O Dicionário de Fernando Santos: William Carvalho

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

William Carvalho: Fluidez.

Descrever William Carvalho pode ser, simultaneamente, descrever a diferença entre um trinco e um médio defensivo.

É certo que a principal função de um “6” será sempre defender, mas é impossível desvalorizar a importância do médio do Sporting na manobra ofensiva da Seleção Nacional.

Com uma cultura tática e uma inteligência muito acima da média, atributos que também contribuem para a sua eficácia no posicionamento defensivo, William garante, desde logo, muita qualidade na construção e saída de bola, algo que levou a que ganhasse o lugar a Danilo no Euro 2016.

Com William Carvalho em campo, Portugal ganha outra capacidade de circulação, conseguindo controlar a partida de uma forma eficaz. Apesar de não ser um jogador rápido, o médio dos leões imprime muita velocidade no jogo, pela qualidade que garante na posse desde a primeira fase de construção.

No processo defensivo, a sua falta de velocidade e agressividade é compensada pela forma inteligente como se posiciona, não precisando de grandes correrias para roubar a bola.

Um verdadeiro gentleman do futebol que faz o jogo de Portugal fluir.

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Plantel do Manchester United ficou a saber qual o objetivo da época depois do despedimento de Ruben Amorim

Jason Wilcox revelou ao plantel do Manchester United que devem lutar pelo acesso à próxima edição da Champions League.

Títulos Nacionais dos Estrada decidem-se este sábado na Figueira da Foz | Atletismo

A Figueira da Foz recebe este sábado, 17 de janeiro, os Campeonatos Nacionais de Estrada, na distância de dez quilómetros, numa prova que promete elevada

Antevisão: O início da LPFA XVL

A LPFA está, finalmente, de volta! Depois de todas as equipas terem jogado entre si (dentro da sua região) nesta pré-época, temos então a primeira jornada de competição

PSG fecha a porta à contratação de jogador do FC Porto

O PSG estava a ser associado a um possível interesse em Alberto Costa, mas o clube não vai fazer qualquer proposta pelo jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal no Europeu 2026: A main round como medida do sucesso | Andebol

A participação de Portugal no Campeonato Europeu de Andebol...

Análise às equipas #7: Ferrari, a queda que ninguém quis ver chegar

A temporada de 2025 ficará como um dos capítulos mais frustrantes e estruturalmente falhados da história recente da Ferrari. No papel, o projeto era de outro mundo

Estrela da Amadora pode vender avançado para emblema da Segunda Liga Belga

O Estrela da Amadora pode ver Kikas rumar ao Eupen, emblema belga atualmente orientado pelo português Bruno Pinheiro.