Revista do Euro’2016: Áustria

- Advertisement -

TREINADOR

Vinte anos depois, Marcel Koller volta a disputar um Europeu, desta vez como treinador  Fonte: Steindy
Marcel Koller quer continuar a fazer história na Áustria
Fonte: Steindy

Como jogador, o suíço Marcel Koller dedicou toda a sua carreira ao Grasshoppers, de longe o clube mais titulado do seu país – entre 1978 e 1997 jogou 428 jogos, marcou 59 golos e conquistou 7 campeonatos pelo clube de Zurique. Ao seu currículo juntou ainda 56 internacionalizações pela Suíça, ao longo mais de década e meia, e uma participação no Euro 1996. Há precisamente vinte anos.

Assim que terminou o seu percurso dentro dos relvados começou o seu caminho fora deles. Orientou o FC Wil no segundo escalão da Suíça em 1997/98 e seguiu para o FC St. Gallen na época seguinte. Em 2000 conseguiu a proeza de se sagrar campeão nacional num clube que já não celebrava o título desde 1904 e que nunca mais voltou a ficar em primeiro. Foi só em 2002/03 que se sentou na sua “cadeira de sonho”, a de treinador do Grasshoppers. E um ano bastou para que voltasse a sentir o sabor das vitórias: foi com ele que o seu clube de sempre foi campeão pela última vez. Saiu sem glória no início do ano seguinte, depois de falhar o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Deixou o seu país-natal para rumar ao 1 FC Köln em 2003/04, numa experiência mal sucedida de apenas sete meses. Apanhou a formação da Renânia do Norte numa situação complicada e não foi capaz de evitar a depromoção. No ano seguinte, o percurso inverso: pegou no VfL Bochum na Bundesliga 2 e devolveu-o à Bundesliga. Saiu cinco anos depois e o clube voltou a cair na segunda divisão, não tendo regressado desde então aos principais palcos da Alemanha.

Depois disso, uma pausa. Até aceitar o convite da ÖFB para liderar a selecção austríaca em 2011. Falhou o apuramento para o Mundial 2014, ganhando apenas metade dos jogos da fase de qualificação, mas continuou a merecer a confiança da Federação. Uma aposta ganha, ao que tudo indica. Hoje, a Áustria está no 10.º lugar do ranking da FIFA, à frente de países como França, Itália ou Inglaterra, e tem legítimas aspirações a fazer uma “gracinha” no Euro 2016.

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli revela: «Um dos primeiros telefonemas que recebi depois do título foi de Mourinho»

Francesco Farioli revelou que José Mourinho foi das primeiras pessoas a dar os parabéns pela conquista do título da Primeira Liga.

Al Ula de José Peseiro apura-se para a final do playoff de subida para a Liga da Arábia Saudita de forma dramática

O Al Ula, de José Peseiro, qualificou-se para a final do play-off de subida à primeira divisão saudita ao vencer o Al-Orobah por 2-1.

Imprensa nacional garante: António Silva continua no radar de gigante italiano

A Juventus mantém interesse em António Silva. Imprensa nacional afirma que o defesa do Benfica vê com bons olhos a possibilidade de uma mudança.

Francesco Farioli aborda futuro de Victor Froholdt e Diogo Costa: «Não quero pensar nisso, senão estraga-me o verão»

Francesco Farioli destacou a importância de Victor Froholdt e Diogo Costa no plantel do FC Porto, numa altura em que ambos são cobiçados no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Soares assume comando do Wuhan Three Towns

Ricardo Soares vai assumir o comando do Wuhan Three Towns. Será a terceira passagem do treinador português pelo futebol chinês.

Francesco Farioli destaca jogador do FC Porto: «Está preparado para a Seleção Nacional»

Francesco Farioli diz que Alberto Costa está preparado para a Seleção Nacional. Convocatória para o Mundial é já esta terça-feira.

Jorge Valdano prevê novo Real Madrid de José Mourinho e avisa: «Florentino Pérez não vai vender os heróis»

Jorge Valdano projetou o futuro do Real Madrid com a chegada de José Mourinho e deixou avisos sobre a gestão de Florentino Pérez.