Portugal 2-0 Eslováquia (Sub-17): Corredores d´ouro

    A CRÓNICA: TRANQUILIDADE DO TRIUNFO DE PORTUGAL SÓ PERTO DO FINAL

    Enquanto anfitrião do grupo 5 da ronda de elite do Europeu 2023 Sub-17, a Seleção Nacional recebeu congénere eslovaca, no Estádio do Fontelo, em Viseu.

    Portugal mostrou, desde o início, ao que vinha e empurrou os jogadores adversários para a sua grande área. Assim, não foi de admirar que o primeiro golo tenha chegado muito cedo. Aos 6´, canto pela esquerda cobrado pelo lateral Rayhan Momade com Martim Ferreira, ao segundo poste, finalizar para o fundo da baliza.

    Os jovens portugueses continuaram a ter mais bola e a explorar a sua maior qualidade nos corredores. No entanto, além de um par de remates sem pontaria, não houve movimentações realmente perigosas para a baliza eslovaca.

    Por volta dos 25 minutos, a pressão asfixiante da Seleção Nacional sobre o adversário diminuiu e permitiu à seleção orientada por Marek Bazik subir no terreno.

    No entanto, as melhores oportunidades da primeira parte surgiram uma para cada lado à beira do intervalo, Primeiro, numa das melhores combinações do ataque português, Nuno Patrício assistiu Gonçalo Moreira que, de calcanhar, atirou ao poste da baliza de Hudok. No lance imediatamente a seguir, Kosa assistiu Henyig, mas Gonçalo Ribeiro foi rápido a sair da baliza e a fazer a mancha perante o adversário, na sua única defesa em todo o jogo.

    Na segunda parte, os portugueses voltaram à procura do segundo golo, novamente com os flancos em foco. Contudo, as oportunidades escasseavam e Alex Hudok fez a primeira defesa da tarde apenas aos 57´.

    Já depois de esgotadas as substituições, foram precisamente dois elementos do banco a garantirem a tranquilidade. Diogo Lobão deu para Rodrigo Duarte que, da direita na grande área, rematou cruzado e colocado para um golo de belo efeito.

    Portugal soma assim três pontos e tem tantos quanto a Polónia que ganhou à Chéquia por 1-0. A equipa das Quinas volta à ação, três dias depois da estreia, frente à Polónia e termina o apuramento para o Europeu 2023 de Sub-17 frente à Chéquia.

    A FIGURA

    Rayhan Momade – O lateral esquerdo da Seleção Nacional Sub-17 cobrou o canto que deu origem ao primeiro golo. Sem grande trabalho a defender, o jovem jogador esteve ainda muito envolvido no movimento ofensivo da equipa das Quinas e nos desequilíbrios criados pelo seu corredor. No entanto, Gil Martins, Martim Fernandes e Gonçalo Moreira também merecem um destaque igualmente muito positivo pela dinâmica criada pelos flancos.

    O FORA DE JOGO

    Portugal Eslováquia
    Fonte: Slovenský futbalový zväz

    Alex Dovicak – É verdade que nenhum dos laterais eslovacos teve vida fácil frente aos laterais e extremos de Portugal. Contudo, foi pelo lado direito que Portugal arranjou espaço para fazer os dois golos. Faltou mais disciplina de posicionamento do jovem defesa e algum apoio dos colegas do seu lado. Ainda se atrapalhou, perto do final, ao ser displicente com a bola nos pés, na grande área, e permitir a Nuno Patrício ficar com o esférico e tentar visar a baliza eslovaca.

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    Nenhum elemento das duas seleções prestou declarações à imprensa.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Julian Nagelsmann não será o novo treinador do Bayern Munique

    Julian Nagelsmann prepara-se para renovar o seu contrato com...

    Frederico Varandas tem trunfos para manter Rúben Amorim no Sporting

    Frederico Varandas quer manter Rúben Amorim para a próxima...

    FC Porto muito perto de contratar Francisco Conceição em definitivo

    O FC Porto conta com Francisco Conceição emprestado pelo...

    Eduardo Quaresma a um passo de renovar com o Sporting

    Eduardo Quaresma vai prolongar muito em breve o seu...
    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.