Revista do Euro’2016: Áustria

- Advertisement -

TREINADOR

Vinte anos depois, Marcel Koller volta a disputar um Europeu, desta vez como treinador  Fonte: Steindy
Marcel Koller quer continuar a fazer história na Áustria
Fonte: Steindy

Como jogador, o suíço Marcel Koller dedicou toda a sua carreira ao Grasshoppers, de longe o clube mais titulado do seu país – entre 1978 e 1997 jogou 428 jogos, marcou 59 golos e conquistou 7 campeonatos pelo clube de Zurique. Ao seu currículo juntou ainda 56 internacionalizações pela Suíça, ao longo mais de década e meia, e uma participação no Euro 1996. Há precisamente vinte anos.

Assim que terminou o seu percurso dentro dos relvados começou o seu caminho fora deles. Orientou o FC Wil no segundo escalão da Suíça em 1997/98 e seguiu para o FC St. Gallen na época seguinte. Em 2000 conseguiu a proeza de se sagrar campeão nacional num clube que já não celebrava o título desde 1904 e que nunca mais voltou a ficar em primeiro. Foi só em 2002/03 que se sentou na sua “cadeira de sonho”, a de treinador do Grasshoppers. E um ano bastou para que voltasse a sentir o sabor das vitórias: foi com ele que o seu clube de sempre foi campeão pela última vez. Saiu sem glória no início do ano seguinte, depois de falhar o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Deixou o seu país-natal para rumar ao 1 FC Köln em 2003/04, numa experiência mal sucedida de apenas sete meses. Apanhou a formação da Renânia do Norte numa situação complicada e não foi capaz de evitar a depromoção. No ano seguinte, o percurso inverso: pegou no VfL Bochum na Bundesliga 2 e devolveu-o à Bundesliga. Saiu cinco anos depois e o clube voltou a cair na segunda divisão, não tendo regressado desde então aos principais palcos da Alemanha.

Depois disso, uma pausa. Até aceitar o convite da ÖFB para liderar a selecção austríaca em 2011. Falhou o apuramento para o Mundial 2014, ganhando apenas metade dos jogos da fase de qualificação, mas continuou a merecer a confiança da Federação. Uma aposta ganha, ao que tudo indica. Hoje, a Áustria está no 10.º lugar do ranking da FIFA, à frente de países como França, Itália ou Inglaterra, e tem legítimas aspirações a fazer uma “gracinha” no Euro 2016.

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Eis os adversários do Benfica, Marítimo e Águas Santas na Liga Europeia

Está definida a fase de grupos da Liga Europeia de Andebol. Eis os adversários e grupos do Benfica, Marítimo e Águas Santas.

Atenção, Benfica: Jhon Durán fora dos treinos do Al Nassr

Jhon Durán já não treina no Al Nassr. Benfica está tentar contratar o avançado colombiano por empréstimo e há negociações.

Benfica: eis os possíveis adversários na 3ª pré-eliminatória da Europa League no caso de passar o St. Gallen

O Benfica vai jogar contra o St. Gallen na segunda pré-eliminatória da Europa League. Eis os possíveis adversários no caso de passagem.

Imprensa italiana garante: Benfica tem pronta uma oferta de 22 milhões de euros por defesa português

Imprensa italiana diz que o Benfica continua muito interessado em Tiago Gabriel. Águias podem oferecer 22 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting tem plano definido para Maxi Araújo: resistir e renovar

Manter Maxi Araújo e renovar o contrato é o plano do Sporting. Chelsea e Manchester United continuam atentos ao ala uruguaio.

Matheus Mattara renova com o Famalicão

Famalicão anunciou a renovação de Matheus Mattara. O defesa central brasileiro assinou contrato válido até 2031.

Internacional português reforça o Benfica

O Benfica anunciou a chegada de Gonçalo Meireles. O ponta-esquerda assinou contrato com as águias até junho de 2027.