Convocatória de Portugal: o passado contra o futuro

As primeiras alterações estão na baliza – ou melhor, provavelmente nos suplentes para a baliza: enquanto que para França Fernando Santos escolheu Rui Patrício, Anthony Lopes e Eduardo, desta vez apenas mantém confiança no guardião do Sporting, substituindo os dois restantes por Beto e José Sá. Analisemos primeiro a teórica segunda linha: Anthony Lopes vs Beto. O guarda-redes do Lyon chegou ao Europeu de 2016 titularíssimo pelo clube gaulês – com 50 jogos realizados em 2015/2016, Anthony chegava à Seleção com 58 golos sofridos, uma média de 1,16 golos sofridos por partida. Já Beto Pimparel chega à Seleção este ano – ainda que a saída por motivos pessoais de Anthony tenha ajudado – com o estatuto de guarda-redes suplente do Sporting, mas com uma época bastante segura – realizou apenas 9 jogos, tendo sofrido 6, uma média, ainda assim, positiva, com 0,67 golos sofridos por jogo. Aqui é complicado decidir qual das opções é melhor: apesar da maior regularidade de Anthony, Beto já demonstrou ser uma peça essencial para a união do grupo em momentos anteriores.

Então e a terceira linha de guarda-redes (se é que era necessária)? Eduardo e José Sá protagonizam o duelo de convocatórias: enquanto que o primeiro chegava a França no ano passado como titular do campeão croata Dínamo de Zagreb – e com média positiva de 0,84 golos sofridos por jogo (37 g/44 j) –, José Sá parte para a Rússia com apenas 6 jogos realizados esta época – com 5 golos sofridos –, deixando no ar a dúvida se é realmente necessário haver três guarda-redes. Aqui tem vantagem Eduardo.

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Passamos agora ao setor defensivo, com 2 alterações: Nélson Semedo entra para o lugar de Vieirinha, enquanto Luís Neto substitui Ricardo Carvalho. Começamos então na lateral-direita: apesar de Vieirinha chegar a França com o título de melhor jogador da Bundesliga na posição, dou vantagem aqui ao jogador do Benfica. Semedo foi um autêntico todo-o-terreno! Chega com 48 jogos nas pernas – Vieirinha chegava com 37 – e mostra ser uma opção mais válida do que aquela que oferecia Vieirinha. Semedo oferece mais velocidade, enquanto que o jogador do Wolfsburg oferecia mais polivalência. Cédric Soares que se cuide!

Já no duelo entre Luís Neto e Ricardo Carvalho: a par de Vieirinha, Carvalho não mais voltou a vestir a camisola das quinas desde o Europeu. Quando no ano passado chegou do Mónaco, vinha de uma época com 20 jogos e 2 golos. Já Neto regressa do Zenit com 38 partidas disputadas e nenhum golo marcado. São duas hipóteses semelhantes sendo que, à partida, Neto será a quarta opção para central.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.