O que é feito dos campeões da Europa?

No entanto, nos dias de hoje, encontram-se em paragens diferentes. William segue no Sporting CP e representa um dos símbolos maiores da potência verde e branca na Primeira Liga. Cada vez mais experiente, solto e confiante, o jovem de 25 anos representa uma escolha segura de Jorge Jesus e adorada pelos adeptos do clube. João Mário ainda fez um jogo pelo clube lisboeta, mas como consequência da excelente prestação portuguesa em França, transferiu-se para os italianos do FC Internazionale, onde tarde em afirmar-se. A qualidade mantém-se intacta, mas de certeza que as coisas não lhe estão a correr como desejado e a troca de treinadores também não o tem ajudado. O último deste trio, Adrien Silva, continuou no Sporting CP e ajudou a sua equipa a travar a acesa batalha contra o SL Benfica pelo título nacional.

Contudo, o antigo campitão leonino transferiu-se, no verão passado, para os ingleses do Leicester City FC, uma mudança apenas adiada pelo presidente leonino, mas não mais evitável pela qualidade do médio. A sua utilização foi barrada pelo incumprimento do prazo de inscrição na Liga e a sua estreia na Primeira Liga Inglesa é aguardada com ansiedade pelo próprio e pelos adeptos daquele clube. Renato Sanches, por outro lado, representa, talvez, a maior “desilusão”. Um jovem com esta qualidade não pode estar numa equipa que não potencie as suas qualidades e, desta forma, prejudicar o seu crescimento. Renato transferiu-se do SL Benfica para o FC Bayern Munchen onde jogou várias vezes mas não convenceu nem o treinador, nem os adeptos. Foi emprestado no início da presente temporada ao Swansea City AFC mas também não é nas terras de Sua Majestade que consegue aplicar o seu futebol da melhor forma. A sua aquisição tem sido muito contestada e fala-se, até, de uma devolução já nesta abertura de mercado. Esperemos a melhor resolução para este contratempo!

Camisola principal com o símbolo distintivo de Campeões da Europa Fonte: FPF
Camisola principal com o símbolo distintivo de Campeões da Europa
Fonte: FPF

Os dois jogadores mais avançados foram aqueles que mais golos marcaram nesta prova por Portugal. Ambos, com três golos, foram os segundos melhores marcadores da prova e esse facto originou um episódio que orgulha todos os portugueses; Ronaldo recebeu a Bota de Prata e ofereceu-a a Nani. O capitão português continua a representar os Real Madrid CF e desde então tem acumulado títulos atrás de títulos e foi, recentemente, galardoado com nova Bola de Ouro. Também recente é o título de Campeão do Mundo de clubes depois de na época passada ter ajudado o clube espanhol a vencer nova Liga dos Campeões. Enfim, títulos e mais títulos, mais do mesmo… Depois da vitória histórica de 10 de julho de 2016, Nani transferiu-se para o Valencia CF, onde as exibições positivas aconteceram em maior número do que aquelas menos vistosas, e na presente época mudou-se, por empréstimo, para os italianos da SS Lazio que ocupam o quinto posto daquele campeonato.

Todos os 23 selecionados contribuíram para a vitória final, como foi sempre frisado por Fernando Santos. E por isso destacam-se ainda vários outros jogadores nos dias de hoje. Anthony Lopes é “dono e senhor” das redes do crescente Olympique Lyonnais, Danilo Pereira cresce a cada jogo que passa e não há sombra que o atrapalhe no meio campo do FC Porto, João Moutinho continua, no AS Mónaco, a espalhar a classe que lhe era característica nos tempos do Sporting CP e FC Porto e contribuiu, em parte, para o sucesso tremendo dos monegascos na Liga dos Campeões da época passada. Ricardo Quaresma, uma das armas mais eficazes em França, continua a pincelar magia a cada lance que produz nos turcos do Besiktas JK e Éder, o herói improvável mas trabalhador silencioso e incansável, viveu tempos algo difíceis ao serviço do Lille OSC de França, país vencido, e procura agora afinar a pontaria ao serviço dos primeiros classificados russos, o FK Lokomotiv Moscovo, onde leva três golos em 14 jogos.

 

Foto de Capa: FPF

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.