logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

Mundial 2022 Portugal

Portugal x Gana | Ganha quem tiver mais Gana(s), cambada!

Campeonato do Mundo, 1.ª jornada do Grupo H: quinta-feira, 16h, 28 de novembro de 2022

A ANTEVISÃO: RECUPERAR A DUPLA ESTEBES – PAIÃO E CALCAR OS FAIT-DIVERS NA RELVA

Podemos regressar ao Mundial de 1986 e recuperar o hino de José Estebes e de Carlos Paião, por favor? Pelos vistos, prescindimos da viagem – não entremos em loucuras orçamentais porque o Natal está aí à porta – e arranjamos a canção inolvidável. Há quem diga que o melhor momento do México 86’ foi o triunfo sobre a poderosa Inglaterra de Lineker e Peter Shilton, mas eu discordo. “Vamos lá Cambada” superou o trilho que a Seleção Nacional percorreu rumo ao olvido.

Aposta agora até 50€ através deste link no jogo Portugal x Gana sem risco!

Fernando Santos colocou um target na sua cabeça e na cabeça dos seus jogadores e garantiu ser um defensor dos direitos humanos desde 1975. Até aqui, tudo muito bem. Não está incomodado com nada e garante ter muitas ganas para vencer o Gana. Resta saber quantos volumes de tabaco levou e de que forma vai arranjar os restantes – caso estejam em falta – sabendo que não quer sair do Catar tão cedo.

Durante a conferência de imprensa de antevisão, relembrou também o Mundial 2018, na Rússia, e falou no clima de instabilidade que os jogadores viveram naquele período.  Ao que parece, o tema “desemprego” ainda não saiu do balneário português, uma vez que a maior coqueluche do futebol português está na fila do IEFP, com a senha em riste.

Fait-divers à parte, calquemos a relva e a quadra.

O adversário de Portugal, comandado por Otto Addo, é sinónimo de imprevisibilidade. A seleção africana tem vindo a implementar dinâmicas táticas evoluídas e crescido como equipa no que à organização defensiva e ofensiva concerne. O amigável mais recente, defronte da Suiça, ilusra um exemplo de adaptação ao estilo de jogo a la moda do futebol europeus. O Gana está habituado a estas andanças – como na gíria se profere – promete trazer para o encontro com a Seleção o perfume e a alegria dos seus atletas.

Qualidade e opções viáveis são palavras que caracterizam a seleção lusa.  Por esssa razão, o favoritismo é atribuído a uma das metades da Península Ibérica. O encontro com a Nigéria, apesar de amigável, pode servir como matéria de estudo para o primeiro jogo do grupo H do Campeonato do Mundo. Iniciar a competição com uma vitória é importante. Juntar à vitória a solidez em todos os processos e a solidariedade de um grupo forte é essencial. A receita para o sucesso não fugirá muito disto.

Ah, temos mais um motivo para sorrir: o Nuno Mendes gosta de pregar sustos às pessoas, mas já lhe passou.

 

10 DADOS ESTATÍSTICOS

  1. Cristiano Ronaldo pode tornar-se o primeiro jogador a marcar em cinco fases finais do Mundial;
  2. Portugal e Gana defrontaram-se apenas uma vez e o resultado sorriu aos lusitanos: 2-1, no Mundial 2014;
  3. A melhor prestação do Gana em Campeonatos do Mundo ocorreu em 2010, na África do Sul: foi eliminado pelo Uruguai nos quartos-de-final da prova, após grandes penalidades (4-2).
  4. A melhor prestação de Portugal no Mundial remonta a 1966, em Inglaterra: terceiro lugar na prova, depois de bater a extinta União Soviética por 2-1, com golos de Eusébio e José Torres;
  5. Caso jogue, Bruno Fernandes completa amanhã a 50ª internacionalização;
  6. André Ayew é jogador com mais internacionalizações de sempre pelo Gana;
  7. Cristiano Ronaldo é o melhor marcador de sempre da Seleção Nacional: 117 golos apontados;
  8. No índice de vitórias pela Seleção Nacional, Fernando Santos apresenta 61,54% e está apenas atrás de Otto Glória (64,29%) e Humberto Coelho (66,67%);
  9. Mariano Barreto foi o único selecionador português a orientar o Gana, durante a temporada 2005/2006;
  10. Fatawu Issahaku é o único jogador do Gana a atuar num clube português (Sporting CP).

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Bernardo Silva Portugal
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Bernardo Silva (Portugal) – De classe mundial. Um dos melhores vagabundos que Portugal viu jogar. Parece recatado com a bola, mas é impressão do espectador. Já demonstrou serviço à Pátria, mas ainda não impôs o primor técnico que o distingue em competições de maior envergadura. Os astros brilham quando estão alinhados e em sentido. Bernardo Silva reluz pelo próprio pé e ajuda a equipa a cintilar. É a cobertura de um bolo bastante apetitoso, se Fernando Santos o souber confecionar. Que comece o espetáculo!

 

Mohammed Kudus (Gana) – 22 anos? O mundo está enganado e mal sabe. (Ainda) não é um indiscutível na seleção ganesa. Mohammed Kudus é uma das batutas que rege o futebol holandês e que lhe confere a vivacidade que o retrata. O médio do AFC Ajax é uma das maiores enxaquecas que os defesas adversários podem ter dada a velocidade, o drible compassado e a agilidade de que dispõe. Apesar da eliminação, o ganês subiu à montra da Liga dos Campeões e demonstrou o porquê de ter dez golos em 21 jogos realizados até á data. O Mundial pode fazer-lhe ainda melhor…

 

XI´S PROVÁVEIS

Portugal: Diogo Costa; J. Cancelo, Pepe, R. Dias e N. Mendes; W. Carvalho, Otávio, B. Silva e Bruno Fernandes; C.Ronaldo e J. Félix.

Selecionador: Fernando Santos

“Em 2014, no Brasil, sabia a qualidade que o Gana tinha. As equipas africanas têm muito talento e vão sempre crescendo a nível tático. Hoje em dia são equipas muito mais completas. Vai ser difícil, mas estamos confiantes.”

 

Gana: Ati-Zigi; Tariq Lamptey, Mohammed Salisu, Daniel Amartey e Baba Rahman; Elisha Owusu, Salis Samed e Jordan Ayew; Iñaki Williams, Daniel Afriyie, e André Ayew.

Selecionador: Otto Addo

“Temos de ser bravos neste jogo, ser confiantes. Os jogadores estão preparados e concentrados. Temos de defender bem, é certo. Os jogos até agora neste Mundial têm sido muito equilibrados, com resultados muito ‘apertados’ e acredito que o nosso será igual.”

 

PREVISÃO DO RESULTADO: PORTUGAL 3-1 GANA

Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA