Espanha: sangue novo (e velho)

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Estupefacção. Foi isto o que a maior parte dos amantes do desporto rei em Portugal sentiram quando receberam a notícia de que Julen Lopetegui, ex treinador do Futebol Clube do Porto, era o novo selecionador da Espanha, a seleção mais dominadora do futebol mundial deste milénio.

A verdade é que foi mesmo o treinador basco, que saiu de Portugal com a imagem bastante desgastada – com muito exagero à mistura, refira-se -, o escolhido para orientar a seleção de nuestros  hermanos, também ela com a imagem algo desgastada num passado recente, no Mundial 2018 a realizar na Rússia. Pode-se dizer que se juntou o útil ao agradável. Lopetegui estava claramente a precisar de um projeto que lhe desse reais possibilidades de limpar a sua imagem e melhorar o seu currículo, e a seleção espanhola desespera por encontrar novamente os trilho da glória, que tão bem lhe assentou entre 2008 e 2012. Apesar de à primeira vista a escolha não parecer a mais óbvia, sou obrigado a concordar com a opção da Federação Espanhola. O ex guarda-redes já tem alguma experiência no que toca a orientar seleções – foi campeão da europa com as seleções sub 19 e sub 21, mostrando ter qualidade no trabalho com jovens valores -, adapta-se ao estilo de jogo dominador e de posse que la roja pratica e é a pessoa indicada para fazer a renovação de uma seleção outrora brilhante, mas que está claramente a precisar de sangue novo.

Depois dos sub21, conseguirá Lopetegui ter sucesso na selecção principal? Fonte: Federação Espanhola de Futebol
Depois dos sub21, conseguirá Lopetegui ter sucesso na selecção principal?
Fonte: Federação Espanhola de Futebol

Mantendo a espinha dorsal da seleção campeã europeia em 2012 – Iniesta, Sergio Ramos, Piqué, David Silva, Jordi Alba, entre outros, continuam a merecer a confiança do selecionador espanhol – e introduzindo novos elementos, com jogadores mais jovens a serem opções mais regulares como Morata, Saúl Ñiguez, Marco Asensio, Sergio Roberto, e aproveitando alguns jogadores mais experientes mas que nunca tinham tido uma verdadeira oportunidade na seleção como Nolito, Vitolo e Aduriz, a verdade é que Lopetegui tem-se dado bem no novo desafio, tem gerido da melhor maneira a mudança, aproveitando o que de bom a equipa já tinha e dando o seu cunho pessoal naquilo que considera que necessita de ser melhorado e, mais importante que isso, tem apresentado bons resultados e ainda não conheceu o sabor da derrota.

Mantendo a filosofia de jogo que tantas alegrias deu à nação espanhola no passado recente – a equipa continua, e bem, com um futebol de posse muito apoiado, requintado e com segurança defensiva -, o selecionador espanhol vai mostrando que houve alguma injustiça na forma como foi tratado nos últimos tempos do seu reinado no dragão e devolveu a esperança aos espanhóis que tiveram prestações muito aquém daquilo que podem fazer nas duas últimas competições internacionais.

Com uma nova conquista no horizonte no Mundial 2018, espera-se que Julen Lopetegui continue a dar seguimento ao bom trabalho, fazendo uma campanha de qualificação tranquila, gerindo da melhor forma  as velhas raposas da seleção e trabalhando a evolução dos jovens que começam a ganhar o seu espaço na Seleção A, ajudando a dar o tal sangue novo que esta equipa tanto precisa.

 

Imagem de capa: Federação Espanhola de Futebol

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Banjaqui após AC Milan x Benfica: «Em cada jogo sinto-me mais confiante»

O Benfica venceu o AC Milan por 2-0 para a primeira jornada da Europa League. Eis o que disse o Daniel Banjaqui no final do jogo.

Ruben Amorim admite: «O Benfica foi mais organizado naquilo que queria para o jogo»

Ruben Amorim falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após derrota do AC Milan na Europa League.

Marco Silva explica rotação no Benfica: «Não se pode ter só 13, 14 ou 15 jogadores. Isso não existe»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva revela conversa com Ruben Amorim: «Sempre que não for contra ele, estou a torcer por ele»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva afasta euforia no Benfica: «Não há tempo sequer para celebrar absolutamente nada»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva assume ambição do Benfica na Europa League: «Vamos tentar sempre jogar para ganhar e ir o mais longe possível»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Italianos arrasam AC Milan de Ruben Amorim: «O AC Milan está condenado a mais um ano como figurante. O Benfica não é o Ararat»

O AC Milan de Ruben Amorim foi derrotado pelo Benfica por duas bolas a zero e a imprensa italiana já começou a reagir.