Brasileirão 2023 | A conquista de Abel e do seu “Verdão”

    Abel Ferreira foi o principal protagonista da série A brasileira, chegou a ter 14 pontos de atraso para o Botafogo FR, mas pela sua liderança, a equipa lutou até ao fim e sagrou-se bicampeã.

    O treinador português conquistou o seu nono troféu ao serviço do SE Palmeiras e fica na história do clube – dois campeonatos, duas Copas Libertadores, uma Recopa Sudamericana, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e dois campeonatos Paulistas.

    O Palmeiras teve uma época difícil e ainda assim, conquistou o campeonato, o Paulista e a Supercopa. Na Libertadores, a equipa orientada por Abel Ferreira acabou por ser eliminada na meia-final, pelos argentinos do CA Boca Juniores.

    Recordar a caminhada do “verdão” nesta edição do Brasileirão, remete-nos para o jogo que acabou por ser absolutamente determinante. Na 31.ª jornada, o SE Palmeiras deslocou-se ao Estádio Olímpico Nilton Santos, para defrontar o Botafogo FR. No Engenhão, o “fogão” vencia 3-0 ao intervalo, depois com uma segunda parte de sonho a equipa de Abel venceu 4-3 e relançou a luta pelo título.

    A partir da vitória frente ao Botafogo FR, o SE Palmeiras somou quatro vitórias, dois empates e uma derrota frente ao CR Flamengo. Uma caminhada de uma equipa, com uma liderança forte e que, lutou até ao fim pela conquista do título, sendo um justo campeão. Recorde-se que na jornada 27 do Brasileirão, o Palmeiras estava a 14 pontos da liderança, no 5.º lugar do campeonato e alcançou o 1.º lugar à jornada 34.

    Se o SE Palmeiras mereceu o título, em sentido oposto o Botafogo FR foi a maior desilusão do campeonato. Nos últimos onze jogos do campeonato, o “fogão” não venceu nenhum, somando apenas seis pontos, em 33 possíveis. No entanto, até à saída de Luís Castro a equipa liderava com uma enorme vantagem a tabela classificativa. O Botafogo FR acabou por ter três treinadores, terminando a época com Tiago Nunes, após a passagem sem sucesso de Bruno Lage. O “fogão” fez uma segunda-volta horrível, se não fosse a primeira volta a equipa seria despromovida.

    O SE Palmeiras foi um justo campeão, terminou o campeonato com o melhor ataque, com 64 golos marcados, e a segunda melhor defesa, com apenas 33 golos sofridos. Além disso, o “verdão” foi a equipa com menos derrota, apenas oito desaires no Brasileirão 2023. Uma equipa que vale pelo seu coletivo, mas tem sempre em destaque nomes como os experientes, Weverton e Gustavo Gómez, os médios Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga e os talentos de Rony e Endrick.

    Outro dos treinadores portugueses, Pedro Caixinha fez um grande trabalho do RB Bragantino, conquistando a vaga no play-off de acesso à Libertadores, com o 6.º lugar. Já o Cuiabá EC de António Oliveira terminou no 12.º posto, que vale a presença na Copa Sudamericana na próxima época.

    O campeonato brasileiro termina com Paulinho (Club Atlético Mineiro) como melhor marcador, com 20 golos. O jogador com mais assistências foi o emblemático Luis Suárez, que se despediu dos relvados brasileiros e somou onze assistências e 17 golos no Brasileirão.

    Uma época que termina ainda com a queda de um clube histórico, para a série B. O Santos FC de Pelé e de Neymar, ficou no 17.º lugar da tabela classificativa, com apenas 43 pontos e desce assim, ao segundo escalão do futebol brasileiro.

    Abel Ferreira é a grande figura do Palmeiras, deixa uma marca histórica no clube e no futebol brasileiro, com os seus nove títulos. O treinador português tem contrato com o “verdão” até 2025, será que irá continuar ao serviço do clube paulista? Ou poderá Abel Ferreira assumir um novo projeto, eventualmente no futebol europeu?

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Jorge Faria Sousa
    Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
    O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.