Começa o “aquecimento” para o Euro | Portugal x Suécia

    Jogo Particular: quinta-feira, 21 de março de 2024, 19h45.

    A ANTEVISÃO: DEPOIS DO APURAMENTO IMACULADO, ROBERTO MARTÍNEZ TERÁ AGORA OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR

    O estádio D. Afonso Henriques em Guimarães vai ser palco do primeiro encontro amigável da seleção nacional de Portugal, em preparação para o Euro 2024 na Alemanha. Após uma campanha de qualificação perfeita, com 30 pontos em 10 jogos, a equipa das quinas vai tentar manter o excelente momento de forma até à partida para território germânico.

    Roberto Martínez manteve 21 dos 23 jogadores escolhidos na convocatória anterior, apenas com as saídas dos lesionados Ricardo Horta e Diogo Jota. Na lista de 32, as grandes novidades foram as estreias absolutas de Jota Silva, extremo esquerdo do Vitória SC que se tem destacado desde os tempos em que representava o Casa Pia, Francisco Conceição, extremo direito portista que tem sido presença regular no 11 titular dos dragões, e ainda Dany Mota, presença habitual nas seleções jovens de Portugal que, aos 25 anos, se estreia na convocatória dos AA. Este último foi chamado para substituir Francisco Trincão que estaria de regresso ao lote de escolhidos três anos depois da última chamada, não fosse uma lesão de última hora.

    Para o primeiro jogo, ficarão de fora Ronaldo, Cancelo, Dalot, Danilo, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e João Félix, que se juntarão ao estágio para a preparação do encontro frente à Eslovénia.

    Portugal começará assim os últimos testes para um Euro em que entrará, uma vez mais, como um dos favoritos. Na fase de grupos, enfrentará as seleções da Turquia e da Chéquia, bem como o vencedor do percurso C do play-off (Cazaquistão, Grécia, Geórgia ou Luxemburgo).

    Do outro lado estará uma seleção sueca claramente menos motivada, depois de falhar a qualificação para o torneio que se realizará no próximo mês de junho. Esta será a primeira ausência dos escandinavos num Campeonato da Europa desde 1996, ano em que falharam o apuramento na condição de vice-campeões.

    No grupo F de apuramento, os suecos não ficaram propriamente perto da qualificação, com as duas derrotas frente à seleção austríaca (a segunda classificada do grupo) a serem determinantes para os nove pontos de atraso nas contas finais. Janne Anderson demitiu-se do comando da equipa técnica sueca e o ex-internacional dinamarquês Jon Dahl Tomasson assumiu as funções no dia 1 de março, tornando-se o primeiro estrangeiro a fazê-lo.

    Na sua primeira convocatória, Tomasson chamou muitos dos jogadores que foram presença regular durante o apuramento: os experientes Robin Olsen, Victor Lindelöf e Emil Forsberg são há muito parte da base da seleção, enquanto a qualidade de nomes como Isak, Gyokeres e Kulusevski dão algumas garantias de longevidade ao plantel.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Reina o equilíbrio no histórico dos duelos entre Portugal e Suécia, com sete vitórias para cada lado e seis empates.
    2. Curiosamente, em cada conjunto de sete vitórias, cinco foram conseguidas no terreno do adversário.
    3. No total dos confrontos, Portugal marcou 25 golos contra 29 dos suecos.
    4. Nos cinco jogos mais recentes, Portugal perdeu apenas um (2-3 num amigável no Funchal, em 2017) e venceu os outros quatro (dois para a Liga das Nações e dois para o play-off de qualificação para o Mundial do Brasil).
    5. Portugal venceu a Suécia pela primeira vez em 1984, ao sétimo confronto, após cinco derrotas e um empate.
    6. Portugal foi a equipa com menos golos sofridos e mais golos marcados na fase de qualificação para o Euro 2024 e a única a vencer todos os jogos realizados.
    7. Gyokeres foi o melhor marcador da seleção sueca na fase de qualificação com apenas três golos.
    8. Ronaldo foi o melhor marcador português e segundo melhor de toda a fase de qualificação com dez golos, apenas atrás dos 14 de Romelu Lukaku.
    9. Bruno Fernandes foi o jogador com mais assistências (oito) na fase de qualificação.
    10. João Palhinha foi o quarto jogador com mais desarmes (22) na qualificação e o primeiro se considerarmos apenas jogadores de seleções que conseguiram o apuramento.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Francisco Conceição com a camisola de Portugal
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Francisco Conceição – Trata-se de uma chamada perfeitamente justificada, tendo em conta as últimas exibições do extremo direito dos dragões. A finta curta e mudanças de velocidade repentinas são armas que usa recorrentemente e que têm causado estragos nas defesas adversárias. No último jogo do FC Porto, apontou ainda um golo de belo efeito após um movimento característico que lembrou os tempos áureos de Arjen Robben, puxando a bola para o centro do terreno e rematando de pé esquerdo para o segundo poste.

    É mais uma opção para a ala direita do ataque nacional e, tratando-se de um jogo amigável, poderá estrear-se na seleção principal. A titularidade também não está excluída.

    Viktor Gyokeres marcou mais um golo no Sporting x Strum Graz
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Viktor Gyokeres – Não faria sentido escolher outro jogador em destaque na seleção sueca, embora já faltem palavras para descrever a temporada realizada pelo ex-Coventry. O ponta-de-lança sportinguista é um dos jogadores em melhor forma no futebol europeu e é de lamentar a sua ausência do Euro 2024.

    Possivelmente fará dupla com Alexander Isak, avançado com grande velocidade, e dará capacidade de finalização ao ataque sueco. Será um bom teste para a defesa portuguesa, cujos níveis de concentração e organização terão de estar no máximo para impedir Gyokeres de faturar.

    XI´s PROVÁVEIS

    Portugal: José Sá; João Mário, António Silva, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes; Palhinha; Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Neves e Rafael Leão; Gonçalo Ramos

    Selecionador: Roberto Martinez

    «O estágio foi de alto compromisso, os jogadores no treino mostraram que há competitividade para cada posição e que o compromisso é total. Tentaremos que ninguém jogue os 180 minutos».

    Suécia: Robin Olsen; Emil Krafth, Isak Hien, Victor Lindelöf e Ludwig Augustinsson; Dejan Kulusevski, Mattias Svanberg, Jens Cajuste e Emil Forsberg; Viktor Gyokeres e Alexander Isak

    Selecionador: Jon Dahl Tomasson

    «A federação sueca pediu-me para implementar um modo de jogo ofensivo e moderno. Temos jogadores muito bons que querem o mesmo e querem tentar entusiasmar o público, sabendo que este será o primeiro passo de um longo percurso».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-1 Suécia

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting eliminado da Liga Europeia

    O Sporting foi eliminado esta terça-feira da Liga Europeia...

    Mário Branco reuniu-se com emblema italiano

    Mário Branco é o atual diretor desportivo do Fenerbahçe,...

    Barcelona a um passo de renovar contrato com jogador até 2025

    O Barcelona está muito perto de renovar o contrato...

    Ipswich Town está a um ponto de regressar à Premier League

    O Ipswich Town está muito perto de regressar à...

    Sporting renova com jovem promessa de 18 anos

    O Sporting renovou contrato com Alexandre Brito. O médio...