📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O impacto financeiro da pandemia no Andebol

- Advertisement -

Nos últimos três meses temos vivido algo de que não há memória no passado recente: uma pandemia mundial. O mundo inteiro parou, desde as mais variadas indústrias até ao desporto. Todas as competições desportivas foram canceladas ou adiadas. O Andebol não foi exceção e também sofreu o mesmo efeito. Campeonato Andebol 1 cancelado, Liga dos Campeões adiada e será jogada em moldes completamente distintos, Taça EHF cancelada, play-off de apuramento para o Mundial cancelado. O Mundo parou e o mundo do Andebol parou também.

A equipa alemã THW Kiel a festejar o título de acordo com o momento que vivemos

Todos temos noção que já existiam, antes da pandemia, inúmeros clubes que passavam por dificuldades financeiras: as deslocações são muitas, as despesas com as inúmeras equipas de formação, os apoios financeiros e os patrocínios são quase nenhuns. Muitas equipas tentam impedir que a vertente financeira afete os resultados desportivos, mas mais tarde ou mais cedo é inevitável, como no caso do histórico ABC.

Naturalmente, com a pandemia e com o cancelamento das competições, as condições destes e de outros clubes agravaram-se. Não há jogos, não há patrocínios, mas os gastos não desaparecem. A equação é muito simples e não afeta só clubes portugueses: no estrangeiro, mesmo antes da pandemia, sabíamos que o histórico RK Vardar estava em risco de desaparecer (felizmente já foi “salvo”), mas nos últimos dias foi o colosso polaco Kielce que anunciou que perdeu o seu principal patrocinador dos últimos 18 anos e que agora precisa de cerca de 600 mil euros para financiar o plantel na próxima época. De recordar que o Kielce foi vencedor da Liga dos Campeões em 2016 e que é um dos colossos do andebol europeu.

Por cá também temos recebido notícias do género. Há clubes a recusar a participação na Segunda Divisão (ACR Zona Azul, por exemplo), há clubes que tiveram de escolher entre a equipa sénior masculina e a equipa sénior feminina (NAAL Passos Manuel, que não vai competir nas provas seniores masculinas em 2020/21) e outros que procuram apoios financeiros, como CF Os Belenenses, para participar nas competições europeias.

Ora, alguns apoios já foram anunciados e algumas medidas já foram tomadas. O formato do Andebol 1 vai mudar na próxima época: as equipas vão passar de 14 para 16, mas a quantidade de jogos vai diminuir para 30, já que se vai jogar num formato todos contra todos, mas apenas numa fase, terminando a divisão em Grupos A e B.

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Boston Celtics somam 2ª vitória consecutiva na NBA em mais uma exibição de destaque de Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors na NBA. Segunda vitória consecutiva da franquia contou com boa exibição de Neemias Queta.

Luís Suárez pode atingir objetivo antes do Natal e obrigar o Sporting a desembolsar mais 500 mil euros

Luis Suárez pode cumprir o primeiro objetivo no contrato com o Sporting esta semana. Basta ao colombiano ser titular contra o Vitória SC.

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

PUB

Mais Artigos Populares

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

Gonçalo Ramos bisa na goleada do PSG e Lille escapa com vitória difícil no terreno do St. Maur Lusitanos: Eis os resultados do dia...

Na terceira eliminatória da Taça de França, o PSG bateu o Fontenay VF por 4-0 e o Lille venceu por 1-0 em casa do St. Maur Lusitanos.

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.