Será o chocolate belga o melhor do mundo?

O avançado de 25 anos do Manchester United já conta com quatro golos no Mundial e não tenciona ficar por aqui. Os números do jogador de José Mourinho, ao serviço do seu país, são arrasadores: 40 tentos em 71 partidas, o que o torna no melhor marcador de sempre da sua seleção. Com uma envergadura alta, possante fisicamente e com uma aptidão natural para finalizar, Lukaku tem-se revelado uma peça chave no esquema desenhado por Roberto Martínez, combinando na perfeição com Eden Hazard e Dries Mertens no ataque da equipa.

Romelu Lukaku já leva quatro golos no Mundial e promete não ficar por aqui
Fonte: RBFA

Mas nem tudo é um mar de rosas na seleção belga: as lacunas defensivas do conjunto de Martínez são algumas. Alinhando preferencialmente num sistema de três centrais (Alderweireld, Boyata e Vertonghen), com Meunier e Carrasco a funcionarem como laterais mais ofensivos, a Bélgica deixa bastante a desejar quando é obrigada a defender mais recuada no terreno. Sendo que o jogo com a Inglaterra é um caso à parte (as duas seleções já estavam apuradas), os belgas ainda não enfrentaram nenhuma equipa verdadeiramente perigosa, que deixasse a nu as debilidades defensivas existentes.

Terminando a falar do meio-campo, onde todos os jogos começam, parece ser nesta área do terreno que se tem sentido uma maior supremacia belga. De Bruyne e Witsel têm formado uma dupla formidável, que prima pelo transporte da bola pelo chão em detrimento de um futebol mais direto. O facto de serem dois jogadores altos e fortes fisicamente tem também sido essencial em alguns duelos no centro do campo.

Há anos que se fala da abundância de opções desta Bélgica. É, indubitavelmente, um dos maiores poços de talento do futebol mundial. Com as principais figuras (Hazard, De Bruyne e Lukaku) a jogar na Premier League, a conquista de uma grande competição é cada vez mais urgente. Depois da desilusão no Europeu, será no Mundial que o chocolate belga confirma finalmente o estatuto de melhor do mundo?

Foto de Capa: RBFA

Artigo revisto por: Jorge Neves

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.