FC Porto 27-25 SL Benfica: Dragões voam nas asas de Martins

- Advertisement -

A CRÓNICA: APESAR DO SUSTO NOS MINUTOS FINAIS, OS DRAGÕES MANTÊM A INVENCIBILIDADE

Duas equipas invictas, FC Porto e SL Benfica, encontraram-se no Dragão Arena para descobrir quem continuaria com o registo 100% vitorioso.

Vindo de um ciclo difícil que incluiu dois jogos frente ao campeão francês Paris Saint Germain e ainda uma dura batalha frente ao Sporting CP no Pavilhão João Rocha, o Futebol Clube do Porto sabia que uma vitória lhe daria um aditivo importante na luta pelo título. Por outro lado, o Sport Lisboa e Benfica queria assumir a liderança do campeonato e ser a primeira equipa a vencer os dragões esta época para competições oficiais internas.

Com um 6:0 muito coeso, os comandados de Chema Rodriguez surpreenderam a equipa da casa e assumiram a liderança do marcador. Com o bombardeiro Petar Djordjic em dia sim, o Benfica estava bem no encontro e conseguiu uma vantagem de três golos que obrigou Magnus Andersson a pedir um tempo técnico para acalmar a sua equipa.

A paragem teve o efeito desejado, e minutos depois os azuis-e-brancos empataram o jogo a oito. O Porto introduziu o seu característico ataque 7×6 e o caminho para o golo começou a aparecer com maior facilidade. A defesa benfiquista não conseguia tapar o espaço que os dois pivots portistas criavam, e foi com naturalidade que a equipa da casa vencia por 15-14 ao intervalo.

No segundo tempo os lisboetas conseguiram chegar novamente à igualdade, em muito graças à excelente exibição de Sergey Hernandez, que jogo após jogo mostra ser peça fundamental para o sucesso da equipa, mas o 7×6 portista continuava a fazer mossa, e a defesa benfiquista começou a acusar o cansaço e a receber exclusões de dois minutos.

Com uma vantagem de quatro golos a menos de cinco minutos do fim o jogo parecia ter terminado, mas uma série de três livres de sete metros falhados/defendidos por parte do conjunto da casa, permitiram ao Benfica voltar à luta pela vitória. No entanto, nos momentos decisivos, Miguel Martins mostrou ter cabeça e sangue frio, e conseguiu colocar um ponto final nas aspirações encarnadas de roubarem pontos no Dragão Arena.

O Porto conseguiu assim mais uma vitória e é agora a única equipa invicta no Campeonato Andebol 1.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Miguel Martins: O central portista é cada vez mais preponderante para o sucesso da sua equipa. Com seis golos marcados, Miguel Martins foi o melhor marcador do Porto e não teve medo de assumir nos momentos em que o Porto precisava. O seu remate de anca é cada vez mais uma arma no seu arsenal que as defesas têm de arranjar forma de contrariar.

O FORA DE JOGO

Fonte: FC Porto Sports

André Gomes: O lateral-esquerdo do FC Porto voltou a ter uma exibição muito abaixo do esperado e foi um dos preteridos por Magnus Andersson quando o técnico decidiu mudar o esquema a equipa. Apesar de ser um dos maiores talentos do clube, André Gomes tem sido muito inconstante e este encontro foi mais um exemplo.

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

O FC Porto teve uma entrada um pouco atribulada, mas o seu 7×6 foi a chave do jogo. Com Daymaro Salina e Victor Iturriza junto aos seis metros, a primeira-linha portista conseguiu arranjar espaço, tanto para entradas aos seis metros, como para remates exteriores.

Defensivamente, o seu 6:0 teve alguma dificuldade em contrariar o poder de remate de Petar Djordjic, mas Alfredo Quintana conseguiu uma série de defesas frente a Arnau Garcia que foram essenciais para o triunfo azul-e-branco.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Alfredo Quintana (8)

António Areia (6)

Djibril Mbengue (6)

Rui Silva (7)

André Gomes (5)

Leonel Fernandes (7)

Victor Iturriza (7)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Ivan Sliskovic (6)

Miguel Martins (8)

Fábio Magalhães (8)

Daymaro Salina (7)

ANÁLISE TÁTICA – SL BENFICA

O SL Benfica conseguiu causar muitos problemas ao Porto durante grande parte do jogo com uma defesa 6:0 muito forte e que colocava muita pressão no portador da bola. Com Matic Suholeznic no centro da defesa, os encarnados foram capazes de parar o 6×6, mas tiveram muitos problemas para conter o 7×6 azul-e-branco.

Ofensivamente, a equipa de Chema Rodriguez apostou em constantes entradas do ponta-direita a segundo pivot de forma a ganhar vantagens no setor central. No entanto, quando essa opção não funcionava, o Benfica tinha dificuldades em ultrapassar a defesa portista.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Sergey Hernandez (8)

Arnau Garcia (7)

Petar Djordjic (8)

Lazar Kukic (7)

Belone Moreira (6)

Ole Rahmel (7)

Paulo Moreno (5)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Matic Suholeznic (7)

Kevynn Nyokas (6)

João Pais (7)

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estoril Praia recebe abordagens para a saída de 2 jogadores em janeiro

O Estoril Praia pode vender Pedro Amaral e Alejandro Marqués em janeiro. Dupla tem somado minutos, mas recebeu abordagens para a saída.

Palma Futsal garante contratação de jogador do Ferreira do Zêzere

O Palma Futsal está muito perto de garantir a contratação de Rodrigo Monteiro, jogador que representa o Ferreira do Zêzere.

Nacional da Madeira define posição a reforçar neste mercado

O Nacional da Madeira vai marcar presença no mercado de transferências de inverno. A equipa quer um extremo.

Equipa amadora elimina Crystal Palace, Rodrigo Gomes marca na goleada do Wolverhampton e Everton falha todos os penáltis: eis os resultados do dia na...

A Taça de Inglaterra tem histórias fenomenais e não desiludiu. O Macclesfield está 117 níveis abaixo e venceu o Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Horas loucas por Nuno Tavares com novos interessados, recusas imediatas e valor de transferência já definido pela Lazio

O Besiktas e o Zenit lançaram-se nas últimas horas para a contratação de Nuno Tavares. Lazio quer 15 milhões de euros pelo português.

Al Hilal fecha jogador que já se destacou muito com Jorge Jesus por 2 milhões de euros

O Al Hilal garantiu a contratação de Pablo Marí. O defesa central vai deixar a Fiorentina e rumar à Arábia Saudita por dois milhões de euros.

Bournemouth chega aos 16 milhões de euros por médio que já foi apontado ao FC Porto

O Bournemouth fez uma proposta de empréstimo ao Bolonha por Giovanni Fabbian. Italianos dão preferência a uma saída em definitivo.