França 2-1 Países Baixos (Sub-17): A confirmação da melhor seleção

- Advertisement -

A CRÓNICA: SLORY AMEAÇOU A SURPRESA, MAS KUMBEDI VESTIU-SE DE THURAM PARA A GLÓRIA

Terminou com festa gaulesa o Europeu sub-17. A França era a grande favorita nas casas de apostas, no arranque da competição, e acabou por confirmar essa superioridade dentro das quatro linhas, ao derrotar os Países Baixos por 2-1, na final de Netanya.

A turma de José Alcocer, que derrotou Portugal nas meias-finais (3-2), até começou em desvantagem, graças a um golo de Slory, logo a abrir a 2.ª parte, mas conseguiu a reviravolta e alcançou a 3.ª vitória na prova, depois de 2004 (destacaram-se nos seniores depois nomes como Samir Nasri, Costil, Ben Harfa, Benzema, Constant e Ménez) e 2015 (Édouard foi a figura da final, com um hat-trick, mas estavam também nomes como Upamecano, Ikoné, Reine-Adélaide ou Luca Zidane).

Diga-se que Sael Kumbedi foi o herói deste encontro, com um bis em poucos minutos (57’ e 60’), sendo que o primeiro golo foi um grande remate, de pé esquerdo. Na verdade, a França fez por merecer a conquista, não só pela capacidade para reagir à desvantagem, mas também porque foi melhor no 1.º tempo (entrada muito forte, com duas bolas nos ferros nos primeiros 10 minutos), e ameaçou mesmo o 3.º golo na etapa complementar da partida.

Do outro lado, os Países Baixos são a nação com mais vitórias nesta competição, vinham mesmo de duas conquistas consecutivas (2018 e 2019), mas não conseguiram lidar com a superioridade gaulesa nesta final, depois de ultrapassarem a Sérvia nas meias-finais.

 

A FIGURA

Sael Kumbedi – O defesa do Le Havre foi o melhor lateral da competição, mas despediu-se da prova com brilhantismo. Além da profundidade oferecida, como vinha sendo hábito, e de muita capacidade física e rigor no momento defensivo, Kumbedi fez dois golos, que garantiram a reviravolta no jogo e a taça para a França.

 

O FORA DE JOGO

Gabriel Misehouy – O neerlandês vinha sendo o melhor jogador da equipa na prova e por ele passava todo o jogo ofensivo dos Países Baixos, mas esteve desaparecido na final. Anulado pelo poderoso meio-campo francês, o criativo do Ajax não fez a diferença e a turma de Mischa Visser bem sentiu a sua falta para chegar a mais um troféu no escalão.

 

ANÁLISE TÁTICA – FRANÇA

A turma de José Alcocer apresentou-se no habitual 4-3-3, com Zaire-Emery a ‘6’, atrás da dupla Atangana Edoa e Doué. No ataque, Byar surgiu pela direita, Saettel pela esquerda e o capitão Mathys Tel ocupou o eixo do ataque.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Olmeta (6)

Sael Kumbedi (9)

Mawissa Elebi (7)

Bitshiabu (7)

Belocian (4)

Zaire-Emery (8)

Atangana Edoa (7)

Désiré Doué (6)

Naim Byar (5)

Saettel (6)

Mathys Tel (8)

SUBS UTILIZADOS

Vungele (6)

Guegin (6)

Elyaz Zidane (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – PAÍSES BAIXOS

O conjunto neerlandês apareceu também no habitual 4-2-3-1. Gabriel Misehouy comanda todo o futebol ofensivo da equipa e parte da posição ’10’, à frente da dupla Vos e Milambo. Nos flancos, surgem Slory e Babadi, enquanto Jason van Duiven ocupa a frente de ataque.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Kuijsten (6)

Rovers (5)

Thijmen Blokzijl (8)

Huijsen (5)

Breinburg (4)

Silvano Vos (6)

Milambo (4)

Slory (7)

Gabriel Misehouy (4)

Babadi (5)

Jason van Duiven (6)

SUBS UTILIZADOS

Kleijn (6)

Henry (5)

Agougil (-)

Boerhout (-)

Van der Heuvel (-)

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo reside em Oliveira do Bairro, é licenciado e tem mestrado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Desde muito cedo que o desporto e o futebol em particular fazem parte da sua vida, tendo também cultivado o gosto pela escrita e análise do fenómeno. Além do desporto-rei, interessa-se também por ciclismo, basquetebol, ténis ou futsal.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora exige que Rio Ave honre acordo por André Luiz e ameaça levar o caso a tribunal

A venda de André Luiz ao Olympiacos pode resultar num caso em tribunal. O Estrela da Amadora pede 10% da proposta feita pelo Benfica ao Rio Ave.

Torreense rouba dois talentos de 18 anos a clube da Ligue 2

O Torreense anunciou as contratações dos jovens Adama Baradji e Titalom Penka, provenientes do Stade Reims. Ambos têm apenas 18 anos.

Primeira Liga: eis os árbitros nomeados para os encontros da 21.ª jornada

A Liga Portugal anunciou as nomeações do Conselho de Arbitragem para os jogos da 21.ª jornada, incluindo o clássico entre FC Porto e Sporting.

FC Porto x Sporting: Já é conhecido o árbitro que irá dirigir o clássico

A Liga Portugal anunciou que Luís Godinho será o árbitro principal do encontro da 21.ª jornada entre o FC Porto e o Sporting, na próxima segunda-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho, Rui Costa, dirigentes e jogadores: estrutura do Benfica em peso a assistir às decisões da Youth League

De José Mourinho a Rui Costa, são várias as figuras de peso do Benfica no Benfica Campus. Águias decidem futuro na Youth League.

Nuno Espírito Santo pode ser despedido sem indemnização caso o West Ham seja despromovido da Premier League

O contrato de Nuno Espírito Santo com o West Ham inclui uma cláusula que indica que o técnico pode ser demitido sem compensação se for despromovido.

Pep Guardiola revolta-se com assassinatos nos EUA: «Podemos fazer tudo, mas ainda nos matamos uns aos outros. Porquê?»

Pep Guardiola mostrou que está atento ao mundo para lá do futebol e deixou uma mensagem humanista. Declarações fortes do treinador do Manchester City.