A duas matrioskas do Europeu

ESCALA NA RÚSSIA RUMO A INGLATERRA

O mês de abril vai ser fundamental para as portuguesas. Digamos que é mesmo decisivo para marcar presença na fase final do campeonato da Europa. Temos uma seleção forte e competente e que tem vindo a crescer devido à constante aposta por parte dos clubes portugueses no Futebol Feminino.

Já mostrámos que conseguimos lutar frente a seleções com ranking semelhante ou até mais alto do que o nosso. Basta relembrar os embates frente à Finlândia e à Escócia em que houve uma boa réplica por parte das jogadoras portuguesas.

O pior obstáculo pode ser mesmo a segunda mão na Rússia devido às baixas temperaturas que, em princípio, devem marcar também presença. Um aspeto que também já tinha tido presença assídua no jogo frente à Finlândia em que a sensação térmica parecia não ser a mais indicada para estar num jogo. Contudo, as questões climatéricas são impossíveis de controlar e necessitam de uma adaptação por parte da equipa, seja ao relvado (devido ao possível gelo) ou mesmo a nível de condição física.

Portugal começa a caminhada neste play-off para o Europeu em terras lusas a 9 de abril e quatro dias depois tem encontro marcado na Rússia, muito provavelmente na cidade de Moscovo.

Tal como a seleção russa, Francisco Neto também tenta com que o núcleo de jogadoras se mantenha sempre o mesmo por uma questão de conhecimento mútuo por parte das jogadoras, cumprindo claro os padrões de qualidade que tanto quer. Uma decisão que, pessoalmente, concordo a 100% pelo facto de ser desta forma que, normalmente, os grupos funcionam de uma melhor maneira.

Na preparação para estes dois jogos decisivos, as jogadoras e a própria comitiva não podem de todo pensar no histórico “negro” que Portugal tem perante a Rússia no Futebol Feminino. Nem mesmo em rankings. Cada jogo é um jogo e bem preparado pode existir surpresas, porque de facto o Futebol é rico nisso: em surpresas. Os golos podem vir de qualquer jogadora, pois o sentimento português é de que em abril, com mais uma viagem ao Leste Europeu, a história se repita e em 2022 se oiça bem alto A Portuguesa em Terras de Sua Majestade.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal defronta Estados Unidos em jogo amigável marcado 2026

Portugal vai defrontar os Estados Unidos em jogo amigável. O encontro está marcado para março de 2026, em Atlanta.

Nacional da Madeira vê problema resolvido e vai a jogo com o FC Porto

A Liga Portugal apresentou soluções para o problema do Nacional da Madeira relativo à viagem para defrontar o FC Porto.

Liverpool e Chelsea equacionaram contratar internacional belga no mercado de verão

Liverpool e Chelsea ponderaram avançar para a contratação de Malick Fofana do Lyon no mercado de verão.

Rio Ferdinand destaca defesa do Manchester United de Ruben Amorim: «Adoro-o»

Rio Ferdinand teceu elogios às características de Leny Yoro, defesa central do Manchester United de Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal bate Polónia na segunda ronda da Liga Elite de Sub-20

Portugal venceu a Polónia por 2-1, na segunda jornada da Liga Elite de Sub-20. Foi o segundo triunfo em dois jogos para a equipa orientada por Oceano Cruz.

Frederico Varandas será candidato à presidência do Sporting em 2026

Frederico Varandas vai candidatar-se á presidência do Sporting em 2026. O atual presidente quer avançar para o terceiro mandato.

Al Qadisiyah confirma contratação de Otávio ao Al Nassr

Otávio é reforço confirmado pelo Al Qadisiyah. O médio internacional português deixou o Al Nassr a título definitivo.