Estará na hora de passar o testemunho?

- Advertisement -

Terminou a aventura da equipa das quinas na Rússia e o que é facto é que a prestação da selecção campeã europeia foi bastante discreta, tanto em termos de resultados como em termos de futebol jogado em si.

Pessoalmente, eu acredito que o público português no geral defende que o seleccionador Fernando Santos merece uma segunda oportunidade e ainda tem algum crédito devido à conquista do europeu. No entanto, nos espaços informativos sobre futebol existentes na televisão, nos jornais e nas redes sociais, foram raros os comentários ou crónicas em que não havia críticas dirigidas ao Engenheiro.

E a verdade, é que os tempos mudam e o nosso futebol cresce, mas a selecção de todos nós teima em repetir erros cometidos em Mundiais anteriores e que acabam por ter papel influente no desenrolar da competição, nomeadamente, a célebre aposta na política de continuidade. E quanto a isso, o Senhor Engenheiro não pode ficar isento de responsabilidades.

José Fonte mostrou que já não tem andamento para este nível competitivo
Fonte: Selecções de Portugal

Começando a olhar para a convocatória, até se verificaram algumas melhorias em relação aos mundiais de 2002 e 2014, com a presença de seis jogadores com uma idade máxima de 23 anos. Por outro lado, persiste a aposta nalguns jogadores que mostraram que já não têm andamento para este nível competitivo, principalmente o caso de José Fonte, que joga no penúltimo classificado da Superliga chinesa. A aposta teimosa em Cedric Soares, quando temos um lateral-direito no campeão espanhol e outro que foi o melhor lateral direito da Seria A e acabou de se transferir para o hepta-campeão italiano, também é bastante questionável.

Depois, é particularmente importante que o treinador tenha um modelo moldável, que se ajuste às características dos jogadores que tem à disposição e foi aqui que a aposta na continuidade mais se notou. Fernando Santos repetiu o mesmo erro de Paulo Bento em 2014 ao tentar replicar ao máximo o modelo que o fez chegar ao céu em 2016: um modelo em que a equipa abdica da posse de bola e entrega a iniciativa de jogo ao adversário.

O problema aqui é que vários jogadores da equipa nesta época estiveram longe de ter o mesmo desempenho que tiveram há duas épocas atrás, tais como Adrien Silva, João Mário, José Fonte e Raphael Guerreiro. E a quebra de forma desses jogadores resultou numa significativa perda de eficiência desse mesmo modelo, situação que se verificou principalmente na defesa em que a mesma linha defensiva que há dois anos atrás defendia de forma exemplar, passou a cometer sucessivos erros defensivos que nos custaram a eliminação precoce da competição. No entanto, o mais preocupante nem é o que se viu nos jogadores campeões europeus na Rússia, mas sim naqueles que entraram recentemente na selecção, entre os quais Bernardo Silva, que falhou o Europeu devido a lesão.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting aumenta vantagem contra o AVS SAD na Taça de Portugal

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 2-0 nos quartos de final da Taça de Portugal. Paulo Vítor fez autogolo aos 49 minutos.

Atlético Madrid goleia Real Bétis e fecha o lote de equipas apuradas para as meias-finais da Taça do Rei

O Atlético Madrid foi à Andaluzia vencer o Real Bétis por cinco bolas a zero, em jogo dos quartos de final da Taça do Rei.

Fulham de Marco Silva continua interessado em ponta de lança da Eredivisie

O Fulham vai voltar à carga pela contratação de Ricardo Pepi. O ponta de lança pertence aos quadros do PSV Eindhoven.

Liga Saudita responde a Cristiano Ronaldo: «Nenhum indivíduo, por mais importante que seja, determina decisões além do seu próprio clube»

A Liga Saudita deixou uma mensagem de resposta ao protesto de Cristiano Ronaldo, que já falhou uma partida da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado de verão já mexe em fevereiro: Inter Milão em contactos por guarda-redes da Premier League

O Inter Milão entrou em contactos com os representantes de Guglielmo Vicario, guarda-redes que pertence aos quadros do Tottenham.

Série B do Brasileirão sofre alteração importante: eis a mudança de formato

A Série B do Brasileirão vai mudar de formato esta temporada, no que diz respeito às promoções, passando a existir duas subidas diretas.

Diogo Gonçalves confirmado como reforço do Konyaspor

O Konyaspor anunciou a contratação de Diogo Gonçalves. O avançado português de 28 anos assinou contrato válido para as próximas duas temporadas e meia.