Noruega 22-31 Dinamarca: À quarta é que é de vez

- Advertisement -

A Dinamarca levou a melhor no encontro que colocou pela primeira vez estas duas seleções frente a frente numa final do mundial. Num jogo com um nível elevadíssimo, Mikkel Hansen e companhia conseguiram conquistar este título inédito para a Dinamarca, na 4ª final disputada pela equipa dinamarquesa.

Nenhuma das seleções era uma estreante em finais do campeonato do mundo, apesar de nunca terem conquistado o troféu. A Noruega jogava a sua 2ª final na história das 26 edições desta competição. 

A primeira parte iniciou-se com Mikkel Hansen a falhar um livre de 7 metros na primeira jogada do jogo. Os dinamarqueses não desanimaram e foram correndo atrás da Noruega, tendo chegado à vantagem aos seis minutos (3-4). Enorme equilíbrio das duas seleções finalistas a apresentarem enorme dinâmica ofensiva e combatividade.

Nas meias finais, a Dinamarca eliminou a bicampeã em título, França
Fonte: IHF

No decorrer do jogo, a Dinamarca conseguiu-se distanciar, demonstrando maior eficácia nos momentos chave. A Noruega passou por uma fase menos boa em que permitiu aos adversários colocarem-se na frente por 4 golos aos 13 minutos (5-9). O treinador da seleção norueguesa, Berge, reagiu e pediu o primeiro timeout do encontro. A equipa melhorou animicamente e diminuiu a desvantagem, mas a seleção Dinamarquesa estava determinada em conquistar o primeiro campeonato do mundo da sua história. A primeira parte não correu bem à Noruega e isso refletia-se no marcador. 

Ao intervalo, a Dinamarca vencia por 11-18 e o vencedor já se adivinhava. Uma primeira metade sem erros da equipa da casa, que não deu grandes hipóteses aos jogadores noruegueses. A noruega apresentou grande dificuldade em marcar golos e em criar situações de seis metros em zonas centrais, tentando solucionar muitas vezes nas pontas. 

A segunda parte começou com o equilíbrio que já se tinha sentido no início do jogo, com a eficácia dinamarquesa, e com uma enorme exibição do guarda-redes, Niklas Landin. A seleção norueguesa não apresentou melhorias justificativas de uma surpresa no jogo.

Os noruegueses eliminaram a outra equipa da casa, Alemanha, nas meias finais da competição
Fonte: IHF

Aos 15 minutos da segunda parte, a Dinamarca aplicou um parcial de 6-0 à Noruega, que sentenciou uma possível reviravolta no marcador. A coesão defensiva e a excelência ofensiva dinamarquesas acabaram por “esmagar” a seleção da Noruega. Apesar de ser uma excelente equipa, ter realizado um Mundial brilhante e muitas soluções, não se conseguiram mostrar à altura desta Dinamarca que já merecia um campeonato do mundo. O jogo terminou 22-31 – uma vitória justa e por uma vantagem que espelha o que se passou ao longo da partida. O melhor marcador da Dinamarca foi Mikkel Hansen com sete golos e uma exibição de gala, enquanto o da Noruega foi Joendall com 10 golos marcados.

Foi à 4ª final disputada que a Dinamarca conquistou este troféu depois de se ter mostrado superior a todas as seleções que enfrentou na competição.

No jogo que decidia o 3º e o 4º lugar, a França derrotou a Alemanha e assegurou a medalha de bronze, depois de ter vencido os últimos dois campeonatos do mundo de andebol.

EQUIPAS INICIAIS:

Noruega: T. Sittrup-Bergerud, C. O’Sullivan, S. Sagosen, M. Joendal, B. Myrhol, K. Bjornsen, M. Gullerud 

Dinamarca: N. Landin Jacobsen, M. Hansen, L. Svan, M. Olsen, R. Lauge, A. Zachariassen, M. Larsen

Francisco Reis
Francisco Reishttp://www.bolanarede.pt
Jogou andebol durante sete anos em camadas jovens, no Passos Manuel e no Boa Hora. Experiência na modalidade não falta. Agora estuda jornalismo e quer continuar a acompanhar o desporto que praticou durante boa parte da vida.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid de José Mourinho alcança princípio de acordo com Bola de Ouro

Há princípio de acordo entre Rodri e o Real Madrid de José Mourinho para um contrato de quatro épocas até 2030.

Estoril Open: Francisco Cabral e Nuno Borges avançam para os quartos de final de pares

Francisco Cabral e Nuno Borges passaram aos quartos de final do Estoril Open. Dupla portuguesa já conhece adversários.

Tiago Torres vence top-30 ATP e segue para os quartos de final do Estoril Open: «Estou a delirar»

Tiago Torres qualifica-se para os quartos de final do Estoril Open 2026. Tenista português venceu um top-30 ATP.

Sporting: Giorgi Kochorashvili tem forte interessado na La Liga

O Getafe está interessado em contratar Giorgi Kochorashvili por empréstimo. Já existiram conversações com o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do St. Gallen x Benfica em jogo da Europa League

O Benfica vai jogar esta quinta-feira contra o St. Gallen em jogo referente à Europa League. Fica com os onzes prováveis.

João Costa após o Gil Vicente x FC Porto: «Sei que esta equipa vai estar preparada para quando começarem os jogos a doer»

João Costa prestou declarações após o Gil Vicente x FC Porto. Dragões perderam por 1-0 num duelo particular em Barcelos.

Luís Pinto e o Gil Vicente x FC Porto: «Satisfeito com a forma como competimos e com a forma como fomos crescendo no jogo»

Luís Pinto reagiu ao Gil Vicente x FC Porto. Gilistas ganharam aos dragões por 1-0 numa partida de carácter particular.