Liga das Nações, fase de grupos: domingo, 08 de setembro de 2024, 19h45.
A ANTEVISÃO: NOVO TESTE, APÓS ENTRADA COM O PÉ DIREITO
A seleção nacional vai regressar ao Estádio da Luz, 72 horas depois da vitória contra a Croácia, para defrontar a Escócia, uma das nações recém-promovidas à Liga A. O encontro é teoricamente o mais fácil desta primeira fase, mas Portugal defrontará um adversário certamente motivado por estar entre os melhores da Europa.
Portugal entrou bem na partida frente aos balcânicos, com o primeiro golo a surgir cedo e a conferir alguma tranquilidade aos jogadores e adeptos. Frente a uma equipa com menos qualidade individual, é provável que o jogo de domingo seja bastante diferente, sendo de prever uma Escócia bastante fechada e a tentar jogar no erro dos portugueses. Tal como nos quatro primeiros jogos do Europeu, será posta à prova a capacidade dos comandados de Roberto Martinez para encontrar espaços e quebrar um bloco defensivo baixo.
Depois de se ver a perder por 2-0 ao intervalo frente à Polónia, os escoceses mostraram-se combativos e voltaram a nivelar o jogo, com golos de Billy Gilmour e Scott McTominay. Um penalti para os polacos, já nos descontos, roubou um ponto que parecia assegurado e deixou o tartan army no último lugar do grupo 1.
John McGinn, Scott McTominay e Andrew Robertson, o capitão de equipa, são alguns dos nomes que fornecem qualidade e experiência ao plantel escocês. A equipa de Steve Clarke tem como próximos objetivos a manutenção na liga A e a qualificação para o Mundial 2026, competição da qual estão ausentes desde 1998.
A equipa de arbitragem vai ser liderada pelo italiano Maurizio Mariani.
10 DADOS RÁPIDOS
- O histórico de confrontos regista uma vantagem para a seleção das quinas, com oito vitórias, três derrotas e quatro empates.
- Nesses 15 encontros, Portugal apontou 21 golos e sofreu 14.
- A última vitória da Escócia frente a Portugal foi por 4-1 e data de 26 de março de 1980.
- Nenhum dos jogadores portugueses convocados marcou à Escócia.
- Se Ronaldo fizer o gosto ao pé este domingo, a Escócia será a sua 48ª vítima (em termos de seleções).
- Portugal foi a primeira equipa a vencer a Liga das Nações, em 2019, e pode tornar-se a primeira a vencer a competição por duas vezes.
- A última vitória da Escócia foi num jogo de preparação para o Euro 2024, frente a Gibraltar.
- Se jogar frente a Portugal, Andrew Robertson tornar-se á o quinto jogador com mais internacionalizações pela Escócia (76).
- John McGinn é o outro jogador da convocatória que consta no Top-10 de internacionalizações pelos escoceses e poderá chegar às 71.
- A Escócia encontra-se na 48ª posição do ranking da FIFA, 40 lugares abaixo de Portugal.
JOGADORES A TER EM CONTA
Francisco Trincão – Depois de ter ficado de fora do Euro 2024, quando já justificava a chamada, o extremo natural de Viana do Castelo começou muito bem a época 2024/25 e convenceu Roberto Martinez.
Não é expectável que seja titular, mas a sua capacidade técnica pode causar desequilíbrios em pouco tempo e pode ser aposta para agitar o jogo, se este se afigurar difícil. Aos 24 anos, a capacidade de finalização é o que falta aprimorar para Trincão se tornar um avançado de classe mundial.
Ryan Gauld – Não é, nem de perto nem de longe, a maior figura do futebol escocês atual. No entanto, é um jogador há muito conhecido pelo público português, com passagens pelo Sporting, Vitória FC, Aves e Farense.
A jogar na MLS, pelos Vancouver Whitecaps, o médio natural de Aberdeen foi chamado pela primeira vez à seleção principal escocesa, depois de ter sido internacional sub-19 e sub-21. Entrou aos 70 minutos no encontro frente à Polónia e poderá ser novamente utilizado no domingo, em terreno que lhe é bem familiar.
XI´s PROVÁVEIS
Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, António Silva e Nuno Mendes; João Neves, Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Rafael Leão, Pedro Neto e Ronaldo.
Treinador: Roberto Martinez
«Os nossos jogadores conhecem a intensidade do futebol britânico. A Escócia tem isso. Muita intensidade, ataques rápidos, experiência…».
Escócia: Gunn; Ralston, Hanley, McKenna e Robertson; McTominay, Gilmour, Christie, Doak e McGinn; Shankland.
Treinador: Steve Clarke
«[Atraso no voo?] Foi uma reviravolta rápida, mas temos um bom grupo de jogadores. Vão marcar presença amanhã, não se preocupem, e vão estar frescos e prontos para entrar em campo».
PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-0 Escócia