Já se joga bem. “Só” falta ganhar | Portugal 1-2 Áustria

    Mais um jogo equilibrado. Mais um jogo equilibrado que cai para o outro lado. Portugal continua a mostrar valor, a querer e saber ter bola, a querer e saber construir desde trás, atraindo marcação para encontrar espaços e poder lançar as “setas” Diana Silva e Jéssica Silva em direção à baliza contrária, a querer e saber desmontar os blocos contrários. Só ainda não sabe ao certo como vencer de forma regular.

    Mas quer. E, pelo que joga, pela solidez de ideias que o grupo vai apresentando, pela confiança que as jogadoras demonstram no processo de crescimento que as levou pela primeira vez a um Mundial, está cada vez mais perto de fazê-lo e provar que a vitória na receção à Noruega não foi um acaso. Neste jogo, não deu. As austríacas foram muito mais pragmáticas e, apesar de não terem sido exemplares na finalização – tiveram demasiadas más decisões no último terço -, foram suficientemente mais eficazes do que as portuguesas, que continuam a pecar em demasia nesse que é o parâmetro definidor no futebol.

    Portugal sofreu dois golos em cada uma das quatro partidas disputadas nesta prova e a forma como gere o jogo sem bola é algo a trabalhar, como o próprio Francisco Neto admitiu. No entanto, fica a sensação de que uma maior eficácia (um problema que já vem de longe) seria suficiente para Portugal vencer mais vezes e solidificar o seu processo de crescimento de forma mais célere. Fica, de jogo para jogo, a sensação de que é nesse ponto que as lusas ainda estão abaixo de seleções como a Áustria e a França.

    O caminho, no entanto, continua a ser para frente, estando a seleção ciente de que estar na Liga A da Ligas Nações é fulcral para a sua evolução e que, por isso, os dois últimos jogos da fase de grupos são mais ainda para ganhar. Francisco Neto, no entanto, acredita poder crescer a querer ganhar como até aqui, pelo que se espera que o estilo de jogo português – com bola, a envolver todas as jogadoras, com duas avançadas rápidas e móveis, com Kika Nazareth como dínamo ofensivo da equipa, com bola a correr pela relva desde o terço mais recuado, incluindo a guarda-redes na circulação de bola, atraindo a pressão adversária, procurando o corredor central primeiro para depois libertar nas alas, com arrojo, com vontade de “jogar à bola” e não ficar a ver a outra equipa jogar – se mantenha mesmo perante a necessidade mais premente de vencer.

    Verdade seja dita: apesar das duas derrotas por 2-1 ante a Áustria, não me parece má política. O que esta equipa de Portugal já joga e ainda pode vir a jogar vai certamente ser a base para a construção de um futuro não muito longínquo vitorioso. Resta saber se chega para o futuro mais próximo.

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    BnR: Os jogos deste grupo têm sido equilibrados, mas o grupo em si nem tanto, porque os jogos equilibrados têm caído mais para um lado do que para os outros e, por isso, Portugal, na próxima e última dupla jornada, tem mais necessidade de vencer. Nesses dois jogos, vai olhar mais para o ter que vencer ou o processo de crescimento continua a ser o mais importante?

    Francisco Neto: Nós a crescer queremos ganhar. Se calhar, se pensássemos de outra forma, baixávamos linhas, procurávamos estimular só os contra-ataques. Mas não foi isso que nos levou ao Campeonato do Mundo, não foi isso que nos permitiu ganhar à Noruega, não foi isso que nos permitiu equilibrar o jogo na segunda parte contra a França. A mensagem é clara, elas sabem que temos uma ideia de jogo audaz e corajosa para elas. Para nós, enquanto equipa técnica, não há passo atrás.

    BnR: Na primeira parte, houve um momento em que deu para ouvir o Francisco a dizer à Patrícia Morais: “Patrícia, chama a pressão”. O Francisco Neto falava há pouco de Portugal ter querido partir o jogo a dado momento. Falhou alguma coisa nessa estratégia de chamar a pressão para que Portugal tivesse que mudar o plano e partir mais o jogo?

    Francisco Neto: Partir o jogo foi mais a partir do 1-2. Nós estávamos a ligar desde trás, mas não faz sentido, quando as adversárias não tomam uma atitude. Nós costumamos dizer isto a brincar, mas falando a sério: elas paradas quase conseguiam defender. Então, a grande ideia era atrair, fazê-las andar, fazê-las movimentar, para que elas começassem a saltar na nossa pressão e aí conseguíssemos ligar. E foi isso que conseguimos fazer. Muitas vezes, na segunda parte, conseguimos encontrar a Kika, que lançou muitas vezes a Diana. A Norton, na primeira parte, muito por jogadas individuais, também conseguiu sair da pressão.

    Outras declarações:

    “Há coisas que são globais e que tivemos as mesmas lacunas em alguns momentos”.

    “Criámos oportunidades suficientes para vencer este jogo”.

    “Fizemos um jogo com muita competência em muitos momentos”.

    “Temos que melhorar a nossa capacidade de finalização e não permitir os ataques adversários”.

    “Não deixámos de ser uma equipa que luta até ao fim”.

    “O grande objetivo é fazer o nosso trabalho na última dupla jornada”.

    “Provámos nestes quatro jogos que não somos inferiores a ninguém”.

    “Temos de continuara a crescer”.

    “Quisemos partir o jogo, sabíamos que iam baixar linhas”.

    BnR: A Dolores dizia que enquanto houver possibilidades, vão lutar. A verdade é que se a França não perder perante a Noruega, Portugal está fora da luta pela final-four. Isso vai alterar alguma coisa?

    Dolores Silva: “Temos de ser fiéis a nós mesmos. Ainda faltam seis pontos importantes e queremos lutar para manter Portugal entre os melhores, que é o nosso objetivo”.

    Outras declarações:

    “O plano era ganhar três pontos, era reagir em nossa casa, diante dos nossos adeptos”.

    “Mais uma vez, em muitos momentos do jogo, conseguimos ter mais bola, mas só com golos é que podemos ser felizes”.

    “Pretendemos jogar na primeira liga, frente às melhores”.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Frederico Varandas deixa mensagem aos adeptos do Sporting: «Aconteça o que acontecer, não consigo ter maior admiração pelo grupo»

    Frederico Varandas falou aos jornalistas após o Rio Ave x Sporting. Presidente dos leões tocou na atualidade desportiva.

    Petit: «Parabéns ao Sporting, foi um justo vencedor, nós fomos uns dignos vencidos»

    Petit analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    Rui Borges após confirmar final da Taça de Portugal: «É incrível este grupo»

    Rui Borges analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    João Tomé: «O Sporting é uma equipa que está muito bem e preparou o jogo com respeito a nós»

    João Tomé analisou o Rio Ave x Sporting das meias finais da Taça de Portugal. Leões seguem em frente e estão no Jamor.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    O golo de honra de André Luiz no Rio Ave x Sporting da Taça de Portugal

    André Luiz foi o autor do único golo do Rio Ave na eliminatória diante do Sporting. Encontro das meias finais da Taça de Portugal.

    Sporting volta a vencer Rio Ave e está na final da Taça de Portugal

    O Sporting está na final da Taça de Portugal. Depois da vitória em Alvalade, vitória em Paços de Ferreira sobre o Rio Ave.

    Barcelona vence Mallorca pela margem mínima e cimenta liderança da La Liga

    O Barcelona derrotou o Mallorca por 1-0 na 33ª jornada da La Liga. Culés mantém a liderança isolada da competição.

    Saída noturna no FC Porto com mais 3 envolvidos resulta em 2 novos processos disciplinares e mais uma multa

    Continuam a surgir novos contornos relativos à saída noturna pela festa de Otávio Ataíde. Samu Aghehowa, Danny Namaso e Neuhén Pérez envolvidos.

    A ascensão dos Houston Rockets | NBA

    Os Houston Rockets passaram do 11º lugar na conferência...

    Viktor Gyokeres marca e dilata a vantagem do Sporting no jogo e nas meias finais da Taça de Portugal

    Mais um golo do Sporting, mais um de Viktor Gyokeres na temporada. Leões a vencer o Rio Ave por 2-0 (4-0 na eliminatória).

    Matheus Nunes marca nos descontos e dá vitória iniciada por Bernardo Silva ao Manchester City na receção ao Aston Villa

    O Manchester City empatou na receção ao Aston Villa na abertura da 34ª jornada da Premier League. Dois clubes procuram top-5.

    PSG com golo de Vitinha empata em casa do Nantes e continua percurso invencível na Ligue 1

    O PSG continua o percurso incólume na Ligue 1. Na 29ª jornada da Ligue 1, empate a um golo em casa do Nantes.

    Iker Muniain e Arábia Saudita: «Se tiver de ir para qualquer um destes clubes será a chatice da minha vida»

    Iker Muniain recusou a possibilidade de rumar à Arábia Saudita. Médio espanhol representa o San Lorenzo da Argentina.

    Manchester United de Ruben Amorim mais perto de fechar contratação de reforço sonante

    O Manchester United está cada vez mais próximo de fechar a contratação de Matheus Cunha. Avançado representa o Wolverhampton.