Sub21: Grécia 0-4 Portugal: Gregos abatidos pela classe e nota artística!

10660600_758620110845865_1293176246_n

A seleção nacional de sub-21 continua em grande. Os comandados de Rui Jorge foram a Xanthi golear a seleção grega por 4-0, num resultado que apenas pode pecar por escasso, devido a uma excelente exibição de Barkas, guardião da equipa da casa.

Portugal entrou sem ponta de lança fixo, com Gelson Martins, Ricardo Horta e Gonçalo Guedes a formarem um trio de ataque móvel, e que esperava atacar os gregos com a sua enorme capacidade técnica. Na primeira parte, o jogo foi um pouco morno, com a seleção lusa a ter algumas dificulades em ultrapassar a defensiva helénica e quase sem criar oportunidades de golo. Só tinham havido duas jogadas dignas de registo, uma de João Cancelo na direita e um “raide” de Gelson Martins no lado esquerdo, em que ultrapassou 4 adversários e cruzou para um bom remate de Bruno Fernandes. Porém, na última jogada antes do intervalo, Portugal chegou ao golo: Ricardo Horta recuperou a bola no meio campo grego e assistiu Gonçalo Guedes, que começou a abrir o livro. O jovem do Benfica sentou um grego e rematou cruzado para o fundo das redes de Vassilis Barkas.

A seleção lusa ia assim em vantagem para a segunda parte e mais descansada ficou com o 2-0, apontado por Gelson Martins, apenas 5 minutos após o reatamento do encontro. O extremo do Sporting beneficiou de uma excelente jogada de Gonçalo Guedes, que foi à linha no flanco direito e cruzou para a pequena área. Gelson apenas precisou de encostar para a baliza deserta. Guedes estava endiabrado e foi uma das peças mais importantes da manobra portuguesa neste jogo. Rui Jorge continua a montar muito bem a nossa seleção de esperanças, dando oportunidade a vários jogadores, envolvidos em diferentes esquemas táticos, o que dificulta sempre a tarefa às equipas adversárias. A juntar ao “fator treinador”, existe ainda a enorme capacidade técnica da maioria dos nossos elementos, claramente superiores aos jogadores das outras seleções deste escalão.

Gonçalo Guedes foi o homem do jogo em Xanthi; Fonte: Facebook oficial de Gonçalo Guedes
Gonçalo Guedes foi o homem do jogo em Xanthi;
Fonte: Facebook oficial de Gonçalo Guedes

Com uma vantagem de dois golos e sem que os gregos assustassem a defesa nacional (Bruno Varela não teve trabalho durante todo o encontro), Rui Jorge mexeu na equipa. Durante a segunda metade, entraram Iuri Medeiros, Francisco Ramos e Gonçalo Paciência para os lugares de Gelson Martins, Rony Lopes (jogo apagado do criativo que está a jogar no Monaco) e Ricardo Horta. A equipa das “quinas” continuou a dominar a partida e foi sem surpresa que apareceram mais dois tentos nos últimos minutos. João Cancelo, após uma magnífica combinação com Gonçalo Guedes, “sentou” um defesa grego e fuzilou a baliza de Barkas no terceiro; Gonçalo Paciência apontou o quarto, no último lance, após assistência de Iuri Medeiros.

Portugal lidera assim o seu grupo de qualificação, com 3 vitórias em outros tantos encontros, ostentando ainda um saldo de 12 golos marcados (média de 4 por jogo) e apenas um golo sofrido, na deslocação à Albânia. Nesta partida, além de Guedes, destaque muito positivo para Bruno Fernandes (capitão de equipa, esteve em quase todo o lado, a roubar bolas, a distribuir jogo e também apareceu na área para finalizar), Rafa e João Cancelo (os dois laterais estiveram muito seguros e também apoiaram o ataque, com o jogador do Valencia a marcar um golo) e Ricardo Horta (o atacante do Málaga foi uma das principais figuras em quase todas as jogadas perigosas de Portugal, durante o tempo em que esteve em campo).

Portugal pode estar seguro, parece-me que nesta campanha vamos repetir o pleno de vitórias que marcou o apuramento para o último Europeu.

A Figura:
Gonçalo Guedes – O avançado do Benfica esteve em grande. Começou como falso ponta de lança e teve dificuldades na luta com os centrais gregos. Contudo, libertou-se com o excelente golo que apontou, no final da primeira parte. Na segunda parte fez as assistências para os segundo e terceiro golos, e ainda ajudou no plano defensivo.

O Fora de Jogo:
Seleção grega – Esta equipa está igual à seleção principal do país. Sem ideias, frágil defensivamente, e sem granjear apoio junto do povo helénico. Após a vitória sobre o Liechtenstein, a equipa esteve muito mal e foi nula no aspeto ofensivo, no jogo que marcou a estreia de Antonis Nikopolidis, guarda redes campeão europeu em 2004, como treinador principal deste conjunto.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Welcome to Portuguese League | Estrela da Amadora x Alverca

Não foi preciso esperar muito tempo para, no mesmo palco, ver a representação extremada do surrealismo que por vezes a Primeira Liga nos presenteia. O Estrela da Amadora x Alverca teve de tudo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quero jogadores capazes de jogar futebol»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. Custódio Castro analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Faria responde ao Bola na Rede: «Pretendemos ter mobilidade e tirar referências individuais ao adversário»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. José Faria analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting insiste em Yeremay Hernández e prepara terceira proposta

O Sporting está interessado em garantir a contratação de Yeremay Hernández neste mercado de transferências de verão. O jogador pertence aos quadros do Deportivo de La Coruña.

PUB

Mais Artigos Populares

Getafe derrota Sevilha para a La Liga

O Getafe foi à Andaluzia vencer o Sevilha por duas bolas a uma, em jogo da segunda jornada da La Liga, realizado durante a noite desta segunda-feira.

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

Atenção, Benfica: eis a razão pela qual Carlos Álvarez tem somado poucos minutos em 2025/26

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica neste mercado de transferências. O jogador representa o Levante. O espanhol esteve lesionado nas últimas semanas.