Mais uma vez, os vikings governam o tudo e todos | Andebol

    modalidades cabeçalho

    Está encontrado o “novo” líder do mundo do andebol. Na verdade, não se trata de uma grande surpresa. A Dinamarca é tetracampeã mundial.

    Este domingo decidiu os vencedores das medalhas da 29ª edição do Campeonato do Mundo de andebol. De um lado, a histórica França media forças com uma seleção portuguesa a fazer história, já com a sua melhor classificação de sempre garantida, na luta pelo bronze. Mais tarde, era a vez do jogo de todas as decisões. A turma dinamarquesa defrontava os croatas na grande final.

    A um fio de cabelo do prolongamento

    Portugueses e franceses protagonizaram mais um enorme espetáculo de andebol. Um duelo bastante dividido e decidido nos últimos ataques, com Melvyn Richardson a converter um livre de sete metros e com António Areia a falhar o remate final, perante uma defesa exímia de Charles Bolzinguer.

    A França entrou a todo o gás. Replicaram o jogo ao da Dinamarca ao aproveitarem transições ofensivas para fazer estragos na defesa lusitana. Aymeric Minne teve uma tarde bastante inspirada, fazendo o que queria na fase ofensiva para concluir o encontro com dez remates certeiros. No outro lado, Portugal apostava mais em combinações a partir de ataques organizados, repartindo golos por vários intervenientes. “Kiko” Costa terminou com oito tentos, Iturriza com sete e Martim com cinco.

    As equipas lutavam e nenhuma delas parecia estar disposta a ceder. Ao longo dos 60 minutos, registaram-se 24 empates. Além disso, a maior vantagem de todo o confronto foi apenas de três golos, a favorecer a França em cinco momentos distintos do final da primeira parte. Com o caior do pano, o marcador favorecia os franceses, por 35-34. A inédita medalha escapou aos heróis do mar, mas esta participação no Campeonato do Mundo ficará marcada como a melhor de sempre para o andebol nacional.

    Tetracampeonato: já era de esperar

    O dia da final serviu para os orientados por Nikolaj Jacobsen darem mais uma aula de andebol, com todo o mundo a assistir. À entrada para a luta pela medalha de ouro, a Dinamarca somava oito vitórias no mesmo número de jogos, com apenas uma dessas a terminar com uma diferença inferior a dez golos. A média de margem de vitória situava-se, ligeiramente, acima dos 13 golos.

    Ainda assim, a Croácia foi a jogo com uma palavra a dizer, principalmente após o triunfo afirmativo na meia-final, diante da França, uma das favoritas a chegar ao jogo do título. As limitações físicas já vinham a condicionar a equipa croata no decorrer da competição, mas demonstraram-se capazes de superar tudo isso para chegar à final. Desta vez, para sua infelicidade, não teriam o apoio de uma bancada com quase 16 mil adeptos, tal como acontecera anteriormente.

    Como sempre, a Dinamarca entrou numa dinâmica de ataque com poucos rodeios. Ora iniciava Gidsel, ora começava Pytlick, com Lauge a surgir, também, para criar espaços para os companheiros. Além disso, juntavam-se os contra-ataques letais para consumar o poderio ofensivo com que os vikings nos habituaram.

    A Croácia começou com a sua defesa 5:1, mas, rapidamente, apercebeu-se que a mesma libertava demasiado espaço para o adversário capitalizar. As continuidades foram funcionando e a Dinamarca disparou no resultado. A equipa de Jacobsen nunca chegou a estar a perder e, até, chegou a estar a vencer por dez (14-24, aos 40 minutos). No final, o tetracampeonato confirmou-se, por 26-32, com a Dinamarca a voltar a demonstrar ser demasiado poderosa para todas as restantes nações em prova.

    All-star Team” de vermelho e verde lusitano

    Só a Dinamarca (quatro) teve mais atletas na melhor equipa deste Campeonato do Mundo. A campanha histórica portuguesa resultou em três presenças na seleção do torneio: “Kiko” Costa como o melhor jovem jogador, Martim Costa como o melhor central e Victor Iturriza como melhor pivô.

    Francisco Costa foi o grande destaque dos heróis do mar. Aliás, quando um atleta de 19 anos termina como segundo melhor marcador do torneio, torna-se fácil atribuir a distinção de melhor jovem em prova. No total, “Kiko” fez 54 golos em 79 remates, terminando com 68% de eficácia.

    Ao lado de Francisco encontra-se o irmão mais velho, Martim. O lateral esquerdo de 22 anos acabou a prova, curiosamente, como o melhor central do torneio, mesmo não tendo registado quase qualquer minuto na posição. Será, talvez, a forma da Federação Internacional de Andebol conseguir ressalvar as prestações do jovem português e de Pytlick, atletas que partilham posição e, lá está, um lugar na equipa do “All-star”. Martim Costa foi o segundo com mais tentos na seleção das quinas (44 golos), destacando-se também pela sua capacidade de, com as suas iniciativas de 1×1, “chamar” a ajuda do defesa e, assim, criar superioridades e situações de livre de sete metros.

    Quanto ao pivô, Iturriza superiorizou-se a todos os restantes, acima de tudo, pela elevada eficácia no capítulo da finalização. Foi certeiro em 36 dos 42 remates que efetuou, para uns estrondosos 86% de eficácia – a mais alta dos 30 atletas com mais tentos deste Mundial. Aliado a este aspeto esteve a capacidade do atleta do FC Porto intercetar bolas no setor defensivo, partindo, depois, para contra-ataques e golos fáceis para Portugal.

    Gidsel passou por todos até vencer o MVP

    O melhor jogador do Mundial não poderia ser outro. Gidsel apresentou-se num outro patamar de jogo, com exibições ao nível do melhor jogador do mundo. Destacou-se pela sua capacidade criativa, seja para o próprio ou para os seus colegas, terminando como o líder da competição em assistências e golos. Foram 74 tentos, mais 20 que “Kiko” Costa e Dika Mem, ambos empatados na segunda posição.

    A muralha dinamarquesa

    À semelhança do melhor jogador, não restaram grandes dúvidas sobre quem seria o vencedor do prémio do mais seguro entre os postes: Emil Nielsen. O guardião da Dinamarca foi o único de todo o Mundial a somar mais de cem defesas. Teve 125. Quanto à eficácia, falamos de 43%, a mais alta entre todos os colegas de posição. Sendo assim, quando se é o guarda-redes mais eficaz e, ao mesmo tempo, aquele que conseguiu impedir mais remates do adversário, torna-se fácil eleger o melhor.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mais castigos no FC Porto após festa: Otávio com treinos bidiários, Samu e Namaso sob processo

    A festa de aniversário de Otávio continua a ter repercussões no FC Porto. Samu e Danny Namaso também foram visados.

    Álvaro Djaló (ex-Braga) pretendido por outro clube em Espanha

    O Alavés está interessado numa possível contratação de Álvaro Djaló. Ex-Braga representa atualmente o Athletic Club.

    Thomas Muller rejeita clube da Serie A

    A Fiorentina está interessada numa possível contratação de Thomas Muller. Médio alemão vai deixar o Bayern Munique no verão.

    Defesa da Premier League aceita rumar ao Atlético Madrid

    O Atlético Madrid está a trabalhar na contratação de Cristian Romero ao Tottenham. Defesa argentino já terá dado luz verde.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Benfica x Tirsense: Eis os onzes prováveis para a Taça de Portugal

    O Benfica vai receber esta noite o Tirsense na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

    João Mário não entra nos planos do Besiktas para a próxima temporada

    João Mário deixou o Benfica e rumou ao Besiktas no início da temporada. Médio português pode estar de saída do clube turco.

    Luís Figo revela quem acredita que é o favorito a ganhar a Champions League

    Luís Figo deu uma entrevista à Gazzetta dello Sport. Antigo internacional português acredita que o PSG é o favorito na Champions League.

    Luís Figo sai em defesa de Sérgio Conceição: «Problemas no AC Milan? E que treinador não os tem?»

    Luís Figo deu uma entrevista à Gazzetta dello Sport. Antigo internacional português falou sobre a Champions League e defendeu Sérgio Conceição.

    Karim Benzema desvaloriza luta de golos com Cristiano Ronaldo: «Mais importante são os troféus»

    O Al Ittihad venceu esta segunda-feira o Al Ettifaq por 3-2 na jornada 29 da Liga da Arábia Saudita. Karim Benzema falou no final do jogo.

    Jovem avançado francês em negociações com o Manchester United de Ruben Amorim

    O Manchester United está a negociar a contratação de Enzo Kana-Biyik. O jovem avançado de 18 anos pertence aos quadros do Le Havre.

    AS Roma faz nova proposta para manter Svilar

    A AS Roma está a trabalhar para renovar o contrato de Mile Svilar. Guarda-redes sérvio tem vínculo até ao verão de 2027.

    Luís Castro ganha força para assumir equipa no Brasileirão

    O nome de Luís Castro está a ganhar força no Brasil para assumir o Corinthians. O técnico português disputa o lugar com Dorival Júnior.

    Ex-Arsenal aprova Viktor Gyokeres nos Gunners: «Tem números incríveis. Percebo o interesse»

    Viktor Gyokeres tem sido associado a uma mudança para o Arsenal. Júlio Baptista, que jogou nos Gunners, deu a sua opinião.

    Semih Kilicsoy pode ser o próximo turco a reforçar o Benfica

    O Benfica está interessado na contratação de Semih Kilicsoy, avança a imprensa turca. O jovem avançado está ao serviço do Besiktas.