Sábado de Taça de Portugal, a competição rainha do andebol português, onde a lei do mais forte predominou, mas com algumas surpresas a acontecerem.

Quinze foi o número de jogos que se realizaram hoje, com trinta equipas a disputarem um lugar nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Dia 2 de Dezembro já se realizara o embate entre CA Rangers Telheiras (3ªD) e CS Marítimo Madeira (2ªD), com os insulares a serem mais fortes e a passarem à fase seguinte depois de uma vitória por 35-22.

O primeiro embate deste sábado preenchido de andebol foi entre Vitória FC (2ªD) e Avanca(1ªD) e logo aí se assistiu à primeira surpresa da tarde. A equipa de Setúbal que milita na 2.ª Divisão surpreendeu o Avanca e venceu o encontro por 25-24. O jogo que se seguiu foi entre o CA Salvaterra de Magos (3.ª) e o ABC/U Minho (1.ªD). Ao contrário do embate anterior, este jogo não teve grande história, com o emblema de Braga a sair vencedor por 39-10 e a carimbar a passagem aos oitavos-de-final.

Pelas 17:30 foi altura de CD Mafra e AM Madeira AND SAD(1ªD) medirem forças. No entanto, os adeptos de Mafra viram a equipa do Funchal vencer com relativa facilidade por 34-24, o que abriu caminho para a fornada das 18 horas, onde o Estarreja (3ªD) surpreendeu o GM 1ºDezembro (2ªD) ao vencer em casa por 27-21, e o Alavarium AC(3ªD) perdeu por 22-30 frente ao CCR Fermentões (1ªD).

Quando o relógio assinalou as 19 horas, deu-se início a mais cinco partidas, com Gondomar Cultural (3ªD) a receber o Sporting CP (1ªD). Apesar da boa réplica da equipa de Gondomar, os BiCampeões Nacionais foram demasiado fortes e venceram por 22-40, com destaque para o jovem de 19 anos, Nuno Reis, autor de 9 golos. O IFC Torrense (2ªD) perdeu frente ao AD Sanjoanense (2ªD), em grande parte devido aos 9 golos de Bruno Pinho e aos 8 do jovem de 18 anos Tiago Antunes.

Em Lisboa, o FC Belenenses (1ªD) recebeu e venceu o ADA Maia/ISMAI (1ªD), por 26-24, num jogo que se pautou pela igualdade entre as duas equipas, e o AC Sismaria (2ªD) teve uma partida extremamente complicada frente à Juve Lis (2ªD), mas que acabou por vencer por 18-17. Já o Povoa Andebol Clube (2ªD) recebeu e venceu o Boa Hora FC (1ªD) por 33-26, com destaque para Ricardo Avila, que com os seus 8 golos conseguiu realizar mais uma surpresa neste Sábado de andebol.

De seguida, foi o embate entre o GC Santo Tirso (2ªD) e o SL Benfica (1ªD), onde mais uma vez a lei do mais forte predominou, com a equipa de Lisboa a vencer por uns convincentes 38-21, com o jovem de 19 anos, Francisco Pereira, a destacar-se ao apontar 11 golos.

Jovem Francisco Pereira fez a diferença
Fonte: SL Benfica

Entrávamos então na parte final da eliminatória. Pelas 20:30, o CCR Alto do Moinho (2ªD) protagonizou mais uma surpresa nesta tarde de andebol ao vencer por 25-24 o AC Fafe (1ªD), o Águas Santas (1ªD) deslocou-se aos Açores para vencer o SC Horta (1ªD) por 33-22, numa partida em que Mario Lourenço fez a diferença ao apontar 9 golos, e o AD Modicus Sandim (2ªD) eliminou o Arsenal C.Devesa (1ªD) por 32-23, piorando assim a difícil época da equipa de Braga.

Por último, tivemos um derby na cidade do Porto, com o Boavista FC (2ªD) a receber o FC Porto (1ªD) naquele que foi o último jogo do dia. Apesar da boa réplica da equipa que atua no segundo escalão português, os azuis e brancos foram mais fortes, vencendo a partida por 40-26 e carimbando assim a passagem à fase seguinte da competição.

Uma tarde repleta de andebol e de surpresas, com cinco equipas a eliminarem adversários de divisões superiores, e com vários atletas a destacarem-se a nível individual. Os apurados passam assim para os oitavos-de-final, com o sorteio dessa eliminatória a realizar-se no dia 11 de Dezembro, pelas 17 horas.

Foto de Capa: Vitória FC

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Comentários