolíficos dos bósnios (três golos apontados).
    8. A Bósnia e Herzegovina sofreu dois golos para lá dos 90´. Apenas a Letónia, com quatro golos sofridos, concedeu mais tentos nesse período.
    9. Apenas a França sofreu menos golos do que Portugal nesta fase de apuramento – os franceses sofreram um golo em seis partidas, Portugal concedeu dois em sete.
    10. Bruno Fernandes soma mais participações em golos (11, entre golos e assistências) nesta fase de grupos de qualificação do que toda a equipa bósnia (a turma de Milosevic leva nove golos apontados).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Edin DzekoA Bósnia e Herzegovina nunca marcou em casa a Portugal, mas a acontecer nesta partida é muito provável que seja pelos pés – ou cabeça – de Edin Dzeko. O experiente avançado é um dos nomes mais sonantes dos últimos anos do futebol do seu país e, com nove golos e seis assistências em 15 partidas esta temporada, entre seleção e Fenerbache, continua a estar numa forma que suscita curiosidade para quem vê o jogo de fora e muita atenção da parte de quem vê o jogo por dentro e tem que lidar com o ponta-de-lança de 37 anos.

    Cristiano Ronaldo bisou por Portugal contra a Eslováquia
    Fonte: DIogo Cardoso/Bola na Rede

    Cristiano Ronaldo – Assumindo que o capitão de Portugal será titular nesta partida, boa parte do foco defensivo da Bósnia terá de estar centrado no “7” português, que chega a este encontro na ressaca de um bis. Aos 38 anos e apesar do contexto em que está inserido na Arábia Saudita ser considerado “facilitador”, os números do 200 vezes internacional português continuam a impressionar. Se Bruno Fernandes for titular, será ele o principal dinamizador de perigo, caso contrário, Cristiano Ronaldo será a principal atração das atenções bósnias.

    XI´s PROVÁVEIS

    Bósnia e Herzegovina: Sehic; Dedic, Hadzikadunic, Barisic, Kolasinac; Pjanic, Cimirot, Rahmanovic, Stevanovic, Demirovic; Dzeko.

    Treinador: Savo Milosevic

    «Está claro que Portugal é o favorito. Todos acham que vai ser um jogo fácil para Portugal, mas o jogo com o Liechtenstein deu-nos confiança e vamos tentar jogar o melhor que sabemos. Espero um grande Portugal e nós vamos lutar para encontrar soluções durante o jogo».

    Portugal: José Sá; Nélson Semedo, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, Diogo Dalot; Rúben Neves, Vitinha, Otávio, Diogo Jota, João Félix; Cristiano Ronaldo.

    Treinador: Roberto Martínez

    «É importante continuar com o mesmo foco e tentar ganhar o grupo. É um objetivo claro. Precisamos de fazer mudanças e ter frescura. O jogo com a Eslováquia foi muito exigente fisicamente. Ainda assim, a ideia é tentar ter o mínimo número de alterações».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Bósnia e Herzegovina 1-1 Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.