Taça Asiática: Ponto de situação no sonho oriental

Fase de Grupos:

Fonte: Asian Cup 2019

No grupo A, os anfitriões EAU começaram com um empate arrancado a ferros (penalti polémico nos últimos minutos), mas encarrilharam e terminaram o grupo na primeira posição, com mais um ponto que a Tailândia e o Bahrain, que também seguiram para os oitavos de final. Já a India, que teve a vitória mais contundente do grupo (4-1 à Tailândia), ficou mesmo pelo caminho.

No grupo B, a Jordânia foi a maior surpresa: terminou em primeiro lugar sem sofrer qualquer golo, com destaque para a vitória sobre os campeões em título. Precisamente a Austrália ficou no segundo posto, ao passo que Palestina (foi um dos dois piores terceiros) e Síria disseram adeus à competição.

Paulo Bento e a “sua” Coreia do Sul começaram muito bem a competição, ao fazer o pleno de vitórias no grupo C. Seguiram-se a China e o surpreendente Quirguistão (derrotas tangenciais com China e Coreia). Arredada ficou a estreante Filipinas, com zero pontos.

O agrupamento D tinha o Irão de Carlos Queiroz como grande favorito e não dececionou. Depois de golear o Iémen e derrotar o Vietnam, os já apurados iranianos cederam um empate perante o Iraque, que terminou com os mesmos sete pontos que o adversário. O Vietnam, fruto da vitória sobre o lanterna vermelha Iémen, também se apurou.

Uma das surpresas desta fase foi o Qatar. Apostando forte em criar uma seleção consistente até ao Mundial 2022 (que será jogado em sua casa), a formação do golfo levou de vencidos todos os adversários do grupo E, marcando dez golos e não sofrendo nenhum. A Arábia Saudita garantiu confortavelmente o segundo lugar, ao passo que o Líbano leva o prémio de azarado da competição: terminou no terceiro lugar, com 3 pontos e um goal-average de 4-5, os mesmos números que o Vietnam no grupo D. No entanto, na luta pelos quatro melhores terceiros lugares, o Líbano ficou em quinto por ter visto mais cartões amarelos que os vietnamitas. Já a Coreia do Norte, foi goleada em todos os jogos.

Por último, no grupo F, um renovado Japão fez o pleno de vitórias, mesmo sem encantar, com três triunfos pela margem mínima. O Uzbequistão demonstrou qualidade individual e coletiva e garantiu o segundo lugar. Omã vendeu caras as derrotas com os dois primeiros e garantiu o apuramento para os oitavos-de-final ao vencer o Turquemenistão, último sem qualquer ponto.

Qatar e Arábia Saudita: uma prova de que o futebol pode reconciliar dois países de relações cortadas
Fonte: Asian Cup 2019
João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Milão garante médio da Ligue 1 por 20 milhões de euros

O Inter Milão fechou a contratação de Andy Diouf por 20 milhões de euros. O médio representa o Lens da Ligue 1.

Filipe Luís rejeita comparações com Jorge Jesus: «Se não é o melhor da história do Flamengo…»

Filipe Luís, atual treinador do Flamengo, rejeitou ser comparado com Jorge Jesus, depois de uma vitória diante do Internacional.

Presidente do Nápoles admite não ter contratado Viktor Gyokeres por promessa a Antonio Conte

O presidente do Nápoles admitiu ter planeado a contratação de Viktor Gyokeres, mas o negócio acabou por não se concretizar devido a uma promessa feita a Antonio Conte.

Já são conhecidos os onzes iniciais do Santa Clara x Shamrock Rovers

O Santa Clara defronta o Shamrock Rovers na primeira mão do playoff de acesso à Conference League. O encontro está marcado para as 20h00.

PUB

Mais Artigos Populares

Olheiro BnR | Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic representa mais do que uma aposta de futuro: é já uma solução concreta para o presente do Benfica.

Al Shabab interessado em médio alemão que realizou 115 jogos pelo Benfica

O Al Shabab está interessado em garantir o passe de Julian Weigl. O médio alemão pertence ao Borussia Monchengladbach.

Benfica retoma negociações com o Wolfsburg depois de acertar termos pessoais com Mohamed Amoura

O Benfica retomou as negociações com o Wolfsburg por Mohamed Amoura. O avançado argelino já acertou os termos pessoais com os encarnados.