A ascensão do Andebol português

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA seleção masculina de Andebol continua longe dos grandes palcos europeus e mundiais, mas a nível de clubes as coisas parecem ir de vento em popa no Andebol nacional.

A nível Europeu temos um ABC na Liga dos Campeões a fazer uma boa figura. Neste momento os bracarenses seguem em terceiro (grupo de seis equipas) com um total de duas vitórias e outras tantas derrotas, derrotas estas por dois golos de diferença apenas, uma num campo muito difícil como o do Nantes. Os campeões nacionais e vencedores da Taça Challenge do ano passado precisam de ficar nos dois primeiros para passar à próxima fase da competição; o facto de já terem ido aos pavilhões dos dois primeiros pode ser uma vantagem para a segunda volta.

O ABC, que até já foi a uma final da Liga dos Campeões em 1993/1994, é o segundo clube português a participar na principal competição nos últimos quatro anos. Em 2013/2014 e em 2015/2016 o Porto tinha devolvido Portugal à Liga dos Campeões, quebrando um jejum que vinha desde 2001/2002, quando o Sporting participou na fase de grupos. Estes números mostram claramente que a nível de clubes estamos mais fortes.

Na segunda competição mais importante de clubes, a Taça EHF, Portugal conta com dois clubes, o Benfica e o Porto. Os dois estão na terceira ronda. O Benfica vai medir forças com os polacos Azoty Pulawy e o Porto com o Bregenz. Ambas as equipas estão ao alcance das equipas portuguesas, mas na minha opinião o Porto tem mais hipóteses de chegar à fase de grupos da competição. A melhor participação portuguesa nesta competição pertence ao Sporting, em 2013/2014, quando a equipa de Andebol leonina chegou aos quartos de final da competição. No ano seguinte o Porto chegou à fase de grupos; estas são as duas únicas participações portuguesas na fase de grupos da Taça EHF e mais uma vez recentes, provando a tal evolução.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Moreirense perto de receber proposta de 1 milhão de euros por defesa

O Moreirense prepara-se para receber uma proposta de um milhão de euros por Gilberto Batista. O Raków é o emblema interessado.

PSG chega aos 55 milhões de euros por extremo

O PSG está na disposição de oferecer 55 milhões de euros para garantir a contratação de Mika Godts, extremo que representa o Ajax.

Supertaça Europeia à porta: Onde ver o PSG x Aston Villa?

O PSG x Aston Villa joga-se esta quarta-feira pelas 20h00 para a Supertaça Europeia. Duelo vai ser transmitido na Sport TV 5.

Ousmane Diomande já está em Inglaterra para assinar com o Nottingham Forest

Ousmane Diomande viajou no último domingo para Inglaterra, de maneira a assinar contrato com o Nottingham Forest.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora fecha contratação de reforço bomba

O Estrela da Amadora está a chegar a contratação de Joan Jordán, médio que vai finalizar o seu vínculo com o Sevilha em breve.

FC Porto vence a 1ª jornada pela 7ª época consecutiva: eis o registo

É a sétima temporada seguida que o FC Porto vence na estreia da Primeira Liga. Melhor registo dos dragões em 25 anos.

Francesco Farioli aponta elogios a baixa do FC Porto: «É um rapaz com uma grande margem de progressão»

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após triunfo do FC Porto na Primeira Liga.