📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal 0-0 Estados Unidos: Não foi suficiente jogar melhor do que as campeãs do mundo

- Advertisement -

A vitória foi moral – só faltou mesmo um bocadinho de sorte

Portugal teve um jogo personalizado, apertou com a seleção nº1 do ranking FIFA e só o poste impediu o remate de Ana Capeta aos 90+1’ de nos levar ao céu.

Os Estados Unidos nem quiseram lutar pelo 1.º lugar do Grupo – esse ficou com os Países Baixos – dado o medo de perderem contra a equipa das quinas. Basta dizer que as Navegadoras terminaram com mais posse de bola (56% contra 44%).

O plano de jogo de Francisco Neto funcionou quase na perfeição. O 4-4-2 losango deu muito protagonismo a Kika Nazareth – a sua saída aos 62’ piorou o nosso jogo –, Andreia Norton e Tatiana Pinto sabiam levar a bola para a frente e Dolores Silva foi uma treinadora dentro de campo.

A linha defensiva também esteve muito segura – os EUA fizeram seis remate à baliza, Inês Pereira respondeu sempre à altura, mas nenhum deles foi perigoso e tal deve-se na assertividade nas marcações (sobretudo) de Ana Borges, Diana Gomes e Carole Costa (Catarina Amado destacou-se no apoio ofensivo).

A Portugal, faltou sobretudo clarividência no ataque. Jéssica e Diana Silva tiveram exibições para esquecer e o selecionador só pecou pela entrada tardia de Telma Encarnação em campo (aos 81’).

Os Estados Unidos nunca conseguiram ter um jogo apoiado e só criaram perigo através de bolas longas e do talento individual. Na 2ª parte as americanas foram recuando cada vez mais no terreno e acabaram o jogo a queimar tempo.

Portugal teve a atitude certa – não se limitou a olhar nos olhos das campeãs do mundo, teve a personalidade para lhes olhar de cima.

O lance de Ana Capeta no final ficará na memória, mas a primeira participação de Portugal no Mundial deve ser lembrada pela luta, pela determinação e pela coragem das Navegadoras, que tiveram em Francisco Neto um Capitão exemplar.

Estando no grupo das campeãs e das vice-campeãs do mundo (os Países Baixos), Portugal só sofreu um golo – mais do que uma eliminação, esta foi uma afirmação de que o nosso futebol feminino está melhor do que nunca e que o próximo Mundial certamente contará com Portugal de novo.

A FIGURA

Ana Borges (Portugal): A experiente lateral-direita primeiro tirou protagonismo a Sofia Smith (provavelmente a pior americana em campo) e depois à estrela Megan Rapinoe, que teve muitas dificuldades em criar perigo. Forte no desarme e no posicionamento, Borges foi um garante de segurança.

O FORA DE JOGO

Diana Silva foi titular no encontro entre Portugal e EUA.
Fonte. Paulo Ladeira/Bola na Rede

Diana Silva (Portugal): Nunca tirou partido da sua velocidade, perdeu muitas bolas e não criou perigo nos 90 minutos que esteve em campo. A sua saída pecou por tardia, já que a sua substituta, Ana Capeta, esteve mais perto do que ninguém de marcar.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Bino Maçães comenta goleada de Portugal e antevê próximo jogo no Mundial Sub-17: «Temos de nos preparar muito bem»

Portugal goleou o México por 5-0 e avançou para os quartos de final do Mundial Sub-17. Selecionador Bino Maçães reagiu.

Helena Pires passa a ser CEO da Federação Portuguesa de Futebol

Helena Pires torna-se na nova CEO da Federação Portuguesa de Futebol. Pedro Proença e a própria dirigente já reagiram.

Já só faltam 9: eis as 39 seleções já apuradas para o Mundial 2026

Terminou a fase de qualificação europeia para o Mundial 2026 e já há 39 seleções apuradas. Espanha foi uma das mais recentes.

João Cancelo terá interesse em regressar ao futebol europeu

João Cancelo, pretende sair do Al Hilal e voltar ao futebol europeu, mas o treinador Simone Inzaghi não quer perdê-lo.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda marca e assiste na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha

O defesa-lateral do Sporting, Iván Fresneda, brilhou esta terça-feira com um golo e uma assistência na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha.

Espanha é uma das 5 novas seleções apuradas para o Mundial 2026: eis as decisões e todos os resultados

Espanha, Bélgica, Escócia, Suíça e Áustria confirmam ida ao Mundial 2026. Fica com todas as decisões e resultados.

Brasil e Tunísia empatam num jogo disputado em França

O Brasil empatou 1-1 com a Tunísia num jogo de cariz particular. Estêvão voltou a marcar pela Seleção Brasileira.