Toti Gomes vs Diogo Leite: uma “discussão” com razão de ser no centro da defesa lusa?

Roberto Martínez tem mantido a aposta em Toti Gomes como opção para a defesa nacional, em detrimento de Diogo Leite.

Continua a causar estranheza a muita gente, inclusive a mim mesmo, que não entendo esta opção por parte do selecionador nacional português. Toti Gomes é um jogador de grande qualidade, com apenas 24 anos e uma margem de progressão enorme, no entanto, não tem o peso que Diogo Leite tem na defesa da sua equipa.

Também com 24 anos de idade, o jovem central formado na invicta é titular absoluto do 1. FC Union Berlin, onde disputou até ao momento todas as partidas realizadas pelo conjunto alemão nesta época.

Olhando para a convocatória e para a maneira de jogar do técnico espanhol, entendo a necessidade de contar com um defesa central esquerdino, porque pode ser um fator diferenciador na saída de jogo com bola, e uma mais-valia, ter um central a jogar com o seu pé dominante no flanco esquerdino.

Será que Toti é superior a Diogo Leite?

Na minha opinião, são dois jogadores que estão em patamares próximos, no entanto, acredito que Diogo Leite apresenta outro estatuto e uma maior evolução ao longo dos anos, o que faz dele o meu eleito para esta convocatória e para todas as outras.

Depois de alguns empréstimos, fixou-se no onze do Union como titular absoluto, e tem brilhado, inclusive na Liga dos Campeões, tendo também já envergado a camisola do FC Porto por diversas ocasiões. Para mim, Diogo Leite é claramente superior a Toti Gomes, sendo que até jogam ambos em esquemas de três centrais, o que é claramente proveitoso para o esquema de Martínez ao lema das “quinas”.

Com Bonucci ao seu lado, Leite ganhou agora mais um argumento de peso para continuar a crescer ao lado de um dos mais consagrados da posição dos últimos anos, o que pode elevar bastante a sua qualidade.

Defesa que ganha não mexe?

Parece este o lema de Roberto Martínez nesta armada lusa! Com uma linha de três centrais, onde têm brilhado Rúben Dias, António Silva e Gonçalo Inácio, com Danilo e Pepe a entrarem a espaços, a missão de entrar neste onze luso parece difícil tanto para o já internacional Toti, como para Diogo Leite.

Apesar de serem dois jogadores com bastantes argumentos, ainda não têm o rendimento que todos os estes nomes que enunciei antes têm. No entanto, Pepe pode estar cada vez mais perto de arrumar as botas, e até o próprio Danilo pode avançar no terreno e abrir uma janela de oportunidade na convocatória para mais homens no centro da defesa.

Com tudo isto, estou bastante contente por termos na nossa seleção, dores de cabeça tão positivas como esta, numa altura em que temos de olhar também com mais atenção para nomes como Tomás Araújo e David Carmo.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.