📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogar no estrangeiro é moda

- Advertisement -

Nos últimos anos, vários jogadores portugueses têm ido jogar para o estrangeiro, principalmente para França e Espanha, em busca de melhores condições para praticar andebol.

Nunca antes o número de portugueses a jogar no estrangeiro foi tão elevado. Em Portugal, cada vez mais se aposta em estrangeiros, principalmente, no Benfica, Sporting e Porto, mas não é esta a principal razão para o êxodo que se tem verificado.

Os jogadores portugueses procuram melhores salários e condições para a prática da modalidade – em França, no segundo escalão, jogam Ricardo Candeias, Fábio Magalhães, Nuno Roque e Miguel Batista (todos no Chartres), Tiago Pereira (Selestat) ou o jovem Gonçalo Ribeiro (Pontault); em Espanha, no principal escalão, jogam Jorge Silva (Granollers) ou Filipe Mota (Anaitasuna), que se evidenciaram nos seus clubes em Espanha. Estes jogadores conseguem receber salários mais apelativos do que na primeira divisão em Portugal, e jogar num campeonato bastante competitivo.

Carlos Ruesga, central do Sporting, tem sido um trunfo de peso na equipa dos leões
Fonte: Sporting CP

Como destaques, João Ferraz no primeiro escalão alemão – para muitos o melhor e mais competitivo campeonato do mundo – a jogar pelo Wetzlar, Gilberto Duarte, no Wizla Plock, na Polónia, ou Wilson Davies, no Dunderque, e Welsau Bungue, no Massy, ambos em França. Estes jogadores têm demonstrado prestações superiores à média.

Em compensação, também têm vindo para Portugal jogadores estrangeiros de topo do andebol europeu e com experiência em competições internacionais – Carlos Ruesga transferiu-se do Barcelona para o Sporting; Frankis Carol e Cudic, que também jogam no Sporting, foram campeões asiáticos pelo Qatar; José Carrillo, atual jogador do FC Porto, jogou no Ademar León; Nikola Spelic trocou o Maribor pelo FC Porto.

A modalidade tem crescido nos últimos anos e isso reflete-se na presença de portugueses no estrangeiro e de estrangeiros em Portugal, apesar de ainda existir uma diferença bastante significativa para as principais ligas europeias.

Foto de Capa: HSG Wetzlar

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «Muito raramente temos este tipo de estímulos no campeonato, infelizmente»

Ivan Baptista analisou o empate entre o Benfica e o PSG. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Paulo César Parente responde ao Bola na Rede: «O Benfica não chegou tanto à nossa baliza»

Paulo César Parente analisou o empate entre o Benfica e o PSG. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho e a vitória do Benfica: «Foram sérios do princípio ao fim»

José Mourinho falou após a vitória do Benfica e consequente passagem para os quartos de final da Taça de Portugal.

Rúben Fernandes após Farense x Benfica: «Tentámos fazer tudo para conseguir passar»

Rúben Fernandes analisou o desfecho do Farense x Benfica. Algarvios foram eliminados nos oitavos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Silas destaca «boa imagem» do Farense e diz ainda: «Acho que foi forçado anularem-nos o golo»

Jorge Silas analisou o desfecho do Farense x Benfica. Algarvios foram eliminados nos oitavos de final da Taça de Portugal.

Benfica elimina Farense e voa para os quartos de final da Taça de Portugal

O Benfica venceu esta quarta-feira o Farense por 2-0 e qualificou-se assim para os quartos de final da Taça de Portugal.

Kylian Mbappé bisa e fica a um passo de recorde de Cristiano Ronaldo: eis os resultados do dia da Taça do Rei

O Real Madrid tremeu diante do modesto Talavera na Taça do Rei e precisou de uma grande defesa de Andriy Lunin no fim para sair vencedor.