Começa o “aquecimento” para o Euro | Portugal x Suécia

Jogo Particular: quinta-feira, 21 de março de 2024, 19h45.

A ANTEVISÃO: DEPOIS DO APURAMENTO IMACULADO, ROBERTO MARTÍNEZ TERÁ AGORA OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR

O estádio D. Afonso Henriques em Guimarães vai ser palco do primeiro encontro amigável da seleção nacional de Portugal, em preparação para o Euro 2024 na Alemanha. Após uma campanha de qualificação perfeita, com 30 pontos em 10 jogos, a equipa das quinas vai tentar manter o excelente momento de forma até à partida para território germânico.

Roberto Martínez manteve 21 dos 23 jogadores escolhidos na convocatória anterior, apenas com as saídas dos lesionados Ricardo Horta e Diogo Jota. Na lista de 32, as grandes novidades foram as estreias absolutas de Jota Silva, extremo esquerdo do Vitória SC que se tem destacado desde os tempos em que representava o Casa Pia, Francisco Conceição, extremo direito portista que tem sido presença regular no 11 titular dos dragões, e ainda Dany Mota, presença habitual nas seleções jovens de Portugal que, aos 25 anos, se estreia na convocatória dos AA. Este último foi chamado para substituir Francisco Trincão que estaria de regresso ao lote de escolhidos três anos depois da última chamada, não fosse uma lesão de última hora.

Para o primeiro jogo, ficarão de fora Ronaldo, Cancelo, Dalot, Danilo, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e João Félix, que se juntarão ao estágio para a preparação do encontro frente à Eslovénia.

Portugal começará assim os últimos testes para um Euro em que entrará, uma vez mais, como um dos favoritos. Na fase de grupos, enfrentará as seleções da Turquia e da Chéquia, bem como o vencedor do percurso C do play-off (Cazaquistão, Grécia, Geórgia ou Luxemburgo).

Do outro lado estará uma seleção sueca claramente menos motivada, depois de falhar a qualificação para o torneio que se realizará no próximo mês de junho. Esta será a primeira ausência dos escandinavos num Campeonato da Europa desde 1996, ano em que falharam o apuramento na condição de vice-campeões.

No grupo F de apuramento, os suecos não ficaram propriamente perto da qualificação, com as duas derrotas frente à seleção austríaca (a segunda classificada do grupo) a serem determinantes para os nove pontos de atraso nas contas finais. Janne Anderson demitiu-se do comando da equipa técnica sueca e o ex-internacional dinamarquês Jon Dahl Tomasson assumiu as funções no dia 1 de março, tornando-se o primeiro estrangeiro a fazê-lo.

Na sua primeira convocatória, Tomasson chamou muitos dos jogadores que foram presença regular durante o apuramento: os experientes Robin Olsen, Victor Lindelöf e Emil Forsberg são há muito parte da base da seleção, enquanto a qualidade de nomes como Isak, Gyokeres e Kulusevski dão algumas garantias de longevidade ao plantel.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Reina o equilíbrio no histórico dos duelos entre Portugal e Suécia, com sete vitórias para cada lado e seis empates.
  2. Curiosamente, em cada conjunto de sete vitórias, cinco foram conseguidas no terreno do adversário.
  3. No total dos confrontos, Portugal marcou 25 golos contra 29 dos suecos.
  4. Nos cinco jogos mais recentes, Portugal perdeu apenas um (2-3 num amigável no Funchal, em 2017) e venceu os outros quatro (dois para a Liga das Nações e dois para o play-off de qualificação para o Mundial do Brasil).
  5. Portugal venceu a Suécia pela primeira vez em 1984, ao sétimo confronto, após cinco derrotas e um empate.
  6. Portugal foi a equipa com menos golos sofridos e mais golos marcados na fase de qualificação para o Euro 2024 e a única a vencer todos os jogos realizados.
  7. Gyokeres foi o melhor marcador da seleção sueca na fase de qualificação com apenas três golos.
  8. Ronaldo foi o melhor marcador português e segundo melhor de toda a fase de qualificação com dez golos, apenas atrás dos 14 de Romelu Lukaku.
  9. Bruno Fernandes foi o jogador com mais assistências (oito) na fase de qualificação.
  10. João Palhinha foi o quarto jogador com mais desarmes (22) na qualificação e o primeiro se considerarmos apenas jogadores de seleções que conseguiram o apuramento.

JOGADORES A TER EM CONTA

Francisco Conceição com a camisola de Portugal
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Francisco Conceição – Trata-se de uma chamada perfeitamente justificada, tendo em conta as últimas exibições do extremo direito dos dragões. A finta curta e mudanças de velocidade repentinas são armas que usa recorrentemente e que têm causado estragos nas defesas adversárias. No último jogo do FC Porto, apontou ainda um golo de belo efeito após um movimento característico que lembrou os tempos áureos de Arjen Robben, puxando a bola para o centro do terreno e rematando de pé esquerdo para o segundo poste.

É mais uma opção para a ala direita do ataque nacional e, tratando-se de um jogo amigável, poderá estrear-se na seleção principal. A titularidade também não está excluída.

Viktor Gyokeres marcou mais um golo no Sporting x Strum Graz
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Viktor Gyokeres – Não faria sentido escolher outro jogador em destaque na seleção sueca, embora já faltem palavras para descrever a temporada realizada pelo ex-Coventry. O ponta-de-lança sportinguista é um dos jogadores em melhor forma no futebol europeu e é de lamentar a sua ausência do Euro 2024.

Possivelmente fará dupla com Alexander Isak, avançado com grande velocidade, e dará capacidade de finalização ao ataque sueco. Será um bom teste para a defesa portuguesa, cujos níveis de concentração e organização terão de estar no máximo para impedir Gyokeres de faturar.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: José Sá; João Mário, António Silva, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes; Palhinha; Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Neves e Rafael Leão; Gonçalo Ramos

Selecionador: Roberto Martinez

«O estágio foi de alto compromisso, os jogadores no treino mostraram que há competitividade para cada posição e que o compromisso é total. Tentaremos que ninguém jogue os 180 minutos».

Suécia: Robin Olsen; Emil Krafth, Isak Hien, Victor Lindelöf e Ludwig Augustinsson; Dejan Kulusevski, Mattias Svanberg, Jens Cajuste e Emil Forsberg; Viktor Gyokeres e Alexander Isak

Selecionador: Jon Dahl Tomasson

«A federação sueca pediu-me para implementar um modo de jogo ofensivo e moderno. Temos jogadores muito bons que querem o mesmo e querem tentar entusiasmar o público, sabendo que este será o primeiro passo de um longo percurso».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-1 Suécia

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal vence Espanha e conquista Liga das Nações

Portugal bateu a Espanha durante a noite deste domingo, conquistando assim a sua segunda Luga das Nações.

Viktor Gyokeres recusa salário milionário do Al Hilal: Eis os valores

O Al Hilal apresentou uma proposta salarial de 35 milhões de euros a Viktor Gyokeres. Avançado sueco recusou.

Mundial de Clubes 2025: Benfica revela os 20 jogadores que viajam este domingo

O Benfica revelou a lista dos 20 jogadores que partem este domingo para os Estados Unidos. Tomás Araújo é a grande baixa.

Atenção, Sporting e Gyokeres: Sesko quer reforçar Arsenal

O Arsenal está muito interessado em contratar Benjamin Sesko. Avançado checo vê mudança para Inglaterra com bons olhos.

PUB

Mais Artigos Populares

Randal Kolo Muani confirma com que equipa vai ao Mundial de Clubes 2025

Randal Kolo Muani confirmou que vai disputar o Mundial de Clubes 2025 pela Juventus. Avançado está emprestado pelo PSG.

Akturkoglu e a troca do Galatasaray pelo Benfica: «Joguei num dos cubes mais importantes da Europa»

Kerem Akturkoglu deixou o Galatasaray e assinou pelo Benfica no verão passado. Extremo turco recorda transferência.

Cristiano Ronaldo empata Portugal x Espanha na final da Liga dos Nações

Portugal está agora empatado 2-2 com a Espanha na final da Liga dos Nações. Cristiano Ronaldo marcou o segundo golo.