📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tribuna VIP: Euro Sub-21 – Portugal quer mandar num lago de «pequenos grandes tubarões»

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Inicia-se esta quarta-feira mais um Europeu de sub-21, disputado este ano num molde peculiar e adaptado às circunstâncias da pandemia. Dividido entre dois países (Hungria e Eslovénia), o torneio vai ter um hiato de pouco mais de dois meses entre a fase de grupos, disputada neste final de mês, e a fase a eliminar (que vai ser jogada entre o final de maio e os primeiros dias do mês de junho, de forma a não coincidir com o Europeu dos «grandes»).

Portugal vai voltar a estar presente na prova mais importante de seleções jovens da UEFA, depois de uma qualificação bem conseguida, na qual venceu nove partidas e perdeu uma (fora de casa, perante os Países Baixos). A seleção de Rui Jorge terminou com os mesmos pontos dos holandeses, mas o confronto direto ditou que a equipa das Quinas tivesse concluído o apuramento na segunda posição. Nada de aflitivo em termos concretos, porque já se sabia que o sorteio da fase de grupos do Europeu seria muito provavelmente bastante exigente. E tal dado, de resto, acabou por se confirmar, com Portugal a ficar emparelhado com Inglaterra, Croácia e Suíça no Grupo D da competição.

O EUROPEU DE SUB-21 COMEÇA AGORA! EM QUEM APOSTAS PARA VENCER? DIZ-NOS A TUA OPINIÃO E SEGUE JÁ PARA A BET.PT!

E o que podemos esperar da prestação dos rapazes de Rui Jorge durante a semana que aí vem? O percurso recente dos sub-21 portugueses abre margem para uma confiança forte, embora com traços de moderação, olhando à dificuldade dos adversários logo nesta primeira fase. Portugal possui uma geração de grande talento, apesar de vários dos convocados não estarem a ser aposta regular nas equipas que representam. E isso pode pesar de forma ainda mais vincada, numa prova que ao contrário do que é usual, vai começar a ser disputada em plena época de clubes.

O grupo não sofre mudanças demasiado significativas por comparação com a equipa que terminou a fase de apuramento, apesar de algumas ausências relevantes (desde logo, Jota e Rafael Leão por lesão e Nuno Mendes e Pedro Neto, que passaram a fazer parte do figurino da seleção principal). No sector mais recuado, prevê-se que «os Diogos» (Costa, Dalot, Queirós e Leite) continuem a ter um papel relevante, com Tiago Djaló, Tomás Tavares e Thierry Correia (titular na grande maioria dos últimos jogos do Valência) a ocuparem o outro lugar na linha defensiva.

Do meio-campo para a frente, a base do apuramento mantém-se também, com a entrada de «substitutos» que aproveitaram lesões e ausências para apanhar a «ponte aérea» para a Eslovénia. Florentino, Fábio Vieira e Vitinha devem manter o protagonismo que lhes foi dado durante a fase de qualificação, com Pedro Gonçalves a poder saltar para primeiro plano, dada a temporada tremenda ao serviço do Sporting. Filipe Soares, Gedson Fernandes e Daniel Bragança acrescentam soluções de crédito firmado à zona intermediária, com o ataque a contar com nomes de qualidade indiscutível mas que nem sempre jogaram no caminho para a fase final, como Trincão, Gonçalo Ramos (o substituto de Rafael Leão) ou João Mário, além do mais regular Dany Mota e das revelações Tiago Tomás e Francisco Conceição (convocados como consequência de uma temporada de alto nível nos respetivos clubes).

O jovem portista tem sido peça fundamental na seleção sub-21
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

O grupo de convocados dá garantias de competitividade a Rui Jorge, apesar de algumas das prestações mais recentes da equipa de sub-21 portuguesa não terem sido totalmente convincentes. E pela frente, vão estar na fase de grupos três adversários de elevada monta. A Croácia vai ser a primeira oponente de Portugal, na quinta-feira dia 25, seguindo-se no dia 28 a partida frente a Inglaterra e o derradeiro encontro da primeira fase do Euro a ter lugar no dia 31, perante a Suíça.

A formação balcânica, orientada pelo antigo internacional Igor Biscan, fez uma fase de apuramento personalizada num grupo competitivo (com República Checa, Grécia ou Escócia) e apresenta um grupo de jogadores de bastante potencial, que inclui os talentosos Nikola Moro, Luka Ivanusec e Lovro Majer (com formação no Dinamo Zagreb) e elementos com experiência em alguns dos principais campeonatos, como Domagoj Bradaric (Lille) ou Petar Musa (Union Berlin, embora cedido pelo Slavia Praga). Os croatas jogaram durante a fase de qualificação em 4-3-3, com pontuais passagens pelo 4-4-2.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia empata na La Liga com Thierry Correia e André Almeida a titulares

O Valencia empatou 1-1 na casa do Rayo Vallecano para a jornada 14 da La Liga. Thierry Correia e André Almeida foram titulares.

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Costa dá palpite de quem ganhará Futebolista do Ano do FC Porto: «Já lhe perguntei se estava preparado para o discurso»

Diogo Costa acredita que Rodrigo Mora ganhará o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Declarações durante a Gala Dragões de Ouro.

Eustáquio e a Gala Dragões de Ouros: «É importante para os mais novos perceberem a grandeza do FC Porto e que não é só...

Stephen Eustáquio, médio do FC Porto, sublinha a importância da Gala dos Dragões de Ouro nas gerações mais jovens.

André Villas-Boas na Gala Dragões de Ouro: «Hoje celebramos muito da nossa história»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, já falou na Gala Dragões de Ouro. Eis o que disse o líder dos azuis e brancos.