📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Espanha: sangue novo (e velho)

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Estupefacção. Foi isto o que a maior parte dos amantes do desporto rei em Portugal sentiram quando receberam a notícia de que Julen Lopetegui, ex treinador do Futebol Clube do Porto, era o novo selecionador da Espanha, a seleção mais dominadora do futebol mundial deste milénio.

A verdade é que foi mesmo o treinador basco, que saiu de Portugal com a imagem bastante desgastada – com muito exagero à mistura, refira-se -, o escolhido para orientar a seleção de nuestros  hermanos, também ela com a imagem algo desgastada num passado recente, no Mundial 2018 a realizar na Rússia. Pode-se dizer que se juntou o útil ao agradável. Lopetegui estava claramente a precisar de um projeto que lhe desse reais possibilidades de limpar a sua imagem e melhorar o seu currículo, e a seleção espanhola desespera por encontrar novamente os trilho da glória, que tão bem lhe assentou entre 2008 e 2012. Apesar de à primeira vista a escolha não parecer a mais óbvia, sou obrigado a concordar com a opção da Federação Espanhola. O ex guarda-redes já tem alguma experiência no que toca a orientar seleções – foi campeão da europa com as seleções sub 19 e sub 21, mostrando ter qualidade no trabalho com jovens valores -, adapta-se ao estilo de jogo dominador e de posse que la roja pratica e é a pessoa indicada para fazer a renovação de uma seleção outrora brilhante, mas que está claramente a precisar de sangue novo.

Depois dos sub21, conseguirá Lopetegui ter sucesso na selecção principal? Fonte: Federação Espanhola de Futebol
Depois dos sub21, conseguirá Lopetegui ter sucesso na selecção principal?
Fonte: Federação Espanhola de Futebol

Mantendo a espinha dorsal da seleção campeã europeia em 2012 – Iniesta, Sergio Ramos, Piqué, David Silva, Jordi Alba, entre outros, continuam a merecer a confiança do selecionador espanhol – e introduzindo novos elementos, com jogadores mais jovens a serem opções mais regulares como Morata, Saúl Ñiguez, Marco Asensio, Sergio Roberto, e aproveitando alguns jogadores mais experientes mas que nunca tinham tido uma verdadeira oportunidade na seleção como Nolito, Vitolo e Aduriz, a verdade é que Lopetegui tem-se dado bem no novo desafio, tem gerido da melhor maneira a mudança, aproveitando o que de bom a equipa já tinha e dando o seu cunho pessoal naquilo que considera que necessita de ser melhorado e, mais importante que isso, tem apresentado bons resultados e ainda não conheceu o sabor da derrota.

Mantendo a filosofia de jogo que tantas alegrias deu à nação espanhola no passado recente – a equipa continua, e bem, com um futebol de posse muito apoiado, requintado e com segurança defensiva -, o selecionador espanhol vai mostrando que houve alguma injustiça na forma como foi tratado nos últimos tempos do seu reinado no dragão e devolveu a esperança aos espanhóis que tiveram prestações muito aquém daquilo que podem fazer nas duas últimas competições internacionais.

Com uma nova conquista no horizonte no Mundial 2018, espera-se que Julen Lopetegui continue a dar seguimento ao bom trabalho, fazendo uma campanha de qualificação tranquila, gerindo da melhor forma  as velhas raposas da seleção e trabalhando a evolução dos jovens que começam a ganhar o seu espaço na Seleção A, ajudando a dar o tal sangue novo que esta equipa tanto precisa.

 

Imagem de capa: Federação Espanhola de Futebol

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Oviedo (com ex-FC Porto em campo) e Osasuna empatam para a La Liga

O Real Oviedo e o Osasuna empataram a zero durante a noite desta segunda-feira, em jogo da décima primeira jornada da La Liga.

União de Leiria ganha com reviravolta dramática: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O União de Leira venceu o GD Chaves por 2-1 na jornada 10 da Segunda Liga. Fica com os resultados do dia do campeonato.

Sunderland empata e perde oportunidade de subir ao 2.º lugar da Premier League

O Sunderland e o Everton empataram 1-1 na jornada 10 da Premier League. Caseiros podiam ter subido ao 2.º lugar.

Há mais portugueses nas competições europeias: Luís Godinho apita partida da Champions League

Luís Godinho foi o árbitro escolhido para chefiar o encontro entre o Inter Milão e o Kairat Almaty, para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Eleições do Benfica: figura dos anos 90 já apoiou Noronha Lopes e Cristóvão Carvalho e agora está do lado de Rui Costa

Isaías anunciou que vai apoiar Rui Costa na segunda volta das eleições do Benfica. Na primeira volta esteve ao lado de Cristóvão Carvalho.

Liverpool está a acompanhar antigo alvo do Sporting: jogador é visto como muito promissor

O Liverpool está analisar os mais recentes jogos de Kevin. O jogador representa atualmente o Fulham de Marco Silva.

Noronha Lopes: «Não durmo descansado com a situação financeira do Benfica e Rui Costa também não deveria. Isso é que é vender a banha...

João Noronha Lopes deu uma entrevista à Bola TV. Gestor disse que não dorme «descansado com a situação financeira do Benfica».