Apuramento Mundial 2026, 3.ª jornada: 11 de outubro de 2025, 20h45.
A ANTEVISÃO: A SELEÇÃO NACIONAL QUER SOMAR PONTOS IMPORTANTES NO INÍCIO DA DUPLA JORNADA EM ALVALADE
Após o início exemplar da seleção de Portugal na primeira pausa internacional desta época, frente à Arménia e à Hungria fora de casa (5-0 e 3-2, respetivamente), o próximo desafio é um duelo caseiro frente à Irlanda, na continuação do rumo ao Mundial, na América do Norte.
Para o jogo de amanhã, o selecionador Roberto Martinez dispõe de todos os jogadores convocados, incluindo as novidades do plantel previamente anunciado para este estágio, com Nuno Tavares a substituir João Neves. O defesa de 25 anos, da Lázio, volta a entrar nas contas do treinador espanhol, após ter substituído anteriormente Diogo Dalot, na lista de setembro para os jogos fora.
Nuno Tavares chega desta vez no lugar de João Neves, atualmente a recuperar de uma lesão e fora das quatro linhas pelo PSG. A decisão de integrar o médio português foi invertida, após as reclamações do PSG, acerca do estado físico do jogador e a impossibilidade de contribuir sem riscos, especialmente durante a pausa internacional, sendo então dispensado do estágio em Oeiras, na segunda-feira.
Destaques para o regresso de Nélson Semedo, Matheus Nunes e Rafael Leão, ausentes da convocatória de setembro.
O jogo será importante para o desfecho do grupo F, uma vez que Portugal pode matematicamente se qualificar para o Campeonato do Mundo, já em outubro, com duas jornadas por realizar.
Já a Irlanda, precisa de ter uma boa prestação nos seus jogos de outubro para manter viva a esperança de chegar aos dois primeiros lugares de qualificação (Portugal está em primeiro, com seis pontos, seguido da Arménia, no segundo posto, com três).
A formação do selecionador islandês Heimir Hallgrímsson, conta com 24 jogadores para esta jornada, entre eles, Evan Ferguson, avançado da Roma e o guarda-redes Caoimhín Kelleher, do Brentford, alguns nomes de peso provenientes da Premier League, na defesa e ataque irlandês.
Em declarações à imprensa, Jake O’Brien, defesa do Everton, afirmou que a maior parte do plano de jogo consiste em aproveitar as oportunidades fornecidas e ser pacientes com o eventual domínio de posse de bola da Seleção: «sabemos que são uma equipa de topo, por isso, não esperamos ter a posse de bola 60 a 70%. […] Mas temos de nos esforçar, ser compactos a defender e não lhes dar nada de graça».
O árbitro nomeado é Ivan Kružliak, da Eslováquia.
10 DADOS RÁPIDOS
- Em jogos de qualificação a contar para o Mundial, Portugal e Irlanda enfrentaram-se pela última vez em 2021, no Grupo A.
- A Seleção Nacional venceu por 2-1 em casa, enquanto o confronto em solo irlandês resultou num empate nulo.
- A última vez que a Irlanda teve um selecionador estrangeiro, foi também a última vez que a equipa qualificou-se para um torneio internacional, com o Campeonato da Europa de 2016
- A Irlanda já não marca presença num Mundial desde 2006.
- A Irlanda tem no total três presenças em fases finais na história do Mundial.
- Tendo em conta a redução nos jogos de qualificação para acomodar a expansão do Mundial, com uma vitória em Alvalade, Portugal estará a três pontos da sua qualificação mais rápida de sempre desde o Mundial de 1966.
- Jogando em casa, Portugal nunca perdeu nos seis jogos contra a Irlanda.
- Nos últimos cinco jogos entre as seleções, Portugal venceu três confrontos, empatou uma vez, e a Irlanda venceu um jogo.
- Nas suas últimas cinco partidas, a Irlanda tem uma vitória, três empates e uma derrota, contra a Arménia no Grupo F de Portugal.
- A Irlanda atualmente, encontra-se na 61.ª posição do Ranking FIFA, enquanto Portugal está na 5.ª posição.
JOGADORES A TER EM CONTA

Nuno Mendes – Após grandes exibições na semana passada, sendo o homem do jogo contra o Barcelona na Champions League, e na Ligue 1 contra o Lille, o lateral esquerdo entra na dupla jornada como, discutivelmente, o melhor do Mundo na sua posição. Nuno Mendes tem todos os sinais positivos para continuar a sua grande forma no seu regresso a Alvalade.

Evan Ferguson – O jovem avançado de 20 anos da Roma, por empréstimo do Brighton, ainda não se estreou a marcar pelo clube italiano. Apesar disso, Ferguson continua a ser uma grande valia para a seleção irlandesa, marcando dois dos quatro golos da equipa nesta fase de qualificação.
XI´s PROVÁVEIS
Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Vitinha, João Palhinha, Bruno Fernandes, Pedro Neto, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.
Treinador: Roberto Martínez
«Primeiro é ter o melhor desempenho contra a Irlanda e ir passo a passo. A fase de apuramento são seis jogos. A nossa preparação é para a Irlanda. Não podemos subestimar a Irlanda. O segundo jogo em 72 horas é difícil. Esperamos uma reação da Irlanda. O resto pode ser perigoso».
Irlanda: Caoimhín Kelleher, O’Brien, Collins, O’Shea, Scales, Ogbene, Cullen, Smallbone, Manning, Finn Azaz e Evan Ferguson
Treinador: Heimir Hallgrímsson
«Vamos jogar contra uma das melhores equipas do mundo e corrigir o que correu mal na Arménia. Vai ser um teste muito importante para nós e para sabermos em que nível é que estamos».
PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 3-1 Irlanda