Portugal 1-3 Polónia (Sub-21): O sonho português termina da pior forma

- Advertisement -

Foi em Chaves que se decidiu o play-off de apuramento para o Campeonato Europeu de Sub-21. Portugal desperdiçou a vantagem que trazia da primeira mão e quando foi preciso arriscar, não o soube fazer, acabando por jogar sem cabeça e somente com o coração.

Começando pelas equipas iniciais, Rui Jorge decidiu não fazer alterações em relação à primeira mão, pretendendo jogar em 4-4-2 losango, sem um ponta-de-lança “de raiz” em campo. Já o seleccionador polaco queria controlar o meio-campo com a formação de 4-5-1.

No início do jogo, a Polónia tentava controlar o esférico e surpreendeu o público português ao abrir o marcador aos cinco minutos. O central Bielik respondeu da melhor forma a um canto, sem oposição da defesa portuguesa.

E sem dar tempo a Portugal para assentar, aos oito minutos, Kownacki apareceu sozinho na área a cabecear para o fundo das redes. Portugal entrava de maneira terrível e, num instante, via-se a correr atrás do resultado e da eliminatória.

Aos poucos, a nossa Selecção aproximava-se da área adversária, mas nunca criou realmente perigo. Tanto a finalização como o último passe estavam a falhar e parecia necessário mexer na equipa ainda antes do intervalo.

Até que, aos 24 minutos, a Polónia festejou de novo, desta vez por intermédio de Szymański. A jogada começou numa perda de bola a meio campo e a defesa lusa não acertou com as marcações, facilitando assim a tarefa dos polacos.

Os polacos vieram com a sua estratégia bem montada
Fonte: Sportowefakty

A substituição há muito desejada chegou ao minuto 38, com a entrada de Rafael Leão. No entanto, este foi movido para o flanco esquerdo. Confesso que não compreendi esta estratégia, uma vez que Portugal continuava a insistir nos cruzamentos para a área, onde Diogo Jota se encontrava sozinho, perante os centrais polacos.

O intervalo foi uma pequena bênção para os pupilos portugueses. Entraram muito bem na segunda parte, com a intenção de aumentar o ritmo e chegar rapidamente ao golo.

Nos primeiros momentos, valeu o guarda redes Grabara para manter a baliza dos polacos inviolável, mas Portugal finalmente marcou, à passagem do minuto 52. Bom cruzamento de Diogo Gonçalves, na direita, que Diogo Jota aproveitou com um excelente remate de cabeça. A esperança aumentava um pouco.

Após o golo, Portugal tentou manter o mesmo ritmo. No entanto, com o passar do tempo, as oportunidades iam escasseando e a defesa polaca controlava muito bem o resultado.

Não ajudou o facto de a estratégia portuguesa consistir em cruzamentos para a área, onde só estavam Diogo Jota e João Félix. A defesa polaca não dava hipóteses e fazia uso do seu físico para se impor perante os adversários.

Era óbvio o cansaço português e as entradas em campo de Xadas e Heriberto Tavares não surtiram o efeito desejado. Apesar da vontade, a última ocasião de perigo ocorreu após uma boa combinação entre Leão e Jota, quando ainda faltavam vinte minutos para o fim da partida.

Terminou assim o sonho português de chegar ao Europeu. O que devia ter sido um jogo calmo e que evidenciasse as qualidades da equipa, começou da pior maneira e foi impossível para a Seleção recuperar dos erros iniciais.

Onzes iniciais:

Portugal: Joel Pereira; Diogo Gonçalves, Jorge Fernandes, Diogo Leite, Yuri Ribeiro; Stephen Eustáquio, André Horta (Heriberto Tavares 77’), Gedson Fernandes (Xadas 68’), João Carvalho (Rafael Leão 38’); João Félix, Diogo Jota.

Polónia: Grabara; Gummy, Wieteska, Bielik, Pestka; Kapustka, Jagiello (Michalak 55’), Dziczek, Zurkowski, Szymański (Józwiak 68’); Kownacki (Swiderski 90+4’).

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

João Félix e o golo 1000 de Cristiano Ronaldo: «Vai ficar na história do futebol»

João Félix concedeu uma entrevista e abordou a relação com Cristiano Ronaldo no Al Nassr e na Seleção Nacional.

João Félix e a possibilidade de representar o Real Madrid: «Teria sido o maior traidor do futebol»

João Félix concedeu uma entrevista ao jornal AS e falou sobre a possibilidade de representar o Real Madrid.

João Félix recorda saída do Benfica para o Atlético Madrid: «Obviamente que não me arrependo»

João Félix concedeu uma entrevista ao jornal AS e recordou vários pontos da sua carreira no Atlético Madrid e Barcelona.

Roy Keane e as acusações ao Manchester City: «Escolheram fazer batota e merecem ser castigados»

Roy Keane deixa críticas ao Manchester City devido às acusações de infrações às regras financeiras da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado do Atlético Madrid critica declarações de José Mourinho: «O espetáculo com os papéis parece-me uma birra»

Álex Baena reagiu às críticas de José Mourinho à arbitragem após o encontro entre Atlético Madrid e Real Madrid.

Sporting rendido a Sergi Altimira: médio espanhol prepara-se para ganhar ainda mais protagonismo

O Sporting quer atribuir um papel de maior protagonismo a Sergi Altimira, depois das exibições neste início de temporada.

Ramaz Svanadze sucede a Willy Sagnol como novo selecionador da Geórgia

Ramaz Svanadze assinou contrato até ao final de 2028, pela seleção da Geórgia, assumindo o papel do antigo selecionador Willy Sagnol.