Taça Asiática: Ponto de situação no sonho oriental

- Advertisement -

Fase de Grupos:

Fonte: Asian Cup 2019

No grupo A, os anfitriões EAU começaram com um empate arrancado a ferros (penalti polémico nos últimos minutos), mas encarrilharam e terminaram o grupo na primeira posição, com mais um ponto que a Tailândia e o Bahrain, que também seguiram para os oitavos de final. Já a India, que teve a vitória mais contundente do grupo (4-1 à Tailândia), ficou mesmo pelo caminho.

No grupo B, a Jordânia foi a maior surpresa: terminou em primeiro lugar sem sofrer qualquer golo, com destaque para a vitória sobre os campeões em título. Precisamente a Austrália ficou no segundo posto, ao passo que Palestina (foi um dos dois piores terceiros) e Síria disseram adeus à competição.

Paulo Bento e a “sua” Coreia do Sul começaram muito bem a competição, ao fazer o pleno de vitórias no grupo C. Seguiram-se a China e o surpreendente Quirguistão (derrotas tangenciais com China e Coreia). Arredada ficou a estreante Filipinas, com zero pontos.

O agrupamento D tinha o Irão de Carlos Queiroz como grande favorito e não dececionou. Depois de golear o Iémen e derrotar o Vietnam, os já apurados iranianos cederam um empate perante o Iraque, que terminou com os mesmos sete pontos que o adversário. O Vietnam, fruto da vitória sobre o lanterna vermelha Iémen, também se apurou.

Uma das surpresas desta fase foi o Qatar. Apostando forte em criar uma seleção consistente até ao Mundial 2022 (que será jogado em sua casa), a formação do golfo levou de vencidos todos os adversários do grupo E, marcando dez golos e não sofrendo nenhum. A Arábia Saudita garantiu confortavelmente o segundo lugar, ao passo que o Líbano leva o prémio de azarado da competição: terminou no terceiro lugar, com 3 pontos e um goal-average de 4-5, os mesmos números que o Vietnam no grupo D. No entanto, na luta pelos quatro melhores terceiros lugares, o Líbano ficou em quinto por ter visto mais cartões amarelos que os vietnamitas. Já a Coreia do Norte, foi goleada em todos os jogos.

Por último, no grupo F, um renovado Japão fez o pleno de vitórias, mesmo sem encantar, com três triunfos pela margem mínima. O Uzbequistão demonstrou qualidade individual e coletiva e garantiu o segundo lugar. Omã vendeu caras as derrotas com os dois primeiros e garantiu o apuramento para os oitavos-de-final ao vencer o Turquemenistão, último sem qualquer ponto.

Qatar e Arábia Saudita: uma prova de que o futebol pode reconciliar dois países de relações cortadas
Fonte: Asian Cup 2019
João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cole Palmer tem sido associado ao Manchester United e já houve resposta do treinador do Chelsea aos rumores: «Intocável»

Nas últimas semanas, Cole Palmer tem sido associado ao Manchester United. No entanto, o treinador Liam Rosenior confirmou que o médio é «intocável» para o Chelsea.

Andrei Arshavin surpreende com declaração sobre Álvaro Arbeloa: «Espero que ele não se saia bem»

Andrei Arshavin fez um balanço da época do Real Madrid e avaliou o despedimento de Xabi Alonso e a contratação de Álvaro Arbeloa para a equipa merengue.

Frederico Varandas ilibado pelo Tribunal da Relação do Porto após chamar ‘Bandido’ a Pinto da Costa

O Presidente do Sporting, Frederico Varandas foi absolvido pelo Tribunal da Relação do Porto, esta quarta-feira, relativamente ao caso de insultos a Pinto da Costa.

Melvin Boel na antevisão ao Go Ahead Eagles x Braga: «Queremos entrar bem neste jogo»

O treinador do Go Ahead Eagles, Melvin Boel, marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao embate da Europa League frente ao Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Bournemouth anuncia contratações de Rayan e de Christos Mandas

O Bournemouth oficializou as contratação de Rayan e de Christos Mandas. O avançado brasileiro chegou proveniente do Vasco da Gama e o guarda-redes grego foi contratado à Lazio.

Chelsea anuncia rescisão do contrato com Raheem Sterling

Raheem Sterling já não é jogador do Chelsea. O avançado internacional inglês de 31 anos está livre para definir o futuro.

Paulo Fonseca faz história no Lyon ao quebrar recorde de 19 anos

Com a vitória por 5-2 frente ao Metz na Ligue 1, o Lyon de Paulo Fonseca chegou aos 8 triunfos consecutivos, algo que não acontecia desde 2006/07.