O que se segue para Portugal: A defesa

Ou seja, a dupla de centrais do próximo Mundial poderá ser a mesma deste Europeu, caso Fonte e Pepe mantenham a forma e a capacidade competitiva. Os suplentes, porém, não deverão ser os mesmos. Bruno Alves terá 36 anos e, apesar de fazer bom balneário, não terá “rodagem” para jogar ao mais alto nível… ao contrário de Daniel Carriço, que deverá estar no auge da carreira, depois de três Ligas Europas sucessivas ao serviço de um Sevilha cuja defesa comandou com autoridade, podendo disputar a titularidade com um Pepe ou José Fonte. Rùben Semedo ainda não é um nome unânime, mas com o avolumar da experiência, poderá tornar-se num dos esteios da defesa nacional, porém, deverá ser outro central do Sporting a ser solução no curto-médio prazo –  Paulo Oliveira, que, pela idade (24 anos), experiência, serenidade e capacidade de antecipação, pode agarrar um lugar no centro da defesa nacional.

Nas laterais defensivas, é previsível que Cédric mantenha a titularidade no lado direito, caso o modelo de jogo contemple uma postura mais expectante. Porém, caso Portugal tenha de assumir o jogo, o lateral do Southampton pode ser preterido por dois jovens com enorme balanceamento ofensivo e com grande período de aprendizagem até à próxima competição: Nélson Semedo e João Cancelo. Será preciso melhorar a nível defensivo, mas ambos os jogadores serão alternativas viáveis caso a ordem seja a de tomar iniciativa. Caso contrário, André Almeida é um faz-tudo que encaixaria perfeitamente na estratégia de contenção. Ricardo Esgaio também seria tido em conta

Raphael Guerreiro é o futuro da ala esquerda da selecção Fonte: Facebook de Rapahel Guerreiro
Raphael Guerreiro é o futuro da ala esquerda da selecção
Fonte: Facebook de Rapahel Guerreiro

No lado esquerdo, tanto o futebolista do Benfica como o do Sporting podem fazer uma “perninha”, mas Raphael Guerreiro parece ter tomado conta do lugar neste Europeu, figurando, inclusivé, no onze ideal da UEFA. Caso mantenha a competitividade, o que é expectável, deverá ser o dono do lugar por muito tempo, fruto da sua tenra idade (22 anos). Espera-se, claro, que tenha a concorrência de Fábio Coentrão, mas o lateral do Real poderá ser utilizado no meio-campo. A espreitar uma oportunidade estarão Rafa Soares, que tem deixado excelentes indicações tanto nos sub21 como no Porto B e na Académica.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.