O caráter atual daquela crença de 2016

- Advertisement -

A inédita conquista do Campeonato da Europa, no Verão de 2016, por parte da Seleção das Quinas é um feito que, jamais, será esquecido por toda uma nação que presenciou, naquele fim de tarde/início de noite de 10 de julho, um dos momentos mais marcantes não só do desporto português, como também de todo um passado recente do “Jardim da Europa à beira-mar plantado”.

Ora, indissociável dessa conquista está, naturalmente, a crença demonstrada por todos, a começar pelo selecionador luso, Fernando Santos, que, após um início pouco prometedor do conjunto português (dois empates noutras tantas partidas da fase de grupos, aliados à prática de um futebol “feio”) motivador de alguma contestação proferiu, em conferência de imprensa concedida no dia 20 de junho daquele ano, as seguintes declarações:

– “Se tivermos de ser feios e se for isso que nos vai trazer a eficácia, temos de ser feios (…)”, e asseverou:

-“ Eu já disse, à minha família, que só vou dia 11 (de julho de 2016) para Portugal (…) ”E vou lá e vou ser recebido em festa”.

A crença, o impulsionador da conquista do Euro 2016:

Por conseguinte, com estas palavras, Fernando Santos transmitiu ânimo, convicção e, fundamentalmente, a ideia de que a esperança é mesmo a última a morrer, algo que teve repercussões no seio do grupo dos 23 escolhidos para representar o país na referida competição. E, assim, se deu o primeiro e, no meu entender, determinante passo naquela que se viria a revelar uma longa e proveitosa caminhada.

A crença é parte fundamental do plano pensado por Fernando Santos
Fonte: UEFA

Posto isto, nunca é demais relembrar a importância da crença, sobretudo quando por esta altura e sensivelmente dois anos depois se volta a assistir a uma situação idêntica, desta vez, aquando da participação da Seleção das Quinas no Mundial da Rússia, prova na qual a qualidade exibicional da formação lusitana tem estado longe de convencer nos jogos iniciais.

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruma rescinde contrato com o Benfica e é reforço do Aris de Salónica

Bruma foi confirmado durante esta segunda-feira como reforço do Aris de Salónica, abandonando o Benfica em definitivo.

Sporting B perde para a Segunda Liga e João Simões regressa aos relvados

O Sporting B perdeu contra o Lusitânia Lourosa por 2-1. O FC Porto B e o Vizela registaram uma igualdade a duas bolas.

Rodrigo Mora novamente suplente: AS Roma vence Torino

A AS Roma foi ao terreno do Torino vencer por duas bolas a zero durante esta segunda-feira, num encontro da quarta jornada da Serie A.

Benfica renova parceria com a Adidas e há novidades

O Benfica e a Adidas renovaram por mais seis anos até 2033. Centro de Formação e Treino passa a denominar-se adidas Benfica Campus.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting terá de ter em atenção: ‘meia Premier League’ de olho em Geny Catamo

Geny Catamo é um dos destaques da equipa do Sporting. Vários emblemas da Premier League estão atentas ao internacional moçambicano.

Martín Anselmi vs José Mourinho: Onde ver o Elche x Real Madrid para a La Liga?

O Real Madrid de José Mourinho vai enfrentar esta terça-feira o Elche de Martín Anselmi na La Liga. Jogo passa na DAZN 1.

À Prova de Bola #38 – O pré-clássico de FC Porto e Benfica e o deslize do Sporting

Sporting empatou contra o Famalicão a uma bola numa semana em que FC Porto e Benfica não vacilaram, antes do Clássico.