FC Porto 25-19 Pick Szeged: “Dragões” de Gala

A CRÓNICA: RECITAL DE MITREVSKI

No Match of the Week da quarta jornada da EHF Champions League, o FC Porto recebeu a equipa húngara do Pick Szeged, que chegava a esta jornada ainda sem vitórias.

A equipa da casa entrou a vencer na partida com um golo do central Miguel Martins. Ambas as equipas apresentavam defesas dinâmicas e ofensivas, o que trouxe algumas dificuldades às organizações ofensivas das equipas. Apesar da exclusão logo aos sete minutos de Victor Iturriza, os “dragões” conseguiram chegar a uma vantagem de quatro golos (6-2), logo após a marca dos dez minutos.

Como resposta a este parcial de 4-0, Juan Carlos Pastor, treinador da equipa adversária, pediu o primeiro time-out da partida. Esta paragem do encontro teve pouco efeito prático, já que aos 15 minutos, a equipa de Magnus Andersson vencia 8-4. Obstante os vários golos do experiente Joan Canellas, a equipa da casa manteve a vantagem e saiu para o intervalo com uma vantagem de cinco golos (15-10).

Mais uma grande exibição de Miguel Martins com cinco golos e nove assistências.
Fonte: FC Porto Sports

O Pick Szeged iniciou a segunda parte com uma estratégia bem conhecida do FC Porto, o 7×6. Os resultados práticos não foram os melhores, pois os erros técnicos da equipa húngara levavam a golos simples dos azuis e brancos na transição ofensiva. Com uma exibição monumental de Nikola Mitrevski na baliza e com uma defesa aguerrida, o FC Porto conseguiu manter tranquilamente a sua vantagem, que continuava a ser de cinco golos a meio do segundo tempo (19-14).

A história do jogo nada mudou e a equipa comandada por Magnus Andersson conseguiu conquistar a segunda vitória em quatros jogos nesta edição da principal competição europeia de clubes.

Esta foi uma exibição muito mais consistente do FC Porto a todos os níveis, fazendo lembrar a qualidade que a equipa praticou na época transata. Os dragões estão neste momento no terceiro lugar do Grupo A, apesar de quatro equipas terem apenas dois jogos.

A FIGURA

Nikola Mitrevski: Nas fichas de jogo estavam nomes como Alilovic, Mikler e Quintana, mas foi Nikola Mitrevski que mostrou o que valia. Foram 15 defesas (47% de eficácia) que levaram o adversário a colocar as mãos na cabeça com tamanha exibição.

 

O FORA DE JOGO

Fonte: FC Porto Sports

Diogo Silva: A posição de lateral esquerdo tem sido um dos principais problemas do FC Porto este ano. Djibril M’bengue não tem estado no seu melhor e hoje saiu lesionado. O jovem Diogo Silva também não tem cumprido com o seu potencial e hoje marcou apenas um golo em cinco tentativas e pouco trouxe à equipa azul e branca.

 

ANÁLISE TÁTICA FC PORTO

 

Hoje vimos um FC Porto mais perto do nível da época passada. Apresentou uma defesa aguerrida e dinâmica, sendo que a entrada de Spath foi decisiva para tal. Foi também importante o facto de os pivots terem conseguido evitar problemas de exclusões e a excelente exibição de Mitrevski. No ataque, a equipa conseguiu encontrar boas soluções, o que lhe permitiu ter uma maior eficácia, principalmente na primeira parte.

Sete Inicial e Pontuações

Nikola Mitrevski (9)

Miguel Martins (9)

Victor Iturriza (6)

André Gomes (6)

                                                    Diogo Branquinho (8)

Djibril Mbengue (7)

Miguel Alves (8)

Suplentes Utilizados e Pontuações

Manuel Spath (6)

Daymaro Salina (7)

Antonio Areia (7)

Alfredo Quintana (6)

Diogo Silva (5)

Fábio Magalhães (5)

Martim Costa (5)

 

ANÁLISE TÁTICA PICK SZEGED

A equipa húngara apresentou-se com uma defesa que variava entre o 5×1 e o 4×2, mas deixou muito espaço para o FC Porto aproveitar no jogo com os pivots e nas situações de 1×1. Outra opção que não teve o resultado pretendido foi o 7×6 apresentado na segunda parte, que parecia muito pouco trabalhado e que permitiu aos dragões marcar golos facilmente através dos erros cometidos na fase ofensiva.

Sete Inicial e Pontuações

Mirko Alilovic (5)

Jonas Kallman (5)

Joan Canellas (7)

Miklos Rosta (8)

Dmitry Zhitnikov (4)

Daniel Fekete (5)

Bruno Bajusz (5)

Suplentes Utilizados e Pontuações

Daniel Kecskes (5)

Mario Sostaric (7)

Martin Stranovky (6)

Roland Mikler (6)

Josef Toth (6)

Barnabas Rea (5)

Foto de capa: FC Porto Sports

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.