📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O caráter atual daquela crença de 2016

- Advertisement -

A inédita conquista do Campeonato da Europa, no Verão de 2016, por parte da Seleção das Quinas é um feito que, jamais, será esquecido por toda uma nação que presenciou, naquele fim de tarde/início de noite de 10 de julho, um dos momentos mais marcantes não só do desporto português, como também de todo um passado recente do “Jardim da Europa à beira-mar plantado”.

Ora, indissociável dessa conquista está, naturalmente, a crença demonstrada por todos, a começar pelo selecionador luso, Fernando Santos, que, após um início pouco prometedor do conjunto português (dois empates noutras tantas partidas da fase de grupos, aliados à prática de um futebol “feio”) motivador de alguma contestação proferiu, em conferência de imprensa concedida no dia 20 de junho daquele ano, as seguintes declarações:

– “Se tivermos de ser feios e se for isso que nos vai trazer a eficácia, temos de ser feios (…)”, e asseverou:

-“ Eu já disse, à minha família, que só vou dia 11 (de julho de 2016) para Portugal (…) ”E vou lá e vou ser recebido em festa”.

A crença, o impulsionador da conquista do Euro 2016:

Por conseguinte, com estas palavras, Fernando Santos transmitiu ânimo, convicção e, fundamentalmente, a ideia de que a esperança é mesmo a última a morrer, algo que teve repercussões no seio do grupo dos 23 escolhidos para representar o país na referida competição. E, assim, se deu o primeiro e, no meu entender, determinante passo naquela que se viria a revelar uma longa e proveitosa caminhada.

A crença é parte fundamental do plano pensado por Fernando Santos
Fonte: UEFA

Posto isto, nunca é demais relembrar a importância da crença, sobretudo quando por esta altura e sensivelmente dois anos depois se volta a assistir a uma situação idêntica, desta vez, aquando da participação da Seleção das Quinas no Mundial da Rússia, prova na qual a qualidade exibicional da formação lusitana tem estado longe de convencer nos jogos iniciais.

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Boto afirma que Filipe Luís pode treinar o Benfica: «Se treina o Flamengo é perfeitamente capaz de treinar o Benfica»

José Boto destacou o talento de Filipe Luís e garantiu que o treinador brasileiro tem nível para treinar na Europa, incluindo o Benfica. O dirigente português falou ainda sobre José Mourinho.

Marcelo elogia antigo jogador do Benfica: «Não viram o golo que ele marcou recentemente?»

Marcelo, uma das maiores figuras da história do Real Madrid, escolheu Álvaro Carreras num debate entre ele e o ex-jogador do Benfica.

Fikayo Tomori elogia avançado português: «Podia perfeitamente ganhar a Bola de Ouro»

Fikayo Tomori encheu Rafael Leão de elogios, garantindo que o português tem tudo para conquistar uma Bola de Ouro.

Sofia Oliveira faz história e conquista o primeiro ouro mundial português no kickboxing; Catarina Dias também leva o ouro

Sofia Oliveira tornou-se a primeira portuguesa a conquistar um título mundial sénior de kickboxing da WAKO. Catarina Dias também ganhou o ouro.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas reage a Portugal ganhar o Mundial Sub-17: «Enche de orgulho todo o país»

Portugal venceu a Áustria e conquistou um inédito título do Mundial Sub-17. André Villas-Boas, presidente do FC Porto, reagiu.

Gabri Veiga faz o golo mais rápido da história do FC Porto em competições europeias: eis o top-5

Gabri Veiga fez o golo mais rápido da história do FC Porto nas competições europeias. Precisou de 19 segundos para marcar ao Nice.

Regresso de Pedro Gonçalves no Sporting x Estrela Amadora: eis quantos minutos já poderá ter

Pedro Gonçalves poderá jogar 45 a 60 minutos no Sporting x Estrela Amadora. Jogador vem de lesão e está prestes a regressar.