A ascensão do Andebol português

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA seleção masculina de Andebol continua longe dos grandes palcos europeus e mundiais, mas a nível de clubes as coisas parecem ir de vento em popa no Andebol nacional.

A nível Europeu temos um ABC na Liga dos Campeões a fazer uma boa figura. Neste momento os bracarenses seguem em terceiro (grupo de seis equipas) com um total de duas vitórias e outras tantas derrotas, derrotas estas por dois golos de diferença apenas, uma num campo muito difícil como o do Nantes. Os campeões nacionais e vencedores da Taça Challenge do ano passado precisam de ficar nos dois primeiros para passar à próxima fase da competição; o facto de já terem ido aos pavilhões dos dois primeiros pode ser uma vantagem para a segunda volta.

O ABC, que até já foi a uma final da Liga dos Campeões em 1993/1994, é o segundo clube português a participar na principal competição nos últimos quatro anos. Em 2013/2014 e em 2015/2016 o Porto tinha devolvido Portugal à Liga dos Campeões, quebrando um jejum que vinha desde 2001/2002, quando o Sporting participou na fase de grupos. Estes números mostram claramente que a nível de clubes estamos mais fortes.

Na segunda competição mais importante de clubes, a Taça EHF, Portugal conta com dois clubes, o Benfica e o Porto. Os dois estão na terceira ronda. O Benfica vai medir forças com os polacos Azoty Pulawy e o Porto com o Bregenz. Ambas as equipas estão ao alcance das equipas portuguesas, mas na minha opinião o Porto tem mais hipóteses de chegar à fase de grupos da competição. A melhor participação portuguesa nesta competição pertence ao Sporting, em 2013/2014, quando a equipa de Andebol leonina chegou aos quartos de final da competição. No ano seguinte o Porto chegou à fase de grupos; estas são as duas únicas participações portuguesas na fase de grupos da Taça EHF e mais uma vez recentes, provando a tal evolução.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Caos em Espanha: vários jogos foram cancelados, partida da seleção não está em risco

Vários jogos que seriam disputados durante este sábado na Catalunha foram cancelados, devido a um alerta de mau tempo.

Benfica: médio pronto para lutar por mais minutos

Manu Silva não tem sido muito utilizado por parte de Marco Silva. O contrato do médio com o Benfica termina em 2030.

Imprensa italiana revela interessado em Bruno Fernandes e indica valor que Manchester United aceita para vender médio

A Juventus é um dos emblemas que está interessado em garantir Bruno Fernandes, médio que pertence ao Manchester United.

«Fizemos um plantel praticamente novo e procurámos implementar um estilo de jogo totalmente diferente» | Entrevista Bola na Rede a Hugo Martins

Hugo Martins é o treinador do AEL Limassol, no Chipre, onde soma três vitórias nos primeiros quatro jogos da temporada, a mais recente diante do Pafos, de Ricardo Sá Pinto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: Francesco Farioli não deu folga a todo o plantel e alguns jogadores estiveram no Olival

Parte do plantel do FC Porto voltou a apresentar-se no Olival durante este sábado, depois da vitória sobre o Deportivo de A Coruña.

Vozinha fala sobre a fama: «Perdi a minha paz e a minha tranquilidade»

Vozinha passou a ser um dos jogadores mais famosos do mundo, depois de ter representado Cabo Verde no Mundial 2026.

Jornalista espanhol arrasa Jorge Jesus: «Sempre serás um medíocre e um perdedor»

Tomás Roncero teceu várias críticas a Jorge Jesus. O jornalista espanhol é um admirador confesso de Cristiano Ronaldo.