Com pouco se faz muito

Para muitas pessoas, o sol e calor são sinal de praia. E praia é sol, descanso, mergulhos. No entanto, para alguns, praia é mais que isto. Praia são piruetas, aéreas, espetáculo. Se não percebem o que quero dizer é porque nunca viram o Andebol de Praia.

Criado em 1993 em Itália, o Andebol de Praia é uma modalidade que coloca frente a frente duas equipas de 4 jogadores (um guarda-redes e três atletas de campo), num campo de areia. Segundo a Federação de Andebol de Portugal, o jogo consiste em duas partes de dez minutos, sendo cada resultado contabilizado separadamente. Se após esse período existir um empate segue-se para o shoot-out, em que cada equipa escolhe cinco jogadores para enfrentarem o guarda-redes adversário, alternadamente. O leitor pode perguntar então: “Mas o que tem isto de tão espetacular?”. Pois bem, a espetacularidade do Andebol de Praia acontece durante o jogo, uma vez que nem todos os golos são iguais. Ou seja, um remate simples vale um golo, mas se antes do remate o atleta realizar uma pirueta (entendida como uma volta de 360º enquanto se encontra no ar) ou se receber a bola no ar e a rematar antes de cair no chão, esse golo não vale um mas sim dois. Para além desta particularidade, no Andebol de Praia não existe qualquer tipo de contacto físico, o que torna os jogos extremamente emocionantes dada a velocidade e espetacularidade dos golos marcados.

Atleta portuguesa Joana Resende parece parar no ar
Fonte: EHF

Agora que o Andebol de Praia já está explicado, chegamos ao tema principal deste texto. Esta modalidade chegou timidamente a Portugal e os primeiros registos que existem sobre a mesma são de alguns encontros regionais em 2009. Tímido chegou e tímido se manteve durante vários anos, com os clubes a serem os principais dinamizadores, organizando circuitos regionais entre clubes.

No entanto, a modalidade foi crescendo, não só a nível nacional mas também Europeu e Mundial. A nível de seleções sempre existiram grandes eventos tanto a nível masculino como feminino (o primeiro campeonato do mundo disputou-se em 2004 no Egipto), mas em termos de clubes era diferente. As competições europeias de clubes começaram a aparecer e a crescer e as equipas portuguesas começaram a participar, o que obrigou a Federação de Andebol de Portugal a prestar atenção a esta jovem mas cada vez maior modalidade. Começaram a aparecer as Fases Finais e desse momento para a frente as coisas mudaram de figura.

Com o crescimento da modalidade em Portugal, começaram a aparecer as primeiras seleções nacionais, principalmente nos escalões mais jovens de sub-16, sub-17 e sub-18 e, quase de forma imediata, os resultados começaram a chegar para o nosso país.

2014 foi o ano da primeira aparição de uma seleção portuguesa, a de sub-18, numa competição oficial, nomeadamente no Campeonato da Europa de sub-18. O 7º lugar que a comitiva portuguesa atingiu pode parecer pouco mas foi a primeira grande competição do Andebol de Praia português. Este foi um ponto de viragem.

Nesse mesmo ano, disputou-se a primeira Liga dos Campeões de Clubes, onde Portugal esteve representado tanto na variante masculina como feminina, obtendo um quinto e oitavo lugar respetivamente.  Estes resultados tiveram impacto na modalidade no nosso país e levaram a que Portugal conseguisse a organização do Campeonato Europeu de sub-16, em 2016. Foi nesse evento que a seleção nacional se mostrou ao mundo e fez todos verem o trabalho de qualidade que se realizava nas nossas praias.

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota Cuba no Mundial de Voleibol

Portugal entrou da melhor maneira no Mundial de Voleibol, depois de vencer Cuba na última madrugada por 3-1.

Manchester United de Ruben Amorim atento a jovem do terceiro escalão do futebol inglês

O Manchester United está interessado em Dylan Lawlor. O jogador representa o Cardiff City, conjunto que atua na League One.

Foi aposta pessoal de Martín Anselmi mas segue fora das contas de Francesco Farioli: jogador do FC Porto segue na equipa B

Tomás Pérez não integra a lista de convocados do FC Porto para a partida contra o Nacional da Madeira. O jogador tem tido pouco espaço no Dragão.

Famalicão x Sporting: eis os onzes prováveis do jogo da Primeira Liga

O Famalicão e o Sporting enfrentam-se durante a quinta jornada da Primeira Liga. O jogo realiza-se na noite deste sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicolás Otamendi no ‘centro do furacão’: os minutos do argentino pelo Benfica e pela Argentina em 2025/26

Nicolás Otamendi cometeu um erro que deu o golo do empate do Santa Clara frente ao Benfica, na quinta jornada da Primeira Liga.

Benfica já tem jogador em risco de suspensão

O Benfica está em risco de perder Enzo Barrenechea por um jogo. O médio encontra-se com quatro cartões amarelos.

FC Porto: Francesco Farioli convoca jogador da equipa B para a partida frente ao Nacional da Madeira

Francesco Farioli decidiu incluir Pedro Lima na lista de opções do FC Porto para a partida contra o Nacional da Madeira.