Portugal 1-0 Suécia: Golo de Ouro para Blatter ver

- Advertisement -

cab seleçao nacional portugal

“Água mole em pedra dura. Tanto bate até que fura”. Este provérbio é, talvez, o que melhor se aplica ao jogo de Portugal: insistir, insistir, insistir… até que a bola entra. Conseguindo cumprir os requisitos mínimos para satisfazer os adeptos presentes no Estádio da Luz, Portugal fez o que lhe competia: vencer a Suécia sem sofrer golos. O facto de o golo ser de Cristiano Ronaldo foi apenas um acréscimo de satisfação para todos os portugueses, que podem agora dar mais um motivo a Sepp Blatter para estar calado.

Na abordagem ao encontro, Paulo Bento foi cauteloso. Apostou no seu onze mais rodado e voltou a fiar-se na sorte e na persistência do jogo português. Era um dado quase adquirido que entrar com Postiga sozinho na frente e com três médios de contenção não daria para marcar muitos golos. Sabe-se que nenhum dos homens do meio-campo é suficientemente criativo para “inventar” jogadas pelo meio. Portanto, como expectável, o jogo de Portugal acabou por se tornar previsível e com poucas ideias. Meireles e Moutinho usaram e abusaram das bolas bombeadas para a grande área e os únicos momentos de (alguma) criatividade no jogo de Portugal vinham mesmos das alas, onde Nani e, claro, Cristiano Ronaldo procuravam desbloquear uma sólida defesa sueca.

O melhor da atualidade... Cristiano Ronaldo
O melhor da atualidade… Cristiano Ronaldo

Na frente, o móvel, mas inconsequente Postiga, tentava desgastar os dois poderosos centrais, Nilsson e Antonsson. Sempre em vão. Daí que olhe para a abordagem que Paulo Bento teve para este jogo e pense apenas que o selecionador nacional estava mais preocupado em não sofrer golos do que em marcá-los. Teve a benesse de ter no seu onze o melhor jogador do mundo da atualidade. E isso vale jogos. Portugal foi melhor e soube impor o seu jogo. Mas nunca, como vem sendo hábito, de forma eficaz nas zonas de finalização. Como já se viu, a equipa das quinas não é seleção para qualificações porque não sabe jogar ao ataque. Portugal sabe dominar, mas continua sem conseguir ter a clareza a definir jogadas de outros tempos. A tática resume-se na insistência em cruzamentos para a área. Algum haveria de entrar. Entrou o de Ronaldo, aos 83’.

Hoje Ibrahimovic não apareceu, felizmente para os portugueses
Hoje Ibrahimovic não apareceu, felizmente para os portugueses

Não quero, com este texto, tirar mérito à nossa seleção. Como já escrevi no passado, Paulo Bento é o meu treinador. Se estivermos no mundial, terá todo o meu apoio. Acredito, inclusive, que se lá formos, vamos fazer novamente boa figura. Porque o nosso esquema tático está talhado para os grandes jogos. Como foi o de hoje. Nos momentos difíceis, sabemos controlar ansiedades. Controlar jogos. E ter aquela ponta de sorte que premeia os lutadores. Aqueles que insistem mais do que os outros. E hoje, apesar da escassez de ideias, foi Portugal quem lutou mais pelo golo.

Agora vamos à Suécia. A eliminatória está longe de estar ganha. Acredito que se formos sólidos como hoje podemos ter fortes possibilidades. O pior está feito. Agora é só manter a consistência no próximo jogo. Sem deslumbrar, que não é preciso. Basta ganhar.

Subscreve!

Artigos Populares

Duelo entre técnicos portugueses: Al Gharafa vence Al Rayyan por 3‑2

O Al Gharafa, orientado pelo português Pedro Martins, venceu o Al Rayyan, comandado por Artur Jorge, por 3‑2 na 17.ª jornada da Liga do Catar.

Imprensa espanhola sobre José Mourinho: «Mourinho regressou a Lisboa como um herói, mas saiu de Madrid como um vilão»

José Mourinho optou por ficar no autocarro durante o jogo entre o Benfica e o Real Madrid. A imprensa espanhola escreveu sobre a opção do técnico.

Países Baixos aproximam-se de Portugal: Eis o Ranking UEFA depois dos resultados desta quinta-feira

O Ranking UEFA já sofreu a sua mais recente alteração, depois dos jogos dos playoffs de Europa League e Conference League.

Benfica vence Sporting e está apurado para a final eight da Champions League de Hóquei em Patins

O Benfica recebeu e venceu o Sporting por quatro bolas a três, em jogo da sétima jornada da Champions League de Hóquei em Patins.

PUB

Mais Artigos Populares

O baile de Vinícius Júnior na luta contra o racismo visto por Madrid

A BBC fez as contas e são já 20 as denúncias de Vinícius Júnior por insultos racistas. Por 20 vezes, o avançado brasileiro ouviu das bancadas ou do relvado ataques direcionados ao tom de pele e às suas origens.

Celta de Vigo apura-se para os oitavos da Europa League: eis os resultados dos jogos das 20 horas

O Celta de Vigo garantiu o apuramento para os oitavos de final da Europa League, depois de ter vencido o PAOK por 1-0.

Eis as equipas que se conseguiram apurar para os oitavos de final da Europa League

Estão definidas as 16 equipas que vão participar nos oitavos de final da Europa League. Braga e FC Porto fazem parte do lote.