Copa América’2015 – Argentina 6-1 Paraguai: Ter Messi é estar perto de tudo

- Advertisement -

internacional cabeçalho

Que prazer é ver esta Argentina quando em dia sim. Juntar Messi, Di María, Pastore e Aguero num campo faz-nos perceber o porquê de amarmos este desporto. Tudo parece fazer sentido quando à inteligência se juntam a enormíssima velocidade de pensamento e execução destes 4. A excelência da exibição de hoje, vincada no massacre do resultado e num futebol ofensivo de sonho, assusta os chilenos para a final e mostra uma Argentina feroz, insaciável e desejosa de recuperar um título que lhe foge há mais de vinte anos.

Azar para o Paraguai, que muito bem se bateu nesta Copa América e já sacudira o paupérrimo Brasil de Dunga para fora da competição, ao ter encontrado a albiceleste inspirada. E quando assim é… muito pouco há a fazer para evitar o descalabro. Com Demichelis e sem Garay, ausente por doença, foi um bem conhecido português a dar o pontapé de saída no pesadelo paraguaio: ao quarto de hora, Rojo aproveitou um ressalto num lance de bola parada para fazer o primeiro. Pouco tardaria para o segundo e, com isso, para o início do festival do extra-terrestre Messi, ao assistir Pastore (que jogo!) para o 2-0 num bom remate cruzado. À meia-hora de jogo a tarefa parecia estar muito bem encaminhada para os homens de Tata Martino. Pois bem, ainda haveria o Paraguai de bater com a mão no peito e fazer valer muito daquilo que o trouxe até esta fase da Copa América à boa maneira sul-americana: o coração. Uma equipa bem montada e organizada, ciente das limitações que a incapacitam de se bater de igual para igual frente aos melhores, mas que nunca se fez rogada e com isso leva uma bonita história para contar desta competição. Foi num belo remate de Barrios – substituiu o lesionado Santa Cruz – que voltaram à vida as esperanças paraguaias, pouco antes do intervalo.

A jogar assim, a Bola de Ouro está mais do que entregue Fonte: Facebook da AFA - Selección Argentina
A jogar assim, a Bola de Ouro está mais do que entregue
Fonte: Facebook da AFA – Selección Argentina

O pior estava, pois, para vir. Com o 2-1 no descanso não era de prever o que a seguir se passou, até tendo em conta o primeiro encontro da fase de grupos com os mesmos intervenientes. Também aí a Argentina se apanhara a vencer por 2-0 mas o adormecimento nas pampas permitiu o 2-2 ao Paraguai e o massacre da segunda parte pode ser visto como a aprendizagem dos argentinos com esse erro. Di María, cruzado e de encosto (onde esteve este Di María em Inglaterra?), Aguero pelo meio dos centrais e Higuaín a fechar o festival pintaram o resultado final com este esclarecedor 6-1. Três assistências para Messi, duas para Pastore e mais um rol de pormenores deliciosos sem fim do quarteto mágico foram a fórmula perfeita e que o Paraguai se viu incapaz de parar.

Jogando assim, a Argentina estará mais perto do que nunca de recuperar um título há muito desejado pelo país. Já contra a Colômbia dera mostras de querer deixar para trás a sonolência da fase de grupos mas encontrando, aí, um inspiradíssimo Ospina na baliza cafetera. Diante do Chile imagina-se um jogo a uma velocidade estonteante (Di María, Messi, Aguero, Vargas, Alexis e Isla no mesmo campo…) e no qual uma possível vitória argentina estará muito dependente de como o seu sector mais recuado (algo lento) conseguir anular as “balas” de Sampaoli. Mas, enfim, quem tem Messi e não só estará sempre mais próximo da taça do que todos os outros…

A Figura:

Pastore – Depois de uma boa temporada no PSG, Pastore surge em excelente nível nesta Copa América. As duas assistências e o golo de hoje mostram o porquê de a sua titularidade ser mais do que justificada.

O Fora de Jogo:

Defesa do Paraguai – Como disse no texto, muito já havia feito o Paraguai em ter chegado até aqui. Apesar disso, hoje a prestação defensiva da selecção de Rámon Diaz foi sofrível e a meia dúzia foi um pesado castigo.

Foto de Capa: Facebook da AFA

Subscreve!

Artigos Populares

Página especializada revela possível equipamento do Benfica para 2027/28: Inspiração na camisola de 1997/98

O portal Footy Headlines revelou aquele que poderá ser o terceiro equipamento do Benfica para a temporada 2027/28, com muitas semelhanças à camisola utilizada há 30 anos

Neemias Queta antevê nova temporada nos Boston Celtics: «Quero ser ainda mais versátil»

O poste português Neemias Queta marcou presença no Media Day de abertura da pré-temporada dos Boston Celtics.

Treino de Portugal traz novidades no boletim clínico para Jorge Jesus após triunfo em Oslo

Bruno Fernandes realizou treino integrado na Suécia, enquanto Francisco Conceição foi entregue ao departamento clínico da Seleção Nacional.

Atenção, Sporting: Georgios Vagiannidis pode falhar o próximo jogo da Grécia por lesão

Segundo o portal grego Enikos, Georgios Vagiannidis está em dúvida para o Grécia x Países Baixos, depois de apresentar queixas durante a vitória sobre a Alemanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Ucrânia empata a zero com a Geórgia e Montenegro conquista vitória nos instantes finais: Eis os resultados da tarde na Liga das Nações

A Ucrânia de Anatoliy Trubin não foi além do empate a zero na Geórgia, enquanto Montenegro bateu a Arménia por 3-2, na 2.ª jornada da Liga das Nações.

AS Roma revela aprovação do projeto de construção do novo estádio: Eis o comunicado oficial

A AS Roma anunciou o arranque do projeto de construção do Estádio de Pietralata. Clube da capital italiana vai deixar o histórico Estádio Olímpico.

Carlo Ancelotti responde às críticas: «Não afeta a ideia que tenho para o futuro desta seleção e destes jogadores»

O desempenho de Carlo Ancelotti tem sido alvo de críticas, depois do empate a um golo no jogo particular com a Austrália.