logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

AM Madeira 29-35 FC Porto: Dragões na final da Taça de Portugal!

modalidades cabeçalho

A CRÓNICA: FINAL VAI TER AZUL COMO UMA DAS CORES

Abria-se, com um duelo entre o AM Madeira e o FC Porto, a Final Four da Taça de Portugal de Andebol. Matosinhos foi palco dos encontros desta fase da prova rainha e o primeiro não deixou a desejar.

O marcador abriu com um livre de sete metros, onde Pedro Cruz bateu Pavel Yarashuk com facilidade. A partir desse momento, a eficácia dos dragões veio a mostrar-se no seu pleno.

E foi mesmo Pedro Cruz a ser o atirador nato desta primeira parte. O jogador do FC Porto, em menos de 20 minutos, tinha quase tanto golos na sua conta como o AM Madeira no pleno do marcador.

A assertividade portista não descia de nível, contando com uma muralha como Nikola Mitresvki na baliza. Do lado do AM Madeira, os insulares tentavam de tudo para bater a defesa portista, mas os erros iam acumulando e o marcador a descolar como um foguetão.

Quem se ia mostrando no encontro de forma positiva era Delcio Pina. Com uma tremenda eficácia ofensiva e, também, consistente na defesa, o jogador estava a ser um dos melhores da equipa insular. Mas, chegados ao intervalo, o FC Porto ia vencendo por 14-20.

A entrada do AM Madeira na segunda parte foi arrebatadora. A vantagem portista no marcador era cada vez mais encurtada e Delcio Pina estava mesmo imparável no ataque.

Se há coisa que o FC Porto mostrou no restante do encontro foi o porquê de ser campeão nacional. A eficácia continuava perante uma defesa insular muito insistente. No fim, o FC Porto venceu o AM Madeira por 29-35 e é o primeiro finalista da Taça de Portugal de Andebol!

A FIGURA

Délcio Pina – Esteve imparável e foi o jogador que mais se exibiu neste duelo. Délcio Pina conseguiu arrecadar 14 golos frente ao FC Porto, praticamente metade dos conseguidos, no total, pela equipa do AM Madeira.
Nota, também, para Pedro Cruz que foi um dos grandes influenciadores do ataque dos dragões, e para António Areia que entrou para fazer a diferença.

O FORA DE JOGO

Erros do AM Madeira – Os insulares foram prejudicados pelos próprios erros. Sendo o FC Porto uma equipa que aproveita muito bem as falhas dos adversários, este encontro foi mais uma prova disso. A tentativa de jogar rápido por parte dos insulares baralhava os próprios jogadores e muitos dos golos sofridos advieram desse mesmo tipo de perdas de bola. 

ANÁLISE TÁTICA – AM MADEIRA

Ofensivamente, o AM Madeira chegou a utilizar dois pivôs para dificultar a defesa do FC Porto, mas a aposta no imprevisível tornou-se previsível para os dragões, com muito erros acumulados.

A nível defensivo, os insulares faziam pressão individual, com uma defesa cerrada aos dragões.

FORMAÇÃO E PONTUAÇÕES

Pavel Yarashuk (7)

Radule Radulovic (6)

Elias Nogueira (6)

Nuno Silva (6)

João Gomes (6)

Nuno Reis (6)

Pedro Peneda (6)

João Fernandes (6)

Delcio Pina (9)

Tiago Costa (6)

Eldin Vrazalica (6)

João Macedo (6)

Daniel Santos (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

A nível defensivo, os dragões tiravam partido da composição física dos seus jogadores para ganhar no duelos e fazer uma marcação individual aos insulares, com particular intenção de jogar no erro do AM Madeira.

Ofensivamente, tentou explorar os pontas para chegar à baliza adversária, com grande ênfase na influência de Pedro Cruz. 

FORMAÇÃO E PONTUAÇÕES

Nikola Mitrevski (8)

Sebastian Frandsen (7)

Rui Silva (6)

Pedro Cruz (9)

Pedro Valdés (7)

Daymaro Salina (7)

Djibril M’Bengue (6)

Miguel Alves (6)

Leonel Fernandes (6)

Fábio Magalhães (6)

António Areia (8)

Diogo Branquinho (6)

Diogo Oliveira (5)

Foto de Capa:

Artigo revisto por Joana Mendes

A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA