As 5 melhores Seleções da história do Futebol

    5.

    Holanda (1974) – A tão famosa “Laranja Mecânica”, a que muitos chamavam de “carrossel” pela sua maneira de jogar. Pode ter sido um plantel que não ganhou nenhum troféu, mas ficou para sempre na história do país e do Mundo como uma das seleções que mais revolucionou a nível tático. A importância da organização no momento da perda e recuperação da bola deixava qualquer adepto abismado com o que estava a ver. Três a quatro jogadores holandeses a partir para cima do portador da bola de forma que este sentisse a pressão e libertasse muitas vezes para zonas sem ninguém ou que a perdesse e permitisse assim o contra-ataque. Era um estilo de jogo marcado pela pressão constante e sem que nenhum jogador parecesse ter uma posição fixa, estando sempre em movimento e em diferentes zonas do campo.

    São a seleção vice-campeã do Campeonato do Mundo de 1974, perdendo apenas na final frente à Alemanha, mas o que demonstraram enquanto equipa durante a prova surpreendeu tudo e todos. Dessa equipa, um nome ressalta à vista: Johan Cruyff, o mágico e incansável número 14 que viria a ser uma das maiores influências do Futebol moderno. A seleção da Holanda de 1974 era treinada por Rinus Michels, que em 1988 acabaria por conquistar o Campeonato da Europa com uma outra seleção de sonho, que contava com nomes como Rijkaard, Koeman, Van Basten e Gullit.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    João Maravilha
    João Maravilhahttp://www.bolanarede.pt
    Pós graduado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, é no desporto que possui um dos maiores amores, com especial atenção ao futebol. Ávido adepto da Primeira Liga nacional, mas é na Premier League que encontra o futebol que mais ama e assiste.Tem como grande objetivo singrar no mundo do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.