FC Porto 42-32 ABC Braga: Os 5 jogadores em destaque no encontro

    modalidades cabeçalho

    Depois do confronto para os “quartos” da Taça de Portugal, o FC Porto voltou a derrotar o ABC, no Dragão Arena. Desta vez o resultado foi mais expressivo (42-32), mas o encontro foi muito disputado, sobretudo na primeira parte. A equipa minhota foi a primeira a colocar-se em vantagem, com os portistas a necessitarem de cerca de 11 minutos para passar a frente do marcador.

    A equipa do ABC apostou numa defesa dinâmica em 3-2-1, com muita eficácia ofensiva na primeira linha, algo que Manuel Lima e Vinícios Carvalho foram capazes de aproveitar. Os dois jogadores, em conjunto com o guarda redes Tiago Ferreira, protagonizaram uns primeiros 30 minutos em que a formação minhota se conseguiu manter na discussão da vitória, indo para o intervalo com uma desvantagem de 21-19.

    O Porto apostou numa defesa mais tradicional, com uma formação em 6-0. A equipa portista demonstrou paciência e capacidade de explorar os espaços deixados pelo esquema defensivo do ABC, levando os pivôs (Ignacio Plaza na primeira parte e Victor Iturriza na segunda) a marcarem alguns golos.

    No segundo tempo, foi o ABC a apostar nos contra-ataques. O Porto passa a apostar num 6-0 mais agressivo e moderno com a defesa dinâmica dos bracarenses a revelar-se cada vez mais precária para a formação que ocupa o quinto lugar do campeonato. Ainda assim, os segundos 30 minutos ficaram marcados por um domínio muito mais assertivo dos “Azuis e brancos”. A segurança defensiva estava maior e Iturrizza garantia uma eficácia no contra-ataque que Tiago Ferreira contivera na primeira parte.

    A vitória permitiu, ao FC Porto, no momento, passar para primeiro isolado (entretanto, o Sporting venceu o Santo Tirso e voltou a ocupar a primeira posição, à frente dos “Dragões”) devido ao empate do SL Benfica frente à equipa do Águas Santas. Os “Encarnados” recebem os “Dragões”, na próxima semana. Já, o Belenenses derrotou a equipa do Póvoa AC e está agora a 1 ponto do ABC que ocupa o quinto posto (último lugar europeu).

    Apresentamos agora os jogadores que, para o BnR, se destacaram mais na partida (tanto pela negativa como pela positiva)

    NICOLA MITREVSKI

    Foi um jogo para esquecer para o guardião macedónio que apenas esteve em campo durante 19 minutos depois de apenas conseguir uma defesa. Não foi mal batido em nenhum dos golos do ABC, mas não foi um dia em que o guarda-redes portista estivesse com capacidade de fazer a diferença. Aliás, isso verificou-se quando Sebastian Frandsen entrou para o lugar de Mitrevski e diminuiu consideravelmente o sucesso da ofensiva minhota.

    TIAGO FERREIRA

    Um dos três principais responsáveis pela resistência do ABC no primeiro tempo. Tiago Ferreira foi responsável por mais de 10 defesas, com a vasta maioria a ocorrer na primeira parte.  No segundo tempo, o guarda-redes de 20 anos foi menos eficaz, mas ainda foi dando ares da sua graça perante remates do pivô Victor Iturriza e do ponta Leonel Fernandes. Todavia, nos últimos 20 minutos não foi capaz de dar grande resposta à pressão portista conjugada com uma grande passividade na defesa minhota.

    MANUEL LIMA

    Uma exibição de luxo por parte do central de 22 anos, com 11 golos apontados! Demonstrou uma coordenação perfeita com Vinício Rodrigues (que apontou 10 golos) e com Leonardo Abrahão, fez uma excelente distribuição de jogo, demonstrando mesmo uma capacidade excecional de remate a partir da primeira linha. O desgaste físico levou Manuel Lima a apagar-se um pouco nos minutos finais do encontro, mas ainda assim o segundo melhor marcador do campeonato foi continuando a faturar

    VINÍCIOS CARVALHO

    Um dos abonos de família do ABC de Braga, não só hoje, mas em todo o campeonato. O lateral brasileiro é o terceiro melhor marcador do campeonato, apenas batido pelo colega, Manuel Lima e por Délcio Pina. Frente ao FC Porto, o jogador de 26 anos fez um excelente trabalho na construção ofensiva, combinando muito bem com Lima. Não teve tanta influência na defesa, mas foi o segundo melhor marcador de toda a partida com 10 golos apontados.

    VICTOR ITURRIZA

    O melhor marcador do FC Porto na partida e apenas entrou em campo na segunda parte! O pivô portista explorou na perfeição os espaços na defesa do ABC e demonstrou uma excelente eficácia ofensiva, sendo ainda capaz de reforçar a defesa dos “Dragões”, levando os bracarenses a cometer cada vez mais erros. Desses erros, surgiam contra-ataques, nos quais não raras vezes Iturriza combinou com Leonel Fernandes, para garantir uma vitória portista

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Filipe Pereira
    Filipe Pereira
    Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.