Jogar no estrangeiro é moda

- Advertisement -

Nos últimos anos, vários jogadores portugueses têm ido jogar para o estrangeiro, principalmente para França e Espanha, em busca de melhores condições para praticar andebol.

Nunca antes o número de portugueses a jogar no estrangeiro foi tão elevado. Em Portugal, cada vez mais se aposta em estrangeiros, principalmente, no Benfica, Sporting e Porto, mas não é esta a principal razão para o êxodo que se tem verificado.

Os jogadores portugueses procuram melhores salários e condições para a prática da modalidade – em França, no segundo escalão, jogam Ricardo Candeias, Fábio Magalhães, Nuno Roque e Miguel Batista (todos no Chartres), Tiago Pereira (Selestat) ou o jovem Gonçalo Ribeiro (Pontault); em Espanha, no principal escalão, jogam Jorge Silva (Granollers) ou Filipe Mota (Anaitasuna), que se evidenciaram nos seus clubes em Espanha. Estes jogadores conseguem receber salários mais apelativos do que na primeira divisão em Portugal, e jogar num campeonato bastante competitivo.

Carlos Ruesga, central do Sporting, tem sido um trunfo de peso na equipa dos leões
Fonte: Sporting CP

Como destaques, João Ferraz no primeiro escalão alemão – para muitos o melhor e mais competitivo campeonato do mundo – a jogar pelo Wetzlar, Gilberto Duarte, no Wizla Plock, na Polónia, ou Wilson Davies, no Dunderque, e Welsau Bungue, no Massy, ambos em França. Estes jogadores têm demonstrado prestações superiores à média.

Em compensação, também têm vindo para Portugal jogadores estrangeiros de topo do andebol europeu e com experiência em competições internacionais – Carlos Ruesga transferiu-se do Barcelona para o Sporting; Frankis Carol e Cudic, que também jogam no Sporting, foram campeões asiáticos pelo Qatar; José Carrillo, atual jogador do FC Porto, jogou no Ademar León; Nikola Spelic trocou o Maribor pelo FC Porto.

A modalidade tem crescido nos últimos anos e isso reflete-se na presença de portugueses no estrangeiro e de estrangeiros em Portugal, apesar de ainda existir uma diferença bastante significativa para as principais ligas europeias.

Foto de Capa: HSG Wetzlar

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nick Woltemade emprestado à Juventus

Nick Woltemade foi anunciado na Juventus. O ponta de lança chega por empréstimo do Newcastle até ao final da temporada.

Mais um reforço para o Torreense: João Marques chega por empréstimo do Braga

João Marques foi oficializado no Torreense. O extremo chega por empréstimo do Braga até ao final da temporada 2026/27.

Liverpool empresta Harvey Elliott ao Valência

Harvey Elliott foi anunciado no Valência. O médio-ofensivo chega do Liverpool por empréstimo até ao final da temporada.

Lyon deixa cair negócio de Youssouf Fofana mas intromete-se no futuro de Yann Gboho

Youssouf Fofana esteve perto de rumar ao Lyon de Paulo Fonseca, mas o negócio caiu. Por outro lado, podem vir avançar por Yann Gboho.

PUB

Mais Artigos Populares

Matías Fernández-Pardo é reforço do Newcastle por 60 milhões de euros

Matías Fernández-Pardo foi anunciado no Newcastle. O avançado chega do Lille por 60 milhões de euros e assina por cinco épocas.

Moussa Diaby volta ao Bayer Leverkusen por 30 milhões de euros

Moussa Diaby foi anunciado pelo Bayer Leverkusen. O extremo chega do Al Ittihad por 30 milhões de euros e assina por cinco temporadas.

Casper Tengstedt reforça o Toulouse por quatro milhões de euros

Casper Tengstedt foi anunciado no Tolouse. O ponta de lança, ex-Benfica, chega do Feyenoord por quatro milhões de euros.