Portugal 4-0 Liechtenstein: Estreia a golear para Roberto Martínez

    A CRÓNICA: PORTUGAL AVASSALADOR DESTRÓI LIECHTENSTEIN COM QUATRO GOLOS

    Num estádio José Alvalade esgotado e vestido a rigor, assim como se exige nas grandes ocasiões, a “nova” seleção de Portugal, com Roberto Martínez ao leme, recebeu e venceu o Liechtenstein por 4-0, na primeira jornada da fase de qualificação para o Europeu de 2024.  

    O novo ciclo sob a orientação do treinador espanhol começou com uma novidade tática importante: a defesa com três centrais – Danilo, Inácio e Rúben Dias -, escolha que Martínez tinha dado como possível durante a sua primeira conferência de antevisão a um jogo como selecionador de Portugal. 

    Esta defesa mais robusta deu oportunidade a Gonçalo Inácio de se estrear com a camisola da seleção principal, e logo a titular. 

    Nas restantes zonas do campo, o selecionador confiou em jogadores já experientes nas respetivas posições, dando a responsabilidade do ataque à dupla formada por Ronaldo e João Félix. 

    E a propósito do capitão português, hoje colecionou mais um recorde: a partida contra o Liechtenstein foi o jogo 197 com a camisola das quinas. Nenhum jogador, de nenhum outro país, tem tantas presenças com a sua própria seleção.

    Portugal começou muito afirmativo, com clara vontade de desbloquear prontamente o marcador. Dito e feito. Aos oito minutos, um remate rasteiro de João Cancelo, desde a entrada da grande área, entrou comodamente no fundo da rede de Buchel, para inaugurar o marcador.

    A equipa das quinas mostrou em toda a primeira parte uma grande fluidez de jogo, fruto de uma ótima posse de bola e da confiança entre os seus protagonistas, chegando com extrema facilidade aos últimos vinte metros forasteiros, mas desperdiçando também muito.

    Ao longo dos primeiros 45 minutos, foram diversas as oportunidades para Portugal bisar no marcador, entre as quais as que passaram pelos pés de Ronaldo, Danilo e Bruno Fernandes.

    A oportunidade mais clamorosa de mexer novamente no marcador saiu dos pés de Palhinha, que aos 38 minutos disparou um remate rasteiro venenoso que, por muito pouco, não acertou na baliza.

    O monólogo português repetiu-se também na segunda parte, mas desta vez foi mais frutífero, visto que em cinco minutos o conjunto das quinas conseguiu marcar mais dois golos. 

    O primeiro foi na sequência de um cruzamento de João Cancelo da direita, que encontrou Bernardo Silva na grande área, ele que atirou para o fundo da baliza, assinando o 2-0. Pouco depois, novamente com uma iniciativa do lateral do Bayern Munique, atingido na grande área, Portugal conquistou um penálti convertido por Cristiano Ronaldo, para fazer o 3-0. 

    Contudo, o póquer no resultado não tardou a chegar e aos 61 minutos o golo passou novamente pelos pés de Cristiano Ronaldo, que concretizou um pontapé livre indefensável de fora da área forasteira, assinando assim o seu 120.º golo com a camisola da seleção portuguesa.

    Até ao fim, o plantel comandando por Roberto Martínez assaltou sem sucesso a baliza de Buchel que, quase heroicamente, conseguiu travar sozinho muitas das tentativas da equipa caseira de ampliar a vantagem no marcador. No apito final, o desfecho foi 4-0 para Portugal, que conquistou os primeiros três pontos do grupo e a liderança do mesmo.

    A FIGURA 

    Portugal
    Fonte: Lara Carriço / Bola na Rede

    João Cancelo – O lateral do Bayern Munique foi protagonista de uma grande prestação, sendo autor do primeiro golo que abriu o marcador, e foi sempre por sua iniciativa que chegaram os sucessivos dois golos. 

    Menção honrosa para Cristiano Ronaldo, que hoje chegou aos 120 golos com a camisola das quinas, demostrando uma vez mais todo o seu carisma e quanto ainda pode ser uma peça fundamental para esta seleção.  

    O FORA DE JOGO 

    Liechtenstein jogadores
    Fonte: Lara Carriço / Bola na Rede

    Liechtenstein – Apesar do grande desequilíbrio (previsível) entre as duas equipas, a seleção comandada por Pauritsch desiludiu sobretudo pela atitude remissiva que teve frente a Portugal. Só o guarda-redes, Buchel, merece uma nota positiva, sendo o único a ter dado tudo por tudo para defender a sua baliza. 

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    PORTUGAL

    BnR: Mister, boa noite. Parabéns pela vitória. Toda a equipa esteve muito bem em campo, e é difícil escolher quem foi o melhor, então pergunto: de quem esperava um pouco mais em termos de prestação?

    Roberto Martínez: Entrei em campo dando oportunidade a todos os meus jogadores de me surpreenderem e demostrarem que são capazes. Gosto de saber que tenho um jogador como Gonçalo Inácio, que demostrou personalidade e que conseguiu crescer ao longo dos 90 minutos. Aguardo que todos os meus jogadores cresçam ainda mais ao longo do tempo. 

    LIECHTENSTEIN

    BnR: Mister, boa noite. Antes do jogo afirmou que a sua seleção está num estado de mudança, tendo também novos jogadores convocados. As mudanças levam tempo, mas não acha que hoje faltou sobretudo a atitude certa para enfrentar Portugal? 

    René Pauritsch: A minha equipa é composta por jogadores semiprofissionais, atletas que também têm um segundo trabalho, portanto não. Acho que eles deram tudo em campo e fizeram tudo o que lhes pedi. Portanto estou muito satisfeito com a prestação deles.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Paola Amore
    Paola Amorehttp://www.bolanarede.pt
    A Paola nasceu e cresceu na Itália, mas há seis anos foi “adotada” por Lisboa, onde atualmente reside. Formou-se em Comunicação e Jornalismo na Sapienza - Universitá degli Studi di Roma, e atualmente está a tirar uma Pós-Graduação na Universidade Católica Portuguesa em Comunicação e Marketing de Conteúdos. Viu a sua primeira partida de futebol com seis anos e nunca mais parou, decidindo que um dia ia tornar jornalista de desporto, sonho que concretizou aos 21 anos, quando adquiri a sua carteira profissional. Adora ouvir os jogos de futebol no rádio, sobretudo Liga Serie A e Liga Portugal, e adora visceralmente o Alessandro Del Piero. É mais fácil encontrá-la em qualquer estádio ou pavilhão - porque também gosta de vólei e futsal – que não na sua casa!