O impacto financeiro da pandemia no Andebol

    Neste sentido, a FAP também já divulgou aquele que considera ser o “maior esforço financeiro alguma vez realizado na modalidade”, que pode chegar aos 600 mil euros. Algumas medidas são: Isenção da taxa de inscrição de todos os atletas nos escalões de formação (Bambis a Juvenis); Manutenção dos apoios concedidos à III Divisão Masculina e à II Divisão feminina e atribuição de um subsídio aos clubes; Atribuição de um subsídio complementar aos clubes, de valor igual ao das multas por infrações leves aplicadas em 2019/20, a distribuir por todos os clubes.

    No contingente de apoios, a IHF anunciou que aumentou os valores pagos a clubes e federações durante os Campeonatos do Mundo (recorde-se que Portugal vai participar no Masculino). Ou seja, as federações já receberam os 23 mil euros de bónus de participação e os clubes vão receber 560 euros por dia por cada jogador que tiverem no Mundial.

    Passamos, então, a analisar a situação do histórico CF Os Belenenses. Quando a época foi cancelada, a equipa estava no quarto lugar do Campeonato Andebol 1, tendo sido assim convidada pela EHF a integrar a nova competição europeia EHF European League. No entanto, para confirmar esta presença histórica 11 anos depois da última, em 2008/09, o clube procura pelo menos mais 20 mil euros em apoios financeiros para perfazer um orçamento necessário de 50 mil euros, já depois de ter feito inúmeros cortes nos salários e nas despesas.

    De realçar que o clube espera ter um plantel de 15 jogadores, tendo já 12 nomes confirmados. As novidades na equipa estendem-se também ao staff, já que o treinador Luís Monteiro vai ser o novo “homem do leme”. Em termos de plantel, já foram asseguradas as renovações de Diogo Domingos, Bruno Moreira, Nelson Pina, Rui Barreto, Fábio Semedo, Pedro Solha, Filipe Pinho, João Ferreira, entre outros.

    Em termos de contratações, os guarda-redes Miguel Moreira e João Moniz voltaram para Belém e o experiente lateral-direito Cláudio Pedroso também assinou pelo clube da cruz de Cristo. Nuno Roque deve sair para ingressar no Sporting CP e o guarda-redes Roney Franzini vai passar a jogar na Liga ASOBAL. No plantel do ano passado também estavam vários emprestados, que agora vão para outras paragens, como Diogo Valério, André Alves, Pedro Santana, entre outros. Com a atual constituição do plantel é provável que os últimos três reforços sejam para as posições de central, ponta e pivot.

    Esperemos que o CF Os Belenenses consiga resolver a situação económica e consiga construir um plantel de forma a cumprir os seus objetivos e que todos os clubes pelo Mundo em dificuldades o consigam também para que o nosso Andebol volte ao normal o mais rápido possível.

    Foto de Capa: CF Os Belenenses

    Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Palma
    Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
    Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.