Liverpool FC 2-2 Chelsea FC (5-4 g.p.): Reds conquistam Supertaça europeia em Istambul

Impróprio para cardíacos! O Liverpool conquistou a Supertaça europeia, ao derrotar o Chelsea nas grandes penalidades (2-2 no final do prolongamento). O vencedor da Liga Europa até apresentou maior qualidade a nível coletivo, com a reorganização do meio-campo por parte de Frank Lampard, mas a sorte acabou por sorrir aos campeões europeus. O troféu volta a Inglaterra passado 14 anos; na altura, os reds bateram o CSKA de Moscovo por 3-1.

A 44ª edição da Supertaça europeia mesmo antes de começar ficou marcada pela arbitragem: Stéphanie Frappart, árbitra francesa de 35 anos, tornou-se na primeira mulher a dirigir uma partida de futebol masculino da UEFA. Frappart já tinha estado num desafio da Ligue 1 em abril e foi também a juíza da final do Mundial feminino deste ano.

No Vodafone Park, em Istambul, o aroma era a Premier League, não só pelo ambiente nas bancadas, como pelo jogo corrido dentro das quatro linhas. O Liverpool entrou melhor e com mais bola, mas o trio do meio-campo do Chelsea ia tomando conta das ocorrências. Logo aos seis minutos ainda se reclamou penálti a favor dos reds, mas Frappart nada assinalou.

A primeira oportunidade de golo do encontro surgiu apenas aos 16 minutos, quando Salah, na cara de Kepa, obrigou o guardião espanhol a efetuar uma defesa estrondosa. Seis minutos depois, era a vez de Pedro, na baliza contrária, acertar com a bola na barra.

A partir dos 25 minutos de jogo, o Chelsea melhorou substancialmente e pelos pés dos seus criativos ia conseguindo explorar as costas da defesa dos reds. Contudo, à meia hora de jogo o Liverpool esteve novamente próximo de inaugurar o marcador, mas o cabeceamento de van Dijk saiu por cima.

A confirmar o crescendo exibicional, os blues chegaram à vantagem, aos 36 minutos, pelo intermédio de Giroud: Pulišić encontrou uma linha de passe entre os centrais de Klopp e o francês atirou para o fundo das redes. O jovem norte-americano espalhava magia pelo relvado e cinco minutos depois do 1-0 colocou a bola dentro da baliza de Adrián. Porém, o ex-Borussia Dortmund estava em posição irregular e o golo foi invalidado.

Olivier Giroud abriu as hostes em Istambul
Fonte: UEFA

Na entrada para o segundo tempo, Klopp lançou Firmino na partida e a substituição teve efeito imediato: dois minutos decorridos e o avançado brasileiro assistia Mané, que fazia o empate em Istambul.

A quinze minutos dos 90’, Kepa voltou a estar em destaque entre os postes, ao protagonizar duas defesas monumentais: num primeiro instante,  negou o golo a Salah e, no ressalto, van Dijk também não levou a melhor sobre o guarda-redes do Chelsea.

Aos 84 minutos, o recém-entrado Mason Mount colocou o esférico no fundo das redes de Adrián, mas mais uma vez a bandeirola de fora-de-jogo foi levantada.

O jogo ia até ao prolongamento e no quinto minuto do tempo extra o Liverpool passava para a frente do marcador: Firmino e Mané combinaram na perfeição, o senegalês não deu hipóteses a Kepa e bisou na partida.

A vantagem dos reds, no entanto, apenas durou cinco minutos: Adrián fez falta sobre Abraham dentro de área, Frappart não teve dúvidas e apontou para a marca de grande penalidade. Dos 11 metros, Jorginho converteu bem ao seu estilo e fez o 2-2.

Já na segunda parte do prolongamento, aos 113 minutos, Mason Mount viu Adrián negar-lhe o 3-2 com uma defesa soberba. A decisão da Supertaça europeia passava pela lotaria das grandes penalidades.

Adrián, com a ponta da chuteira, defendeu o penálti e foi recebido pelos colegas como um herói
Fonte: Liverpool FC

Da marca dos 11 metros, o jovem Abraham acabou por permitir a defesa de Adrián no quinto penálti do Chelsea e entregou a vitória ao Liverpool, que juntou assim mais um palmaré europeu ao seu museu.

Conversão das grandes penalidades, primeiro o Liverpool e depois o Chelsea: Firmino marcou; Jorginho marcou; Fabinho marcou; Barkley marcou; Origi marcou; Mount marcou; Alexander-Arnold marcou; Emerson marcou; Salah marcou; Abraham falhou.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Liverpool FC: Adrián, Gomez, Matip, van Dijk, Robertson (Alexander-Arnold, 91’); Fabinho, Milner (Wijnaldum, 64’), Henderson; Oxlade-Chamberlain (Firmino, 46’), Mané (Origi, 103’), Salah.

Chelsea FC: Kepa, Azpilicueta, Zouma, Christensen (Tomori, 85’), Emerson; Kanté, Jorginho, Kovačić (Barkley, 101’); Pulišić (Mount, 74’), Pedro, Giroud (Abraham, 74’).

Subscreve!

Artigos Populares

Christian Horner despedido da Red Bull com efeito imediato após 20 anos

Christian Horner foi despedido da Red Bull após 20 anos na equipa. Decisão tomada após o GP da Grã-Bretanha.

Oficial: Gabriel Gudmundsson é reforço do Leeds United

O Leeds anunciou a contratação de Gabriel Gudmundsson. O defesa sueco deixou o Lille e assinou até 2029 com o clube inglês.

Dusan Vlahovic prepara saída da Juventus e já escolheu destino na Premier League

A Juventus planeia rescindir contrato com Dusan Vlahovic e o avançado sérvio quer juntar-se ao Manchester United de Ruben Amorim.

Benfica tem princípio de acordo com Thiago Almada e já são conhecidos os detalhes

Thiago Almada está mais perto do Benfica. Médio argentino já tem princípio de acordo com o clube português.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG x Real Madrid: Antevisão, Estatísticas e Dica de Aposta para a meia-final do Mundial de Clubes

PSG e Real Madrid têm encontro marcado para a segunda meia-final do Mundial de Clubes da FIFA. O reencontro de Kylian Mbappé com a sua antiga equipa.

Manchester United de Ruben Amorim vai receber mais de 9 milhões de euros com jogador que já não está na equipa

O Manchester United vai receber parte da verba da transferência de Anthony Elanga para o Newcastle. Extremo passou pelos red devils.

Liverpool define avançado do PSG como alternativa a Luis Díaz

O Liverpool está a considerar Khvicha Kvaratskhelia como possível substituto de Luis Díaz, caso o colombiano deixe Anfield neste mercado de verão.